Prestes a se tornar mamãe de primeira viagem, a musa optou pela fertilização in vitro para gerar seu bebê, procedimento pelo qual muitas mulheres engravidam. Contudo, a situação de Viviane foi um pouco diferente: ela contou com a doação de óvulos para conquistar a tão sonhada gestação.
Qual o procedimento que Viviane Araújo fez para engravidar?
Em setembro de 2022, aos 47 anos, Viviane Araújo realizou o sonho de ser mãe. Em entrevista esta semana ao podcast "Mil e uma tretas", a rainha de bateria da Salgueiro deu mais detalhes sobre o processo da gestação, que se deu através de uma doação de óvulo. — Sempre quis ser mãe, mas foi uma coisa que estava guardada.
Filho de Viviane Araújo é fruto de inseminação artificial; relembre o processo. A atriz Viviane Araújo (47) está vivendo um verdadeiro sonho desde o nascimento de seu primeiro filho, Joaquim, fruto do relacionamento com Guilherme Militão. A gravidez da famosa aconteceu após um processo de fertilização in vitro.
No caso de Claudia Raia, o tratamento hormonal feito para se preparar para a fertilização in vitro acabou estimulando o surgimento de folículos (as “bolsinhas” onde os óvulos ficam armazenados até a liberação durante a ovulação) em seus ovários. Nesse tempo, ela ovulou e chegou até a menstruar.
Quais são as chances de engravidar aos 46 anos de idade?
Depois dos 45 anos, as chances de engravidar são de 0,2% dentro de um ciclo menstrual. Ao considerar um ano inteiro de tentativas, as chances são de 1%. Então, se a menopausa ainda não chegou por aí, uma gravidez é totalmente possível, ainda que as chances de que isso aconteça sejam pequenas.
Como ela não congelou óvulos mais nova, o método foi a fertilização in vitro por ovodoação. Ou seja, a carioca gerou o óvulo de uma doadora anônima, que foi fecundado pelo espermatozoide de Militão. — Eu quero contar para o meu filho, quando ele estiver mais velho, sobre como ele foi gerado — explica.
Atriz, que foi mãe aos 47 anos após ovodoação e fertilização in vitro, fala das mudanças após a chegada do filho e como lidou com comentários maldosos nas redes sociais envolvendo o menino. "Todo menino é um rei".
A ovodoação é um procedimento complementar à Fertilização In Vitro (FIV) em que os óvulos e espermatozoides são manipulados em ambiente laboratorial para que a fecundação ocorra.
A ovodoação ou doação de óvulos acontece quando uma mulher cede seus óvulos (doadora) para que outra pessoa os utilize na tentativa de engravidar (receptora). Para que isto seja possível, a fertilização do óvulo da doadora acontece em laboratório, usando o espermatozoide do parceiro da receptora.
Primeiro fiz o programa on line Detox Turbo, que nos primeiros 15 dias desinflamou meu organismo acelerando assim o meu emagrecimento", continuou. Além do método escolhido para eliminar as gorduras de Gyselle Soares em tempo recorde, a ex-BBB também aderiu a uma reeducação alimentar para manter o corpo mais enxuto.
De acordo com a assessoria da atriz, o menino veio ao mundo com 3,465 kg e 51 cm e o parto foi uma cesárea marcada para às 14h. "Mãe e filho passam bem. Eles estão muito bem", diz ainda a mensagem enviada ao F5. Viviane sempre falou abertamente que sua gravidez aconteceu por meio de fertilização in vitro.
A FIV é a única técnica de reprodução assistida que permite a gestação por ovodoação, principalmente porque, após a retirada dos folículos ovarianos contendo os oócitos, só é possível realizar a fecundação destes óvulos em ambiente laboratorial.
Viviane Araújo revelou na web que passou por uma cirurgia na quarta-feira (3). A atriz teve uma hérnia umbilical: "Operei novamente. Eu já tinha operado, mas com a gravidez teve uma diástase no meu abdômen e ela veio para cima do umbigo. Ela estava bem aparente e eu resolvi operar logo".
A Fertilização In Vitro (FIV) é a técnica mais complexa de Reprodução Assistida. Consiste em fecundar óvulo e espermatozoide em ambiente laboratorial, formando embriões que serão cultivados, selecionados e transferidos ao útero da mulher.
O procedimento foi mal-sucedido, mas os hormônios tomados pela atriz para a extração dos óvulos fez com que ela fosse fértil o suficiente para engravidar por si própria. Ainda assim, a artista definiu como "surpresa" a fecundação do caçula.
Aos 45 anos de idade, a cantora Ivete Sangalo decidiu engravidar porque seu filho de sete anos queria um irmão. Como a qualidade dos óvulos diminui conforme a idade, Ivete já havia congelado óvulos pensando em uma gravidez tardia.
Em entrevista ao podcast Grão de Gente, a artista explicou que, aos 46 anos, estava na pré-menopausa, com pouquíssimos óvulos disponíveis e os que tinham não estavam nas condições ideias para uma gestação segura. Por esse motivo, junto com o seu médico, decidiu buscar uma doadora anônima.
O auge da fertilidade feminina ocorre entre os 20 e os 30 anos, mas começa a declinar a partir dos 35. Depois dos 40, entre as mulheres que iniciam as tentativas de engravidar, apenas metade consegue. “Em torno dos 45 anos, a chance de gravidez com óvulos próprios é de 1% a 3% por mês.
Qual é o limite de idade para engravidar naturalmente?
O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.
Desde a primeira menstruação até a menopausa —que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos—, é possível engravidar de maneira espontânea. A probabilidade disso acontecer aos 48 anos, como se deu com Paulette, no entanto, é considerada muito baixa.