Na Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx, o ano escolar abrange o período letivo, o de recesso escolar e o período de férias, entre a cerimônia de conclusão do ano letivo e a apresentação, em janeiro do ano subsequente, na Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN.
§ 2º No período compreendido entre o término do 1º ano do Curso, na EsPCEx, e a apresentação na AMAN, serão concedidas férias escolares aos alunos, computadas como férias regulamentares, na forma da legislação vigente. Art.
As regras para as férias estão previstas no Estatuto dos Militares. Conforme a legislação, o período é de 30 dias por ano, assim, dividido em até três períodos. É importante destacar que elas não podem acumular, ou seja, é obrigatório tirar o período de descanso dentro do ano.
Como são as férias e recessos na ESA? Há férias escolares e liberações após o período básico e antes de começar o período de qualificação e férias mais curtas no meio do período de qualificação – o calendário, quantidade de dias, etc, variam de acordo com o ano.
Durante o ano na EsPCEx, os alunos passam por uma rígida rotina de estudos e treinamentos. O currículo acadêmico abrange matérias do âmbito do ensino superior, contemplando disciplinas específicas de formação militar, como a Instrução Militar e o Treinamento Físico Militar (TFM).
O aluno é tratado, desde seus primeiros contatos com a Escola, com o rigor fraternal dedicado a um irmão mais novo ou a um filho, a quem a atual geração de militares delegará, em breve, a responsabilidade pela preservação dos valores do Exército.
Se você pretende fazer a prova da ESA(Escola de Sargento das Armas) provavelmente deve estar curioso para saber como é o dia a dia de um aluno lá dentro. Onde dormem, o que comem, que horas acordam e todo o resto. Geralmente o aluno vai acordar às 5:30 da manhã, para arrumar a sua cama.
Como vocês podem ver, também são 2 férias por ano, a no início de julho, de 2 semanas e a do final do ano, que vai até a data de apresentação no ano seguinte. O 1º ano (alunos da prep) e o 4º ano são os primeiros a se apresentarem, depois o 3º ano e, por fim, o 2º ano.
Os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército recebem uma bolsa – auxílio de até R$ 1.630,00 durante o curso. Depois da conclusão do Curso, os profissionais passam a receber um salário de, no mínimo, R$ 7.315,00.
Ensino. O curso para EsPCEx é de nível superior, o que significa que você sai de lá com nível de graduação. Ele tem duração de 5 anos em regime de internato, ou seja, você precisa ficar esses anos dentro da escola de formação, podendo sair apenas aos finais de semana.
Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.
A EsPCEx é um Estabelecimento de Ensino Superior Militar que tem por missão selecionar e preparar o futuro Cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) iniciando o primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Combatentes da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro.
O aluno somente terá direito a uma única reprovação ao longo de todo o Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.
O problema jurídico do Edital para ESA e EsPCEx. Muitos candidatos, ao tentarem se inscrever na ESA e EsPCEx, descobriram um novo requisito recém inserido no Estatuto dos Militares: SER SOLTEIRO e NÃO TER FILHOS ou DEPENDENTES.
O dia começa bem cedo em um quartel, pontualmente todos os dias as seis horas da manhã. Os soldados acordam com o Toque da Alvorada, que consiste em um corneta que é tocada todos os dias. Isso marca o início da jornada de trabalho do exército e todos tem que se levantar ao primeiro toque da música.
A formação na ESA não se limita apenas ao aspecto técnico-militar. Os alunos também são incentivados a desenvolver habilidades interpessoais, como trabalho em equipe, capacidade de liderança e resiliência.
Internato Militar, os recrutas têm a obrigação de cumprir com alguns requisitos, tais como: seguir horários rígidos, sair somente nos finais de semana e manter seu fardamento, sua higiene e seu dormitório no padrão exigido. Caso não o cumpra, o militar receberá a devida punição.
Durante o Curso de Formação o aluno é considerado Cadete, após a formação passa a ser denominado Aspirante a Oficial, com soldo militar que fará jus ao posto, além de adicionais militares pertinentes a cada situação específica.
Após escolherem a Arma, Quadro ou Serviço no Teatro General Leônidas, os cadetes são recepcionados pelos cadetes do curso escolhido. Entre as opções, estão as Armas de Infantaria, Cavalaria, Engenharia, Artilharia, Comunicações, o Serviço de Intendência e o Quadro de Material Bélico.