O paraense radicado no Rio sucumbiu a uma meningite agravada por pneumonia e complicações da Aids. Naquela época, o tratamento disponível não conseguia barrar o desenvolvimento da doença provocada pelo vírus HIV.
A diferença entre os dois é abissal. Bartimeu é cego e mendigo, vive de esmolas e da ajuda das pessoas. Zaqueu é riquíssimo e é o maior nome entre os publicanos daquele lugar. Ele tem uma casa ampla e uma mesa posta para hospedar Jesus e os que viajam com ele.
Eram vistos como alguém que roubava o seu próprio povo. No caso de Zaqueu, ainda tinha um agravante, ele não era um simples coletor de impostos, a palavra o apresenta como o “chefe dos coletores”.
Zaqueu era considerado um ser desprezível por muitos. Ele deve ter ficado chocado quando Jesus se convidou para uma refeição com ele. Mas quando Zaqueu encontrou Jesus, ele mudou. Zaqueu procurou as pessoas, pediu perdão e devolveu quatro vezes mais dinheiro do que tirou delas.
A História do pai de Bartimeu (Como você nunca viu?)
O que faltava na vida de Zaqueu?
Zaqueu era cobrador de impostos, homem rico, mas faltava algo na sua vida. E, por isso, ele procurava ver Jesus. Sendo baixinho, subiu numa árvore no momento em Jesus passaria ali por perto, no meio da multidão. Como viver esse Evangelho no dia de hoje?
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.
Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado.
E o que significa Zaqueu nesta história? No início deste Estudo vimos que as propriedades da FIGUEIRA BRAVA, ou SICÔMORO, eram de ser uma Árvore que produzia Frutos com dificuldade e de qualidade inferior, apesar de ter raízes profundas e ramos fortes.
Desse modo, Zaqueu é um exemplo para todos os seguidores de Jesus, ao qual o encontro com o Mestre deve gerar mudança de vida. Aceitar a mensagem salvífica de Jesus deve gerar um compromisso pessoal com toda a sociedade, buscando agir sempre com justiça.
O evangelista menciona ainda um detalhe sobre o seu aspecto físico: era de baixa estatura. Zaqueu queria ver Jesus, mas por sua altura não conseguia encontrar um lugar no meio da multidão que rodeava o Mestre para poder vê-lo.
Zaqueu da Vila, como era conhecido o sem-terra de 45 anos, foi encontrado morto e alvejado na traseira de sua caminhonete na manhã da última segunda-feira (30), em uma estrada vicinal na zona rural do município. Ao seu lado, havia seis cápsulas de bala.
Figueira de Zaqueu: Visite a Árvore Bíblica que Presenciou o Encontro com Jesus! Venha desvendar os mistérios da Figueira de Zaqueu, uma árvore lendária que ganhou destaque no livro de Lucas, na Bíblia, quando Zaqueu subiu em seus galhos para ter uma visão privilegiada da chegada de Jesus a Jericó.
Porque o cego Bartimeu chamou Jesus de filho de Davi?
Chamava-o insistentemente Filho de Davi. Este era um título messiânico, mas seu significado evocava a ideia de um Messias conquistador, um Rei da linha de Davi, que levaria Israel à recuperação de sua grandeza como povo.
Bartimeu em aramaico significa filho de Timeu. Bartimeu não é nome próprio, significa apenas filho de Timeu... diz que desse cego conhecia-se somente o nome do pai, que foi explicado para os desinformados. Discordante desta perspectiva, Wiersbe entende que de fato, aquele cego, tinha por nome Bartimeu.
Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque em seu trabalho, cobrava impostos deles, algo visto como traição, exploração. Jesus entrava em Jericó e atravessava acidade, quando Zaqueu soube que ele estava lá.
O Zaqueu hoje pode ser cada um de nós que, embora nem sejamos ricos nem tenhamos explorado ninguém, não se sentimos ainda tocados por Jesus nem motivados a uma verdadeira conversão.
sycomorus e a árvore que os produz são por diversas vezes citada na Bíblia, razão pela qual o seu nome vulgar na maioria das línguas europeias derivou do hebraico "shikmah", através do grego "sukomorea". Por essa mesma razão diversas árvores receberam o mesmo nome comum por apresentarem folhas similares à do sicómoro.