O Zoladex também pode ser oferecido gratuitamente pelo SUS, ou fornecido por planos de saúde, desde que tenha indicação do oncologista ou ginecologista.
O medicamento Zoladex deve ser fornecido pelo plano de saúde ainda que não conste no rol de procedimentos da ANS, pois havendo cobertura para a doença não existe possibilidade de negar coberta ao medicamento necessário ao tratamento do paciente.
No entanto, apesar deste remédio de alto custo não fazer parte das políticas públicas, é possível obter o medicamento através do SUS. Isso porque, se o médico que lhe assiste, prescreveu o tratamento com o medicamento, o SUS deve fornecer.
Zoladex é indicado para controlar o desenvolvimento de tumores, como câncer de mama e câncer de próstata, e em doenças como endometriose e leioma uterino. Este medicamento necessita de prescrição médica e não deve ser utilizado sem recomendação.
Dr. Felipe Ades - Uso de gosserrelina (zoladex): efeitos colaterais e indicações
Quanto tempo dura o tratamento com Zoladex?
Em homens, por volta do 21º dia após a primeira injeção do depot, as concentrações de testosterona são reduzidas a níveis de castração e permanecem suprimidas com o tratamento contínuo a cada 28 dias Page 4 4 (ZOLADEX 3,6 mg) e com o tratamento a cada 3 meses (ZOLADEX LA 10,8 mg).
A droga é recomendada quando todas as outras formas de tratamento já falharam. Ainda fora do Sistema Único de Saúde (SUS), cada ciclo do medicamento custa R$ 14 mil.
Pacientes do sexo feminino que estejam fazendo o uso de Zoladex devem adotar métodos anticoncepcionais não hormonais durante o tratamento. Após a interrupção da terapia com Zoladex LA 10,8 mg, o tempo para o retorno da menstruação pode ser prolongado em algumas pacientes.
O Zoladex funciona através da supressão da produção de hormônios sexuais, como o estrogênio e a testosterona, que podem estimular o crescimento de tumores e agravar os sintomas associados a condições como endometriose e miomas uterinos.
Quem tem plano de saúde pode pegar remédio no SUS?
A resposta é sim, os planos de saúde devem cobrir remédios de alto custo dos mais diversos tipos, inclusive os de uso domiciliar, mediante prescrição médica fundamentada na ciência.
Análogos do LHRH (Hormônio Liberador de Hormônio Luteinizante): Esses medicamentos bloqueiam um hormônio produzido pelo cérebro, responsável por controlar a produção ovariana de estrogênio. Dessa forma, induzem na paciente um estado de menopausa. As drogas mais comuns são: Goserelina (Zoladex) e Leuprolide (Lupron).
R$2.079,00 . A administração contínua de ZOLADEX resulta na inibição da liberação do hormônio luteinizante (LH) pela glândula hipófise, o que leva a uma queda nas concentrações no sangue de testosterona nos homens e de estradiol nas mulheres.
Qual o tratamento mais moderno para o câncer de próstata?
Para pacientes com câncer de próstata metastático, o tratamento mais recente é o PSMA-Lutécio 177, que foi destaque do Congresso Americano de Oncologia (Asco) de 2021.
Quanto tempo dura para fazer injeção de hormonioterapia para próstata?
No homem com câncer de próstata de risco intermediário, a terapia hormonal é geralmente administrada por 6 meses. Todavia, para homens com doença de alto risco é administrada por 18 a 24 meses.
O ZOLADEX é injetado, por via subcutânea, na parede abdominal. A aplicação do ZOLADEX pode ser realizada com ou sem anestesia local (pomada anestésica). A barriga pode inchar e/ou ficar dolorida no local onde foi aplicada a injeção de ZOLADEX. Mas, varia muito de mulher para mulher, sendo que algumas sequer sentem dor.
Pacientes do sexo feminino que estejam fazendo uso de ZOLADEX devem adotar métodos anticoncepcionais não-hormonais durante o tratamento. O uso de agonistas do LHRH em mulheres pode causar uma diminuição da densidade mineral óssea.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Zoladex em homens são diminuição do apetite sexual, ondas de calor, aumento do suor ou disfunção erétil.
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): alterações no humor, depressão, parestesia (sensação de adormecimento, formigamento localizado), dor de cabeça, pressão sanguínea alterada, irritação na pele (lesões na pele com vermelhidão), alopecia (queda de cabelo), artralgia (dor nas ...