A Sapucaia é uma árvore decídua, muito ornamental e frutífera, caracterizada pela copa densa que muda de cor e pelos frutos curiosos repletos de saborosas castanhas. Sua altura geralmente é de 5 a 15 metros, mas pode atingir 50 metros na floresta.
Qual a diferença entre a Sapucaia e a castanha-do-pará?
Em relação à castanha-do-pará, a castanha de sapucaia apresentou maior conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados (29,03% e 47,71% respectivamente), menor conteúdo de ácidos graxos saturados (25,47% e 15,19% respectivamente), e teor semelhante de ácidos graxos poliinsaturados (44,31% e 43,1% respectivamente).
Suas castanhas são comestíveis e saborosas, substituindo com vantagens a castanha-do-pará in natura ou em receitas (clique aqui). Entretanto, em função da altura das árvores, são de difícil acesso e as sementes que caem são prontamente carregadas por pássaros, macacos e outros (clique aqui).
As propriedades nutricionais da castanha de sapucaia exerceram importante atividade protetora por modular a atividade antioxidante e o processo inflamatório nos tecidos hepático e cerebral dos animais avaliados.
Fruto da sapucaia - ANTI-INFLAMATÓRIO Controle do DIABETES e do COLESTEROL
Para que serve o caroço da castanha de sapucaia?
Descrição Biocultural. também foi associado ao efeito neuroprotetor, devido às suas propriedades antioxidantes, que atuam na modulação de processos inflamatórios em tecidos cerebrais de ratos.
A sapucaia deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É árvore típica da mata atlântica e floresta amazô- nica, aprecia o calor e a umidade tropicais (Braga et al., 2007). As árvores jovens ini- ciam a produção de frutos aos 8 a 10 anos de idade.
Devido à sua beleza durante o florscimento, é excelente para o paisagismo em geral. Porém, apresenta o inconveniente do grande tamanho e peso dos frutos. As sementes são comestíveis e a casca fornece febras usadas para a produção de cordoalha rústica.
Populações locais preenchem a cabaça da sapucaia com água para utilizar como um remédio natural contra a diabetes, por acreditarem que ela regula o açúcar no sangue.
A amêndoa é crocante, oleosa, leitosa e macia como a castanha-amazônica, porém, tem sabor mais delicado, adocicado, com algo de coco. E pode ser comida crua ou assada e usada em substituição a qualquer tipo de castanha oleosa e crocante, em bolos, biscoitos e pratos salgados.
É do coco da sapucaia, ou ouriço, que vêm as castanhas alongadas de tom castanho-claro e sabor delicado. A quantidade produzida varia muito: enquanto algumas árvores geram 20 cocos por vez, outras chegam a 100.
Forma biológica: árvore decídua durante a estação seca. As árvores maiores atingem dimen- sões próximas de 50 m de altura e 150 cm de DAP (diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta.
Bertholletia excelsa ou Castanheira, popularmente conhecida como castanha-do-pará,(e as variações regionais castanha-da-amazônia, castanha-do-acre, castanha-do-brasil) noz amazônica, noz boliviana, tocari, juvia ou tururi, é uma árvore de grande porte da família Lecitidácea, originária da floresta de terra firme, muito ...
A árvore conhecida como abricó de macaco (ou castanha-de-macaco ou cuia-de-macaco) dá flores e frutos bonitos e vistosos. Entretanto, como o nome diz, só macacos e alguns animais conseguem comer o fruto. Ele não é venenoso, mas devido o mau cheiro que exala ao ser cortado, fica intragável para humanos.
O que posso fazer com o fruto do abricó-de-macaco?
A fruta abricó pode ser consumida quando madura, na forma natural ou usada para preparar receitas como sucos, bolos, tortas, compotas, geleias e licores, por exemplo.
Você já comeu damasco fresco? Muita gente conhece apenas a versão desidratada desta fruta, que também é conhecida como abricó. Muito parecido com o pêssego, eles são da mesma família, o damasco tem o sabor um pouco mais ácido.
A tamareira (Phoenix dactylifera L.) é uma das frutas mais importantes do Oriente Médio e do Norte da África. No Oriente Médio, a planta demora cerca de 80 a 100 anos para dar os primeiros frutos.
A Sapucaia necessita de sol pleno para um crescimento saudável. Ela deve ser plantada em áreas que recebam luz solar direta durante a maior parte do dia. O sombreamento excessivo pode prejudicar o desenvolvimento da planta, especialmente durante seus primeiros anos de vida.
Selênio. Entretanto, caso a castanha-do-pará seja consumida acima da quantidade recomendada, o excesso de selênio pode ser tóxico e causar diarreia, dor de cabeça e outros sintomas.
O amendoim é uma oleaginosa da mesma família das castanhas, das nozes e das avelãs, sendo rico em gorduras boas, como o ômega-3. 🤗 O amendoim também é rico em vitamina do complexo B e E, e é um antioxidante natural que ajuda, por exemplo, na prevenção do envelhecimento precoce, além de melhorar o humor.
No entanto, é importante não consumir mais do que 2 unidades por dia, pois grandes quantidades desse alimento podem causar problemas como dor, fraqueza muscular e manchas nas unhas.