Colesterol alto não provoca sintomas Nem mesmo tontura, ao contrário do que algumas pessoas pensam. “Os sintomas relacionados ao colesterol surgem somente quando há depósito na parede das artérias, com formação de placa aterosclerótica.
Sinais de colesterol alto: fique atento aos alertas
Além da fadiga, os sintomas do colesterol alto que progrediu para doenças cardíacas podem incluir o seguinte: Dor no peito, pressão ou aperto. Tontura ou vertigem. Palpitações cardíacas.
Os pacientes com alterações do metabolismo da glicose podem apresentar sintomas auditivos, vestibulares ou mistos. As tonturas podem ser rotatórias típicas, mas não é raro encontrar queixas de instabilidade, flutuação ou sensação de desfalecimento.
Quais são os sintomas de colesterol alto na suadeira?
Se a doença cardiovascular já estiver instalada, o controle da saúde se torna ainda mais importante. Se perceber sintomas clássicos como falta de ar, suor frio e dor no peito moderada ou forte que pode irradiar para o braço esquerdo, costas e mandíbula, não hesite: procure imediatamente uma Emergência!
É preciso ficar de olho nos níveis de colesterol, já que seu excesso não provoca sintomas. Nem mesmo tontura, ao contrário do que algumas pessoas pensam. “Os sintomas relacionados ao colesterol surgem somente quando há depósito na parede das artérias, com formação de placa aterosclerótica.
O colesterol alto não apresenta sintomas, porém, sinais como: dor no peito, fraqueza, fadiga, prisão de ventre, enjoos e dores de cabeça podem indicar problemas cardiovasculares. Além disso, seu surgimento pode estar ligado a fatores genéticos.
- Dores no peito; - Sonolência; - Inchaço pelo corpo. Em casos de tonturas repentinas e graves, deve-se procurar a unidade de pronto atendimento mais próxima.
✅ Fome excessiva (polifagia): Sentir uma fome persistente e ter o desejo constante de comer. ✅ Fadiga: Cansaço constante e falta de energia, mesmo após períodos de descanso adequado. ✅ Visão turva: A hiperglicemia pode afetar temporariamente a capacidade de focar, resultando em visão turva.
Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.
Uma dieta para reduzir o colesterol deve focar no consumo de vegetais, frutas e grãos integrais ricos em fibras, pois eles ajudam a diminuir a absorção de colesterol no intestino. Por outro lado, é fundamental evitar bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gorduras saturadas.
O colesterol elevado não tem obrigatoriamente sintomas. Em raros casos o excesso de colesterol do sangue pode levar a formação de nódulos nos tendões (xantomas) e manchas amarelas em volta dos olhos (xantelasmas).
São exemplos de doenças que causam tontura: doenças cardíacas, diabetes Mellitus descompensado com hiper ou hipoglicemia, pressão alta ou pressão baixa, beber pouca água, desidratação, qualquer tipo de infecção, estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, distúrbios do sono e outras.
Qual a reação do corpo quando o colesterol está alto?
Os sintomas do excesso de colesterol são raros, mas podem incluir fadiga, palpitações, dores de cabeça, pressão alta e inchaço abdominal. O médico reforça que, embora fatores genéticos possam contribuir para a elevação dos índices, a maior parte dos casos é resultante de hábitos inadequados.
Pode sim! O nosso labirinto é especialmente sensível às variações da glicemia e da insulina. Assim, é muito frequente que a tontura seja o primeiro sintoma que pacientes com diabetes ou alteração da glicemia podem apresentar. Por isso, sempre pesquisamos alterações da glicemia em pacientes com tontura.
Geralmente, o paciente se sente prestes a desmaiar ou perder a consciência, muitos relatam ter uma sensação como se as coisas ao seu redor estivessem girando. O momento mais comum em que uma tontura ocorre é quando estamos deitados em alguma superfície e levantamos rapidamente, gerando um desequilíbrio no organismo.
Os distúrbios metabólicos constituem uma das causas mais frequentes de tontura, perda auditiva e zumbido. Englobam: hiper ou hipotireoidismo, aumento de triglicérides e/ou colesterol, diabetes, hipoglicemia, afecções da glândula supra renal, hipeuricemia, deficiência de lactase, etc...
São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.
Entretanto, episódios agudos de tontura ou vertigem podem sim ser um sinal de AVC e, nesses casos, é recomendável procurar atendimento médico imediatamente.
Quando a tontura é preocupante? De acordo com o Dr. Marcus Tulius, este sintoma causa preocupação quando está acompanhado de outros sinais que afetam a rotina, ou seja, impedem de trabalhar, fazer atividades físicas ou provocam mudanças no sono. Em casos assim, busque uma avaliação médica.
O triglicerídeos, quando alto, não costuma ocasionar sintomas. Como há aumento do risco de doenças cardiovasculares, os sintomas podem estar atrelados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.
Caso não saiba trata-se de um problema de pele que provoca manchas vermelhas, que fazem comichão, na pele devido à "renovação incomummente rápida das células da pele", explica a plataforma. É uma doença autoimune que influência a resposta inflamatória do corpo e pode afetar os vasos sanguíneos.
Como usar o aparelho medidor em casa? O indicado é utilizar o aparelho medidor de colesterol pela manhã, já que o processo também requer que o indivíduo esteja em jejum. Para tanto, é necessário fazer uma pequena perfuração no dedo com uma lanceta, a fim de coletar aproximadamente uma gota de sangue.