Embora o Diesel não seja um hidrocarboneto aromático, ele contém hidrocarbonetos aromáticos em sua composição. De acordo com a ACGIH apenas traços (concentrações muito pequenas) de compostos voláteis como benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos são encontrados no diesel.
A gasolina, por exemplo, contém benzeno, tolueno e xileno (conhecidos como BTX), além de outros agentes químicos. O contato com a gasolina pode causar intoxicações, doenças crônicas (como o câncer) e até levar à morte. Fique atento às informações e cuide da sua saúde!
Quem trabalha com óleo diesel tem direito à insalubridade?
O contato direto com óleos minerais e óleo diesel dá direito ao adicional de insalubridade em grau máximo, nos termos do Anexo 13, da NR 15 da Portaria n. 3.214/78.
É empregado na produção de lubrificantes, borrachas, corantes, solventes e pesticidas. No Brasil, o benzeno é proibido em produtos acabados de uso industrial e de uso doméstico, admitindo-se sua presença como contaminante, no valor máximo de 0,1% em volume.
O óleo diesel é um combustível líquido derivado de petróleo, utilizado em motores ciclo Diesel (de combustão interna e ignição por compressão), composto majoritariamente por hidrocarbonetos com cadeias de 8 a 16 carbonos, podendo conter, em menor proporção, nitrogênio, enxofre e oxigênio.
Embora o Diesel não seja um hidrocarboneto aromático, ele contém hidrocarbonetos aromáticos em sua composição. De acordo com a ACGIH apenas traços (concentrações muito pequenas) de compostos voláteis como benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos são encontrados no diesel.
Como ele é produzido? O diesel S-10 tem 8% de biodiesel em sua composição e um teor de enxofre máximo de 10mg/kg, por isso o nome. Com essa composição ele consegue reduzir a emissão de partículas nocivas na atmosfera, causando assim, menos danos ao meio ambiente.
Qual é o combustível que possui benzeno em sua composição?
A gasolina comercializada em postos de combustíveis no Brasil pode conter até 1% em volume de benzeno - agente reconhecidamente carcinogênico, sendo importante fonte de risco ocupacional.
Por ser uma substância altamente tóxica e cancerígena, exige maior controle e precaução, admitindo-se que não há limite seguro de exposição (IARC, 2012; WHO, 2010). Segundo a OMS, o benzeno é altamente perigosos e pode afetar negativamente a saúde da população e o meio ambiente, quando exposta a esse agente.
Quem trabalha com óleo diesel tem direito a aposentadoria especial?
Por conta da exposição aos hidrocarbonetos (presente em óleos minerais, óleo diesel, gasolina e graxas), quem trabalha com óleo diesel mantém contato direto com agentes químicos, seja pela inalação de vapores de combustíveis ou pelo manuseio de óleos minerais, e, por isso, pode ter direito a aposentadoria especial.
O Óleo Diesel é um hidrocarboneto aromático? Uma das dúvidas mais comuns entre os profissionais da área é se o Diesel é ou não um hidrocarboneto aromático. A resposta é não.
Quem recebe óleo diesel tem direito à periculosidade?
ADICIONAL DEVIDO. Comprovado o labor da empregada em contato com inflamáveis decorrentes do abastecimento de gerador com óleo diesel, faz jus ao adicional de periculosidade, nos termos do art.
Os sinais de toxicidade aguda após exposição oral ao diesel são náusea, vômito, diarreia e irritação do trato digestório. A inalação de grandes quantidades de vapores de diesel ou a ingestão de fluidos a base de diesel podem causar sinais e sintomas não específicos de intoxicação como tontura, dor de cabeça e vômito.
O benzeno é assim: é um anel com 6 carbonos, com 3 ligações duplas, que são mais ou menos assim. Esta não é a única configuração do benzeno. Algumas vezes ele é mostrado como estando em ressonância, desta forma aqui, as ligações duplas alternam-se ao redor do ciclo bem assim.
Qual órgão do corpo é mais afetado pela exposição prolongada ao benzeno?
Segundo Arline Arcuri, a exposição a longo prazo, em concentrações menores, acaba se acumulando na medula óssea, atingindo as células do sistema formador do sangue. Assim, pode ocasionar vários tipos de cânceres.
De fato, o benzeno pode ser encontrado em sucos e refrigerantes, porém, em condições específicas e proporções que não causam prejuízos à saúde. Além disso, a maioria das bebidas vendidas no Brasil não têm a substância.
Quais as doenças que os frentistas estão expostos em postos de combustíveis?
Ao comparar frentistas e funcionários de pos- tos de conveniência, os pesquisadores registraram problemas de saúde respiratórios (25,5% entre os funcionários e 21% nos frentistas) e oftalmológicos (31,5% e 32,9%, respectivamente). Metade dos tra- balhadores das lojas relatou sofrer de sonolência e cefaleia.
A principal fonte de benzeno em postos revendedores de combustíveis é a gasolina. Em óleo diesel, por se tratar de uma fração bem mais pesada do petróleo, não se espera presença de benzeno.
Hemograma: O hemograma é um dos principais instrumentos laboratoriais para detecção de alterações tardias da hematopoese em casos de toxicidade crônica por benzeno. Deve ser realizado pelo método automático com hemocitoscopia criteriosa. Deve-se salientar que a coleta deve ser realizada, na ausência de jejum.
O Querosene 900ml - Itaquá é um produto derivado 100% do Petróleo que possui na sua composição Hidrocarbonetos Alifáticos e menos de 0,1% de Benzeno. Sua densidade a 20ºC é de aproximadamente 0,76 e se apresenta na forma líquida levemente amarelada com odor característico e baixa toxidez.
Qual a diferença entre diesel S10 e diesel S10 aditivado?
O diesel aditivado é um tipo de combustível que, além da composição básica comum, também tem aditivos especiais — substâncias químicas proporcionam vários benefícios ao veículo e ao meio ambiente. Por isso, ele garante MAX rendimento e durabilidade pro seu automóvel chegar mais longe!
O Diesel S-10 passa por um processo de refino diferente, o que eleva seu nível de cetano. Enquanto o Diesel S-500/1800 tem cetano de 42, o Diesel S-50 apresenta 46 e o S-10 tem cetano de 48. Isso melhora a qualidade da ignição, principalmente a partida a frio e o desempenho do veículo.