De acordo com a revista Super Interessante, o animal que não bebe água é o rato-canguru. Esse é um roedor de, aproximadamente, 10 centímetros de comprimento que vive no Vale da Morte, na Califórnia (EUA).
Entre os mamíferos, o rato-canguru (Dipodomys deserti) pode passar a vida inteira sem beber um único gole de água. Ele está tão adaptado ao ambiente desértico que consegue viver somente com a água que seu metabolismo produz a partir da comida.
Trata-se do rato-canguru (gênero Dipodomys), um roedor de cerca de 10 centímetros de comprimento muito parecido com as pequenas cobaias usadas em experiências de laboratórios. Eles vivem em regiões desérticas dos Estados Unidos, como o vale da Morte, no estado da Califórnia, um dos ecossistemas mais hostis do planeta.
O rato-canguru, conhecido cientificamente como Dipodomys, é um pequeno roedor que habita os desertos do oeste dos Estados Unidos e possui uma habilidade fascinante: sobreviver sem beber água potável.
Sim, existem alguns mamíferos que conseguem viver sem o líquido. O rato-canguru (Dipodomys sp) é um deles. O bichinho vive nas regiões central e oeste da América do Norte, áreas que ficam secas durante vários meses do ano.
A Organização Mundial de Saúde preconiza, para adultos sedentários sob condições ambientais temperadas, uma ingestão diária de 2,2 L e 2,9 L para mulheres e homens, respetivamente. Já para os indivíduos fisicamente ativos e sob temperatura elevada, a recomendação ascende a 4,5 L/dia.
Fenômeno similar acontece com as baleias. “A princípio, os cetáceos não dormem, mas eles sofrem uma baixa de metabolismo que leva a um estágio semelhante ao sono”, afirma o biólogo Mário Rolo, também da Unesp.
E como o rato-canguru faz? “Qualquer alimento tem líquido, mesmo as sementes secas. E a queima dos nutrientes resulta em mais um pouquinho de água”, explica Salomão. Como o bicho é pequeno, esse pouquinho é suficiente.
Os cangurus. ratos tem um sistema metabólico bem eficiente. que minimiza sim a perda de água. Então eles conseguem obter água através dos alimentos, principalmente como eu mencionei, das sementes, então eles não bebem, eles adquirem através das sementes.
Criança ou adulto, ninguém nunca presenciou um peixe piscando ou até mesmo de olhos fechados. É isso aí! Os peixes vivem a vida toda de olhos bem abertos. Isso acontece porque, em geral, não possuem pálpebras.
O chimpanzé é considerado o animal mais inteligente do mundo, sendo uma espécie que compartilha entre 98,8% e 99,6% do material genético do ser humano.
Pode tomar 500 ml de água de uma vez? Em geral sim, pois beber 500 ml de água de uma só vez não é necessariamente prejudicial para a maioria das pessoas, desde que não seja feito de forma excessiva e que não haja condições médicas específicas que exijam restrição de líquidos.
É raro, mas dá, sim. Para que isso aconteça com uma pessoa saudável é necessário que ela beba mais de 16 litros em 24 horas. Até essa marca, nossos rins costumam dar conta do recado. Acima desse volume, o corpo passa a acumular água em excesso, o que leva à hiperidratação.
Quantos litros de água uma pessoa de 70 kg deve tomar?
Assim, 2 litros de água para quem pesa 70 kg, corresponde a aproximadamente 2,85% do seu peso e os mesmos 2 litros de água para quem pesa 120 kg, corresponde a 1,66% do seu peso corporal. Com isso, 2 litros podem ser pouco para o grandão e adequado para o menor.
Os anfíbios respiram através da pele e para que isso ocorra, ela precisa estar úmida. Perdem muita água pela pele, mas também podem absorvê-la. Isso mesmo! Sapos não bebem água!
Conhecida também como foca-da-Groelândia, a espécie habita o Atlântico Norte e o Oceano Glacial Ártico. Esses animais possuem uma espessa pelagem branca e preta que, junto com a gordura, ajuda a manter a temperatura.
Lobo-guará: O animal considerado símbolo do Brasil. Única espécie de lobos que vive na América do Sul, o lobo-guará pode ser encontrado na Argentina, Bolívia, Peru e, principalmente, no Brasil. Aqui, ele vive no cerrado, em Minas Gerais, Goiás, Mato Gosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.