Mas, como mencionado anteriormente, os motores turbo funcionam com apenas uma turbina, ela por sua vez tem que alimentar todos os cilindros do motor. Já os motores bi-turbo trabalham com dois turbos de tamanhos diferentes, e é esse detalhe que minimiza o atraso da pressurização do sistema.
O sistema elétrico traseiro está posicionado entre o novo V8 e a transmissão automática de dupla embreagem, integrando a unidade elétrica axial e o inversor em um elemento compacto e leve.
O motor em V é mais usado em carros maiores, pois exige que o veículo tenha uma frente mais ampla. Dentro desse conjunto, temos os modelos V6, V8, V10 e V12, sendo os números indicados pela quantidade de cilindros.
O inovador motor de 3 cilindros com a sua suavidade excepcional, o motor de 4 cilindros e o motor BMW TwinPower Turbo de 6 cilindros em linha provaram ter maior economia de combustível, menos emissões e mais potência do que os seus antecessores.
O BMW M8 é o veículo mais caro da marca alemã vendido no Brasil. Ele é também o veículo de topo da linha M com motor V8 4.4 bi-turbo de 625 cv e 76,5 kgfm de torque, gerenciado pela caixa automática de oito marchas e tração integral.
BMW M5 G90 (2024), PHEV e recorde de potência e peso
O trem de força híbrido plug-in combina o motor de combustão 4.4 V8 twin-turbo de 585 cv e uma unidade elétrica de 197 cv para oferecer uma potência combinada de 727 cv e 1.000 Nm (102 kgfm) de torque.
Dessa forma, o BMW X5 xDrive50e acelera de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos. Além do título de mais potente do Brasil, o BMW X5 também é o primeiro híbrido plug-in fabricado em toda a América do Sul. A bateria de alta tensão tem 25,7 kWh, o que garante alcance de 79 km em modo totalmente elétrico.
Biturbo (em inglês Twin-turbo), também conhecido como turbo gêmeo, é utilizado em poucas categorias de carros. Este dispositivo faz os motores ganharem grandes potências em curto espaço de tempo, consultando o turbo do motor em que dois turbocompressores comprimem a carga da entrada.
O sucesso do BMW Série 5 foi eleito o 'World Luxury Car 2024' por avaliações realizadas durante extensos teste drives pelos cerca de 100 jornalistas automotivos de 30 países que compuseram o júri. Essas classificações foram então registradas detalhadamente pelos organizadores do World Car Awards.
O novo Audi Q8 55 TFSI chegará equipado com um motor de seis cilindros 3.0 litros, com injeção direta que produz até 340 cv. Desenvolve torque máximo de 500 Nm na ampla faixa de rotação de 1.370 a 4.500 rotações por minuto. A nova opção do Audi Q8 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos.
O motor turbo também oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito mais potente. No caso de um motor aspirado, observa-se mais potência também em baixas e altas rotações, embora em termos médios esteja em clara desvantagem em relação ao seu concorrente.
O motor turbo é um tipo de motor de combustão interna que utiliza um turbocompressor para aumentar sua potência e eficiência. Foi inventado em 1905 pelo engenheiro suíço Alfred Büchi, que desenvolveu o conceito inicial de aplicar um compressor movido à exaustão para aumentar o desempenho dos motores a combustão.
Na forma padrão, o novo motor 3.0 biturbo fornece "mais do que" 400 cavalos e 62,2 kgfm de torque. Nessa configuração Standard Output, o novo motor é otimizado para a melhor economia de combustível e utiliza sistema de circulação de gases de escape arrefecido.
Em geral, uma turbina de boa qualidade pode durar entre 150.000 e 250.000 km. No entanto, para alcançar essa quilometragem, é importante seguir uma rotina de manutenção preventiva, como as trocas de óleo frequentes e o cuidado com o sistema de resfriamento.
No caso de uma única turbina ela alimenta todos os cilindros do veículo, os motores twin turbos utilizam duas turbinas idênticas e os motires bi-turbos trabalham com turbinas de tamanhos diferentes para auxiliar no atraso da pressurização do sistema.
Para quem busca potência com aquele som icônico, o V8 é o clássico que nunca decepciona. Já o V10 é para os entusiastas que desejam exclusividade e um motor de supercarro, enquanto o V12 é para quem não aceita nada menos que o melhor do luxo e da performance.
V16 é um motor de combustão interna a pistão dotado de duas bancadas de 8 cilindros em linha, formando um ângulo específico, totalizando dezesseis cilindros (câmaras de combustão).