Geralmente, é diagnosticada na infância durante o período de alfabetização, embora também possa ser diagnosticado em adultos. Este distúrbio possui 3 graus: leve, moderado e grave, o que interfere no aprendizado das palavras e da leitura.
Seus tipos, como dislexia visual, auditiva e mista, apresentam características e desafios distintos. E embora não haja prevenção definitiva, intervenções precoces e suporte especializado podem minimizar seus impactos e ajudar indivíduos a desenvolverem suas habilidades de leitura e escrita.
No entanto, não foram verificadas correlações entre essas medidas e o QI Verbal. As pontuações médias dos escores de QI dos disléxicos mostraram QI Verbal médio de 102,11 (DP= 16,31), QI de Execução médio de 106,22 (DP=14,91) e QI Total de 104,49 (DP=15,66).
“Crianças com TDAH e QI superior (≥120) tendem a apresentar menos erros de omissão e comissão em testes visuais e auditivos comparadas às crianças com QI médio (70-120), mesmo após controlar variáveis como idade e gênero”.
Pela legislação, não são considerados PcD as pessoas que apresentam distúrbios de aprendizagem, com ou sem transtornos psiquiátricos e mentais, a exemplo de pessoas com dislexia, discalculia, dispraxia, esquizofrenia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), distúrbio do processamento auditivo central ...
A pessoa com disgrafia pode escrever vagarosamente, com muita dificuldade e ainda assim a letra vai parecer malfeita, ou feia. Pode acontecer ainda de uma pessoa fazer confusão com as letras e as sílabas das palavras, ou escrever de forma espelhada-com as letras ao contrário, ou ainda escrever da direita para esquerda.
Como vimos, o TDAH é um transtorno caracterizado principalmente pela dificuldade de concentração e falta de atenção do indivíduo. Apesar de outros sintomas contemplarem essa lista, esses são os motivos principais. Logo, é possível imaginar como isso pode ser confundido com a dislexia.
Dislexia é considerada uma deficiência? Sim, a dislexia é considerada uma deficiência de aprendizagem que afeta a habilidade de ler, escrever e compreender textos.
Existem diversos mitos acerca desses dois transtornos psicológicos: tem gente que acha que são a mesma coisa, outros que TDAH é um sintoma de dislexia e, vice-e-versa. Mas não é nada disso. Dislexia e TDAH se diferem em suas características, sintomas e muitos outros fatores.
A pessoa com dislexia pode trocar letras, especialmente as que possuem grafia parecida (como d/b, p/b ou j/i), pular ou inverter sílabas na hora de escrever, confundir palavras que têm sons semelhantes, pular palavras ou linhas durante a leitura e ter problemas para se localizar entre a esquerda e a direita no texto.
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou nesta terça-feira (1º) projeto que concede o dobro de tempo na realização dos exames exigidos para tirar a carteira de habilitação às pessoas com deficiência auditiva, dislexia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção ...
Tanto na comunicação oral quanto na escrita, os disléxicos têm dificuldade em estruturar sua história e contá-la do início ao fim. A dislexia é o resultado direto da dominância, ou uma forte preferência por, usando o hemisfério direito do cérebro para pensar e processar informações.
As pessoas disléxicas podem mostrar desempenho 'forte', 'muito forte' e 'excepcional' em uma série de “habilidades cognitivas, habilidades de sistema, habilidades de resolução de problemas complexos, habilidades de conteúdo, habilidades de processo e habilidades técnicas”, dizem os autores.
A dislexia (CID-10 R48. 0) é um transtorno de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura e escrita em diferentes intensidades. Em alguns casos, pacientes também podem ter dificuldade com sons, seja ao escutá-los ou pronunciá-los.
Sim. É importante que crianças com dislexia recebam uma intervenção apropriada, que inclua o treinamento da consciência fonológica e a instrução fonética (relação entre sons e letras).
“A superdotação e o TDAH são bem diferentes, embora algumas pessoas com TDAH possam parecer mais inteligentes devido ao pensamento acelerado. No entanto, enquanto o TDAH envolve desatenção e hiperatividade, prejudicando a aprendizagem, a superdotação destaca-se pela inteligência acima da média.
Como a dislexia afeta a memória? Crianças disléxicas normalmente apresentam uma deficiência que envolve a sua memória operacional. Alguns pesquisadores, inclusive, atribuem a dificuldade de ler e escreve das crianças com dislexia a esse déficit de memória operacional.