Como posso reclamar sobre a queima de aparelhos elétricos? Resposta: Se um eletrodoméstico foi danificado, você deve contatar a concessionária informando a data do incidente, além do modelo e marca do aparelho, e solicitar o ressarcimento ou o conserto do produto.
Quando ocorre a queima de aparelho elétrico o consumidor pode entrar em contato com a concessionária de energia elétrica. De acordo com a resolução 1000 da ANEEL é possível utilizar os canais de atendimento presencial, por telefone ou via internet para pedir o ressarcimento de danos elétricos.
“Caso o consumidor tenha tido um eletrodoméstico queimado, um equipamento queimado, ele deve buscar a concessionária demonstrando o dia do ocorrido, o modelo e marca do equipamento e pedir o ressarcimento do valor. E ele tem a opção de pedir o conserto ou ressarcimento do produto”.
Para formalizar uma reclamação pessoalmente, o consumidor poderá procurar o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial Cível, com cópia da documentação relativa ao caso (laudos, Notas Fiscais, fotos etc), RG, CPF e comprovante de residência.
A garantia não cobre o mau uso pelo consumidor e, regra geral, os manuais de usuários desse tipo de produtos alertam sobre essa questão, portanto, a garantia só cobre defeitos ou vícios do produto (art. 12, III).
COMO PEDIR RESSARCIMENTO DE DANOS A EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS?
Como fazer um laudo de equipamento queimado?
Para elaborar um laudo técnico de queima de equipamento elétrico, é necessário um profissional especializado que investigue as possíveis causas e os danos ocorridos. O documento deve conter informações detalhadas sobre o equipamento, a análise dos danos e as possíveis causas da falha.
O que fazer quando um aparelho queima com queda de energia?
Em relação aos aparelhos eletrônicos danificados, o advogado sugere acionar os órgãos de defesa do consumidor e até buscar a Justiça para obter o ressarcimento. Ele orienta os consumidores a obter orçamentos, reunir notas fiscais e fotografias que ajudem a comprovar os danos.
“Qualquer queima de equipamento que ocorra durante tempestades, o consumidor precisa entrar nos canais de atendimento e abrir um protocolo do equipamento danificado. Daí ela passa a receber orientações para dar andamento a esse processo para ser ressarcida.
são prejuízos causados por incidentes na rede elétrica que não afetam diretamente equipamentos elétricos, como a morte de animais, queima de pastagens e outros danos materiais.
Como posso solicitar o reembolso da Enel por um aparelho queimado?
O consumidor pode fazer o pedido de várias maneiras.
Em seu site, a Enel informa que as reclamações podem ser feitas pelo número 0800 72 72 120. O prazo máximo para ingressar com a solicitação é de até 5 anos a partir da data provável da ocorrência do dano elétrico.
A queima dos aparelhos ocorre por causa das sobretensões que são ocasionadas por descargas atmosféricas (raios), apagões ou instabilidades na rede de energia elétrica.
Como pedir ressarcimento de aparelho queimado por queda de energia CEE?
0800 721 2333 ou em uma Agência ou Posto de Atendimento da CEEE-D mais próximo. Este tipo de solicitação não é feito no Portal da CEEE-D (Agência WEB). Essa informação foi útil?
Caso o consumidor encontre alguma dificuldade em realizar o pedido de ressarcimento, pode buscar ajuda no Procon Estadual mais próximo para intermediar esse processo,através do WhatsApp (83) 98618-8330, ou disque 151 gratuitamente. Se preferir, acesso o nosso site www.procon.pb.gov.br.
Se sua máquina é de uma marca boa e confiável, e o reparo não for mais do que 25% do preço de uma nova, vale a pena o conserto. De modo geral, a melhor dica é sempre avaliar o orçamento do conserto e comparar com os preços dos mesmos produtos novos no mercado.
Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.
Basicamente a cobertura de danos elétricos refere-se aos prejuízos causados pela variação de energia - sendo ela ocasionada por raios (fora do local segurado) ou não. Um raio caiu no transformador da rua e, devido a grande descarga elétrica, acabou danificando a minha geladeira.
Uma descarga elétrica por contacto indireto ocorre quando entra em contacto com algo que normalmente não está energizado, mas que passou a estar, em consequência, por exemplo, de uma falha (isolamento rasgado) ou de um erro na cablagem.
Quanto tempo pode ficar sem energia elétrica para ocorrer um dano moral?
Quanto tempo pode ficar sem energia elétrica para ocorrer um dano moral? Não existe um tempo mínimo pré-determinado para configurar dano moral por falta de energia elétrica. No entanto, por se tratar de um serviço essencial, conforme a Lei 8.078/1990, ou seja, o Código de Defesa do Consumidor (CDC):
Ao ter um equipamento danificado, o consumidor deve procurar a concessionária de energia elétrica, conforme orientação do Idec, pelos canais de comunicação (telefone, SAC, aplicativo, postos de atendimento ou site da empresa).
Em casos de constrangimento ou inclusões indevidas em Serviços de Proteção ao Crédito (SPC), o consumidor pode mover ações por danos morais. O constrangimento ou aborrecimento pela falta de informação adequada do fornecedor ou empresa podem gerar ação por danos morais.
O que devo fazer se meu aparelho eletrônico queimar com um raio?
O procedimento pode ser solicitado por telefone, pela internet (no site da concessionária) ou pessoalmente, nas agências de atendimento. “Caso a distribuidora não cumpra algum termo previsto, o cliente deve realizar uma reclamação na Ouvidoria da Aneel pelo telefone 167 ou pelo site www.aneel.gov.br.
O laudo de danos elétricos identifica problemas em instalações e equipamentos após eventos como surtos elétricos, queima de componentes ou curtos-circuitos. Ele é indicado para determinar as causas de falhas e propor soluções.
A frequência de eletrodomésticos queimando em um local pode ser indicativo para diversas causas. Voltagem inadequada, alteração na tensão, falha no aterramento, além de outros fatores são alguns exemplos. Quando a fiação do local é antiga (mais de 10 anos), é importante ter atenção redobrada.