A Bandeira do Brasil é composta por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, 27 estrelas brancas e uma faixa branca com a inscrição "Ordem e Progresso", com as letras em verde.
A bandeira do Brasil constitui a bandeira nacional da República Federativa do Brasil. É composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes.
Foi o símbolo e é o que os pilotos perseguem. Cruzar pela bandeira quadriculada é o sonho que todos os pilotos têm na noite antes da corrida. O fato é, que a “checkered flag” é o símbolo do final das competições, e a sua abrangência vai para além dos esportes motorizados.
Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes.
A cor verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, e a cor amarela representa os Habsburgos, a família da imperatriz Leopoldina. Além disso, as cores retratam às riquezas do país: verde das matas e florestas, amarelo das riquezas minerais, o azul do céu e o branco a paz.
BANDEIRA DO BRASIL | Saiba o Significado das Cores e Sua História
Como a bandeira do Brasil é composta?
Aprovada pelo Decreto nº 4, de novembro daquele ano, manteve a tradição das antigas cores nacionais - verde e amarelo - do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da esquerda para a direita, com os dizeres “ ...
As bandeiras devem ser hasteadas com o nascer do sol, ou no início do evento, e arriadas ao pôr-do-sol, ou no final do evento. Em caso de luto, costuma-se hastear a bandeira a meio-mastro. Nesses casos, a bandeira deve ser hasteada até o topo e abaixada até a metade do mastro.
Uma bandeira constitui uma peça de tecido, geralmente oblonga e fixa por uma das bordas a uma haste ou adriça, contendo um arranjo abstrato e bidimensional, que pode incluir cores, figuras geométricas, emblemas e outros elementos gráficos.
Meia-haste, meio-mastro, meio-pau, meia-adriça ou bandeira em funeral é a designação pela qual é conhecida a posição, situada abaixo do topo do mastro ou pau de bandeira, em que uma bandeira é arvorada como sinal de luto, protesto ou desastre.
No Brasil, os símbolos nacionais são quatro: a bandeira, as armas, o selo e o hino. Eles representam o nosso país em cerimônias, eventos, documentos importantes e missões oficiais. Por isso, devem ser respeitados por todos os cidadãos brasileiros.
Conversation. Na linguagem dos emojis, o 🚩 marca usuários ou grupos de Whatsapp associados ao CV. A bandeira preta 🏴 é usada por milicianos, que também costumam escolher o 🆑 para lembrar Carlinhos Três Pontes, irmão de Ecko.
As cores da bandeira do Brasil são oficialmente quatro: verde, amarelo, azul e branco, e têm os seguintes significados ou representações: verde - representa a vegetação brasileira; ● amarelo - representa o ouro e as riquezas; ● azul - representa o céu e os rios brasileiros; ● branco - representa o desejo pela paz.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o sabiá-laranjeira foi instituído como símbolo representativo da fauna ornitológica brasileira pelo decreto de 3 de outubro de 2002, quando FHC era o presidente da República.
A primeira das 12 bandeiras históricas já utilizadas no território brasileiro foi a da Ordem da Cruz de Cristo, utilizada de 1332 a 1651, período das grandes navegações lusitanas. De 1500 a 1521, o País contou também com o Pavilhão Oficial do Reino Português.
17. Quando em funeral, a Bandeira fica a meio-mastro ou a meia-adriça. Nesse caso, no hasteamento ou arriamento, deve ser levada inicialmente até o tope. Parágrafo único.
1) A bandeira do Brasil ficará posicionada no centro à direita; 2) Depois vem a bandeira do Estado, que ficará à esquerda da bandeira do Brasil; 3) Depois vem a bandeira do município, à direita da bandeira do Brasil; 4) E por último, a bandeira do Sindicato, que ficará à esquerda da bandeira do Estado.
O mastro da bandeira é um bastão utilizado como suporte para exposição de bandeiras oficiais. Esse acessório pode ter diferentes dimensões, conforme a utilidade.
A bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo visual representativo de um estado soberano, país, estado, município, intendência, província, bairro, organização, sociedade, clã, coroa ou reino, ou seja, toda e qualquer entidade constituída, quer seja uma nação e seu povo, ou mesmo uma família tradicional, ...
Ouça o texto abaixo! Os símbolos nacionais são os quatro símbolos estipulados, pela lei, como representativos e simbolizadores da nossa nação. Esses símbolos são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.
§ 1o Quando em funeral, a Bandeira Nacional fica a meio-mastro ou a meia-adriça, caso em que, ao ser hasteada ou arriada, deve ser levada inicialmente até ao tope. § 2o Quando apresentada ou conduzida em marcha, indica-se o luto por um laço de crepe, na cor preta, atado junto à lança.
- A bandeira do país em que são hasteadas as bandeiras ocupa sempre o lugar central, de anfitriã, e a disposição por ordem alfabética é feita à direita e à esquerda, sucessivamente.
Quais são as regras para o uso da Bandeira Nacional?
A Bandeira Nacional deve ser hasteada de sol a sol, sendo permitido o seu uso à noite uma vez que se ache convenientemente iluminada. Parágrafo único. Normalmente, far-se-á o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas.