O Dia Mundial da Cobra, celebrado no dia 16 de julho, tem como objetivo a conscientização sobre a importância desses animais na ecologia e a desmistificação das interpretações incorretas que existem sobre eles. A cobras não são más, existe apenas uma percepção influenciada por filmes e literaturas, por exemplo.
Por conta de sua importância na biodiversidade da fauna da Terra, esses répteis ganharam um dia dedicado a eles: 16 de julho é o Dia Mundial das Cobras.
Mês de maio é o mês das cobras. Gente, era pra mim ter feito esse vídeo no começo do mês, nós já estamos quase finalizando o mês, quase não, já estamos finalizando o mês.
Elas ficam em locais expostos ao sol e reduzem o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos. O oposto também acontece: quando está muito quente, a cobra pode se abrigar em um lugar fresco e entrar em um estado de dormência conhecido como estivação, que a ajuda a sobreviver às altas temperaturas.
Cobras gostam de se abrigar em locais quentes, escuros e úmidos, exatamente como sua bota ficará após uma caminhada; Procure limpar o local onde irá montar a sua barraca, tirando gravetos, folhas mortas, cascas de árvores.
O alho e a cebola emitem um odor que as cobras acham particularmente desagradável. Triturar esses ingredientes e misturá-los com água e sal para depois borrifar ou espalhar ao redor de áreas vulneráveis pode ser um repelente natural eficaz.
Um dos principais sinais de que há cobra por perto é ouvir os sons característicos do animal. Por exemplo, Cascavéis e Víboras possuem um “chocalho” na ponta da cauda com um som bem característico. Além disso, há o sibilar, o famoso assobio da cobra, que é muito fácil de identificar.
De acordo com o biólogo e pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora Henrique Caldeira, entre os meses de janeiro e abril, algumas espécies estão mais ativas e se reproduzindo, por isso é comum encontrar serpentes, principalmente filhotes.
O Dia Mundial da Cobra, celebrado no dia 16 de julho, tem como objetivo a conscientização sobre a importância desses animais na ecologia e a desmistificação das interpretações incorretas que existem sobre eles.
Entretanto, de maneira geral, é possível dizer que o tempo de vida da cobra é de 15 a 30 anos. O especialista lembra que esse é o tempo em cativeiro, quando os tutores respeitam as necessidades das escamosas. “Na natureza, o animal acaba vivendo menos devido aos riscos, como predação e acidentes.
A Taipan é uma cobra da família Elapidae, encontrada no litoral e no Outback Australiano. A cobra Taipan Comum é subdividida em duas subespécies: a Taipan Costeira da Austrália e a Taipan de Papua que é nativa da costa sul de Papua, na Nova Guiné. A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo.
No verão, o comportamento das cobras torna-se mais evidente. Nessa temporada de calor, é comum nos depararmos com esses animais, que ficam mais ativos devido a processos como reprodução e alimentação.
Plantas e jardins podem atrair cobras, especialmente se forem mal cuidados: Evite vegetação densa próxima à casa: Isso inclui arbustos, plantas rasteiras e trepadeiras, que oferecem abrigo.
Aplique o Mutant Afasta Cobra de forma prática e segura, seguindo as instruções da embalagem. Distribua o produto ao redor da casa, formando um círculo de proteção. Este processo simples não requer conhecimentos técnicos e é eficaz para manter esses animais à distância, assegurando um ambiente seguro para todos.
"Não é incomum cobras emitirem sons. Mas, a maioria dos sons que a gente conhece é o sibilo da jiboia e da sucuri, por exemplo, que é mais um chiado. Tem a cascavel que emite som pelo chocalho.
Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica. Arbustivo, ele é bem fácil de cuidar. Além de se proteger das cobras, é possível fazer um chá delicioso com essa planta!
As cobras, principalmente, como não podem ficar ao sol por muito tempo, sob o risco de ressecamento da pele, procuram locais úmidos e quentes, como depósitos de lenha, folhagens, entulhos, etc, para fazerem seus abrigos.
Quem já viu cobra beber água? Esse momento não é fácil de registrar, isso porque as cobras podem ficar muitos dias sem ingerir líquidos, e quando isso ocorre, dura poucos segundos.
“Dormem, mas com os olhos abertos. Elas não têm pálpebras por isso os olhos não se fecham como outros animais. Porém, acredita-se que elas durmam aproximadamente 18 horas por dia”, esclarece.
Por que as cobras aparecem mais no verão? O verão combina calor intenso e aumento da umidade, condições ideais para que cobras saiam em busca de alimento, abrigo e parceiros para reprodução. Como ectotérmicos, elas precisam de calor externo para se aquecer, mas buscam sombra e locais frescos durante o pico do calor.