A laranja é um fruto de várias espécies cítricas da família Rutaceae. Refere-se principalmente ao fruto da espécie Citrus × sinensis, que também é chamado de laranja-doce, para distingui-lo do relacionado Citrus × aurantium, referido como laranja-azeda.
A toranja pode ser confundida facilmente com a laranja, pois elas são muito semelhantes em relação a aparência, mas o que difere uma da outra é a cor do gomo. A laranja tem a cor interior mais clarinha, já a toranja tem uma tonalidade muito mais forte, lembrando um pouco da cor vermelha.
A laranja é o fruto da laranjeira, árvore da família Rutaceae. Possui porte médio que pode atingir até 8 metros de altura, tronco de cor castanho e copa de formato arredondado.
A espécie mais cultivada no mundo é a Vitis vinifera, apresentando grande número de cultivares, tanto de uvas para vinho como também de uvas de mesa e de uvas para a produção de passas. As cultivares desta espécie também são conhecidas como uvas europeias ou uvas finas.
nalgumas regiões do Brasil pode ser conhecida como pomelo (não confundir com a espécie Citrus maxima, que consigo partilha este nome comum) ou como pamplemussa.
Segundo técnicos da SMAPA, trata-se da “laranja sanguínea”, variedade originária da Índia e de países do Mediterrâneo. O agricultor Rafael Potter, do distrito caxiense de Vila Cristina, vem apostando numa fruta ainda pouco conhecida pelos consumidores: a laranja com polpa avermelhada.
Alguns outros nomes para designar o vermelho queimado como acafrão e coral também eram empregados para descrever a cor laranja. Às vezes, coisas na cor laranja eram descritas como “vermelho”, por isso ainda dizemos “cabelo vermelho” ou “ruivo” para as pessoas que na verdade têm o cabelo mais próximo à cor laranja.
Existem 45 tons de laranja catalogados. Muitos tem as cores de terra, outros podem ser classificados como amarelo (amarelo cenoura, amarelo ocre, amarelo indiano) ou vermelhos (vermelho camarão, vermelho raposa, vermelho cobre) por seu alto índice de pigmentação dessas outras cores.
Os termos "laranja" (termo brasileiro) e "testa de ferro" designam, na linguagem popular, a pessoa que intermedeia, voluntária ou involuntariamente, transações financeiras fraudulentas, emprestando seu nome, documentos ou conta bancária para ocultar a identidade de quem a contrata.
Mas, a princípio, nem a fruta se chamava "laranja". Seu primeiro nome foi "naranga", que significa laranjeira, aponta o professor. Com o passar do tempo, ela foi sendo modificada até chegar na forma que conhecemos hoje.
A toranja e a laranja são frutas bem parecidas, sendo ambas conhecidas por suas gomas. No entanto, a diferença se faz notável na cor de seu interior, já que a laranja é mais alaranjada e a toranja é rosada/avermelhada.
Muda de Laranja Zamboa - Safari Garden. 520Muda de Laranja Zamboa - Deliciosa para DocesAs membranas e a polpa da fruta são amargas e azedas. A árvore é muito resistente a doenças quando comparada com outras árvores do gênero Citrus.
O pomelo ou grapefruit (Citrus paradisi Macf.) é uma espécie cítrica considerada um híbrido natural de toranja, cuja origem pre- sume-se ser da Jamaica ou Barbados. No Brasil é pouco conhecido, apresentando um sabor ácido e ligeiramente amargo, sendo utilizado na indústria de sucos, geleias, do- ces e cosméticos.
A laranja lima tem como característica ter um sabor mais suave e mais doce, sendo muito recomendada para bebês e gestantes pela grande quantidade de vitamina C, que é um poderoso antioxidantes. Além disso, tem ação anti-inflamatória.
As frutas que os diabéticos podem comer são tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja com casca e/ ou bagaço, já que são ricas em fibras. A fibra das frutas diminui a velocidade com que o açúcar da fruta é absorvida no organismo, ajudando a equilibrar os níveis de glicose no sangue.
A uva branca é uma fruta deliciosa e com diversos benefícios. Além disso, pode ser utilizada na produção de sucos, vinhos e espumantes. Há quem diga que os apreciadores deste fruto possuem o paladar mais aguçado que os demais.
As cultivares comerciais de kiwi estão enquadradas em duas principais espécies: Actinidia deliciosa e Actinidia chinensis. A Actinidia deliciosa tem como principais características o fato de apresentar frutos de polpa verde e epiderme pilosa.