Ao contrário do que muitos acreditam, pegar chuva não faz as pessoas ficarem doentes. Geralmente, doenças como gripes e resfriados são causadas por microrganismos, como os vírus, se não houver contaminação por esses agentes, um “banho” de chuva não irá provocar enfermidade alguma.
Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) aconselham que as pessoas se afastem da água corrente durante chuvas com relâmpagos.
Apesar de todos acreditarem no contrário, pegar chuva não faz com que as pessoas fiquem doentes. O que pode acontecer é que as doenças, principalmente gripe e resfriado, são causadas por micro organismos que pode causar doenças, independente de tomar um banho de chuva ou não.
O pediatra faz mais um alerta: os maiores riscos de tomar chuva são ser atingido por um raio (especialmente quando estiver em campo aberto), escorregar em poças d'água e se machucar, se contaminar por causa da água suja de esgoto, entre outras coisas.
A água da chuva é muito leve e tem pH alcalino. Ela tem o poder de refrescar sua mente em um instante e contém microorganismos que têm a capacidade de produzir vitamina B12 como um subproduto metabólico de sua atividade. Se você deseja obter a vitamina, pode tomar banho na chuva com segurança por 10-15 minutos.
Um banho de chuva pode causar resfriado? O simples fato de tomar um banho de chuva e manter as roupas molhadas no corpo não provoca um resfriado. A condição é geralmente causada pelo rinovírus, transmitido por meio de gotículas expelidas pela pessoa infectada ao falar, espirrar ou tossir1.
É preciso ter cuidado com a chuva quando ela surge combinada com o frio, pois a queda da temperatura corporal pode baixar a imunidade, deixando o organismo mais vulnerável ao ataque de vírus, o que pode ocasionar o resfriado se o vírus estiver presente na mucosa respiratória.
Tem algum problema tomar banho quando está chovendo?
Não tomar banho durante as tempestades de raios
A água é um meio no qual a eletricidade pode fluir facilmente e está ligada diretamente à rede elétrica pelo chuveiro. Por este motivo, é necessário não apenas evitar o banho em chuveiros, mas qualquer contato com a água.
Em caso de chuvas intensas, sigam as orientações para garantir sua segurança: 🌧️ Evite lugares abertos e proximidade com objetos altos. 🌩️ Mantenha distância de aparelhos elétricos. 🚿 Evite tomar banho enquanto a chuva não passar.
É perigoso tomar banho em chuveiros elétricos durante as tempestades? Sim. O chuveiro elétrico está ligado à rede elétrica que alimenta a residência e se um raio cair próximo ou sobre a mesma poderemos ter o aparecimento de "voltagens" perigosas na fiação e a pessoa que está tomando banho pode tomar um choque elétrico.
Com as queimadas e a poluição, a água da chuva pode conter perigos invisíveis para a nossa saúde. Enquanto a qualidade do ar não melhorar, evite usar a água da chuva para beber, cozinhar ou tomar banho.
Permanecer dentro da piscina durante uma chuva pode ser uma prática mais perigosa do que muitas pessoas imaginam. Embora a água da chuva possa parecer inofensiva, ela pode trazer uma série de riscos à segurança dos nadadores.
Não há qualquer risco em usar o celular durante os períodos de tempestade. Afinal, a utilização do dispositivo não faz com que você esteja mais propício a ser atingido por um raio.
A ocorrência de muitas chuvas também favorece a aglomeração de pessoas em locais fechados, o que, por sua vez, aumenta o potencial de transmissão de viroses, desta vez em locais de baixa latitude.
A friagem pode afetar diretamente os pulmões e as vias aéreas, aumentando a inflamação e a irritação, podendo facilitar o surgimento de pneumonias ou outras infecções respiratórias em casos específicos. Isso ocorre porque o ar frio e seco pode ressecar as membranas mucosas, tornando-as mais suscetíveis a infecções.
Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) aconselham que as pessoas se afastem da água corrente durante chuvas com relâmpagos.
Banho de chuva causa gripe? Não e nem resfriado. Da mesma forma como ficar no frio, tomar sorvete, tomar vento e água gelada, banho de chuva também não provoca gripe ou resfriado. Essas doenças são provocadas por vírus e seus sintomas são espirros, tosse, dor de garganta e nariz entupido ou escorrendo.
A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade. Um raio não atinge duas vezes o mesmo local? Também é mentira.
Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade. Não tome banho, tome banho, lave pratos ou lave as mãos”, observa os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).
Sair de um banho quente pode resultar em dor de garganta em função da mudança brusca de temperatura experimentada pelo corpo. O choque térmico torna o organismo mais vulnerável ao desenvolvimento de viroses e infecções na garganta, o que acaba resultando em irritação e dor.
Bebidas ricas em cafeína, como café, chá-mate, entre outros, podem intensificar os sintomas desagradáveis da gripe, além de levar a desidratação, já que essa substância possui propriedades diuréticas.