Frequentemente comparado ao Instagram pelo foco em conteúdo visual como fotos, vídeos e lives, o Xiaohongshu vai além de uma rede social tradicional. A plataforma é integrada ao comércio eletrônico, permitindo que os usuários comprem produtos diretamente no aplicativo.
Sim, existem países que não podem usar o Instagram devido a restrições impostas por seus governos. O exemplo mais conhecido é a China, onde o acesso a plataformas de redes sociais ocidentais é severamente limitado.
Desde sua criação, a rede social foi proibida nos seguintes países: China, Coreia do Norte, Irã, Turcomenistão, Paquistão, Venezuela, Rússia e Mianmar. A última das nações a banir definitivamente a rede social foi a Rússia, em 2022. Veja os motivos: China: No país a rede social foi banida em 2009.
Um porta-voz do governo chinês não confirmou se o YouTube foi bloqueado no país. Mas, na maior parte da China, o YouTube simplesmente ficou inacessível. A China tem um histórico de bloqueio de sites que apresentem mensagens que o governo chinês considera politicamente inaceitáveis.
Além disso, é necessário um visto para a China para conhecer o país. Entre os banimentos de maior destaque estão Google, WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter, entre outros.
Evolução. O Douyin foi lançada pela ByteDance na China em setembro de 2016. O Douyin foi desenvolvido em 200 dias e, em um ano, recebeu 100 milhões de usuários, com mais de 1 bilhão de vídeos visualizados todos os dias.
O atual Presidente é Xi Jinping, que assumiu o governo em 2013, após suceder Hu Jintao na liderança do Partido Comunista da China, em 2012. Xi ocupa ainda os cargos de Secretário-Geral do Partido Comunista da China e Chefe da Comissão Militar Central, o que de fato o torna o Líder Político do país.
Por ironia, o TikTok, assim como outras redes sociais, também é banido na China. Há, no entanto, uma versão feita sob medida para o público local, o Douyin, para cumprir com as severas regras de censura do governo.
Mas os aplicativos americanos há muito são proibidos na China. Pequim bloqueia atualmente a maioria das plataformas de redes sociais dos EUA – incluindo Google, YouTube, X, Instagram e Facebook – porque se recusam a seguir as regras do governo chinês sobre a recolha de dados e o tipo de conteúdo partilhado.
O TikTok é de propriedade da empresa de internet chinesa ByteDance e foi adaptado para um público global. O TikTok também não é acessível na China, onde um aplicativo irmão, o Douyin, atende ao mercado doméstico.
A maior plataforma de redes sociais chinesa, Sina Weibo, lança no Brasil a campanha para divulgação da #Rio2016 e do #Brasil na China. Confira no vídeo como foi esse início.
Os principais são: WeChat e AliPay. Mas se engana quem imagina que cada um deles tem apenas um ou outro recurso específico, eles reúnem várias funcionalidades. Criados por Tencent e Alibaba, WeChat e AliPay dominam o mercado chinês justamente por oferecer uma experiência mais completa ao seus usuários.
O site foi fundado em 2009 e começou como uma plataforma de vídeo longa para anime, quadrinhos e jogos, ou ACG, que atraía usuários da Geração Z. Desde então, expandiu seu conteúdo na plataforma para incluir uma gama maior de interesses que atraíram usuários chineses fora da Geração Z.
Nenhum dos quatro aplicativos — WhatsApp, Threads, Telegram e Signal — é amplamente utilizado na China. O WeChat, da Tencent, é de longe o serviço mais usado. As plataformas suspensas continuam disponíveis em Hong Kong e Macau porque são regiões autônomas.
Alipay e Wechat pay são plataformas de pagamento mobile (que também oferecem outros serviços) aceitas em todos os lugares dentro do país. Basta escanear o QR code e pronto.
A primeira expressão que você precisa saber para cumprimentar alguém é: 你好 (nǐ hǎo), que significa “oi” ou “olá” e é usado por todas e quaisquer pessoas. Caso você queira deixar um pouco mais formal, você pode usar o 您好 (nín hǎo), que possui o mesmo significado.
Somente Índia e Indonésia usam mais as plataformas que os brasileiros. Países como Estados Unidos, México e Argentina consomem menos as redes do que nós.