Uma mulher (do latim muliere) é um ser humano adulto do gênero ou sexo feminino, animal bípede da ordem dos primatas pertencente à espécie Homo sapiens.
Uma mulher é, muito simplesmente, uma fêmea humana adulta. Uma mulher pertence ao sexo feminino, o que significa que ela tem cromossomos femininos, órgãos reprodutivos e gametas.
Ser mulher é um olhar o mundo sob a ótica das características de um corpo biológico e social; que se faz corpo de mulher, e em mulheres, pelos registros das vivências sociais e culturais que imprimem e exprimem em nós traços da nossa personalidade, das nossas escolhas e atitudes.
“Para mim, ser mulher é um conjunto de coisas. Passa pela criatividade, pela intuição, pelo instinto, a delicadeza, a sensibilidade, a amorosidade, a ternura e o acolhimento… Cada uma do seu jeito. E a feminilidade é a energia da vida, que está em todas nós e que nos une. Isso vai além das nossas escolhas.
Como definir mulher em uma única palavra se mulher é mãe, é amiga, é esposa, é filha, é querida, mulher… Nem todas as palavras do mundo poderiam definir suas qualidades. Mulher é grandeza. É distinção.
Hipertrofia feminina | O que é possível conseguir natural?
Como descrever uma mulher?
São muitos os adjetivos para descrever uma mulher: sábia, corajosa, dedicada, amorosa, trabalhadeira, forte e tantos outros. E neste Dia Internacional da Mulher, a Fundação Cecon homenageia as pacientes, as acompanhantes e todas as servidoras da instituição.
Seria correto dizer que a mulher é sinônimo de fortaleza, determinação, resiliência, perspicácia, sutileza, dedicação, delicadeza e beleza. A mulher é tudo isso e mais. É mãe, filha, esposa, irmã, amiga, trabalhadora, líder e heroína.
A palavra mulher pode ser usada de forma específica, significando um ser humano fêmea adulto particular, ou genericamente, significando todo ser humano fêmea.
Ser mulher significa encontrar dentro de si a força para superar obstáculos. Significa ter competência para traçar o seu próprio caminho e fazer das suas conquistas uma inspiração para outras mulheres. Ser mulher significa tudo isso e muito mais.
Somos seres ligados ao instinto de proteção. Possuímos uma força interior inexplicável. Desempenhamos o papel de amiga, namorada, esposa, mãe, profissional com muita satisfação. Conseguimos ser firmes quando necessário e sensíveis ao mesmo tempo.
Enquanto as características que definem a feminilidade não são universalmente idênticas, existem alguns padrões: bondade, empatia, sensibilidade, carinho, doçura, compaixão, tolerância, nutrição, deferência e carência são traços que tradicionalmente têm sido citados como femininos.
O dicionário da língua portuguesa define mulher como “ser humano do sexo feminino”. E você, como define o significado de mulher? Longe de ser considerado o sexo frágil, a mulher da atualidade vive uma multiplicidade sem tamanho de papéis, e os vive simultaneamente.
Uma mulher de valor é aquela que se destaca por suas características admiráveis, impactando positivamente a vida das pessoas ao seu redor. Ela é reconhecida por sua postura, sabedoria, empatia e compaixão.
Ser mulher é um conjunto de coisas. Passa pela criatividade, pela intuição, pelo instinto, a delicadeza, a sensibilidade, a amorosidade, a ternura e o acolhimento… Cada uma do seu jeito, como você é e se sente bem. Ser mulher é se sentir mulher!
“Ser mulher é ter de provar, a todo o momento, que é capaz de ser e fazer o que quiser, quando quiser e como quiser. É se fazer ouvir, mesmo quando querem calar. É lutar, diariamente, pela liberdade de ser feliz. Usar a razão e o coração como guia para não desistir, nunca, do direito à igualdade.”
Quais são 4 palavras que representam o valor da mulher?
Igualdade, liberdade, sororidade e representatividade. Essas palavras definem o que é o empoderamento feminino e o que desejamos alcançar em nossa sociedade através dele. O ato de “empoderar” significa dar ou conceder poder para uma pessoa ou um grupo.
1. Ser humano do sexo feminino ou do género feminino (ex.: o casal teve três filhos: duas mulheres e um homem; a mulher pode ovular entre a menarca e a menopausa; mulher transgénero ). 5. Conjunto de pessoas do sexo ou género feminino (ex.: defesa dos direitos da mulher).
Em geral, temos por regra que todos os substantivos masculinos são caracterizados pela desinência “o”, enquanto os substantivos femininos são classificados pela desinência “a”. Portanto, uma maneira muito simples de encontrar qual é o gênero de uma palavra é verificar em que desinência ela termina.
Ser delicada, se comportar de formas específicas, ter profissões consideradas adequadas e até mesmo a cor de roupa que uma mulher escolhe pode definir o quão feminina ela é diante da sociedade.