açúcar a sílaba tônica é o Sul. e quando uma paroxítona termina em r, ela deve ser acentuada, portanto, açúcar deve levar acento agudo. a dica é de acentuação maracujá, só que aqui está escrito maracujá.
Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.
10 Tipos de MARACUJÁS Mais Diferentes e CURIOSOS Que Você Não Vai Acreditar Que Existem
Porque melancia não tem acento?
Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento. O equívoco de como se escreve melancia é que outras palavras semelhantes levam acentuação, como “memória”, por exemplo. No entanto, essa é uma palavra paroxítona que termina em ditongo (me-mó-ria), logo, tem acento.
A palavra que precisa necessariamente receber acento gráfico é açaí (letra E)! Isso ocorre porque o “i” tônico forma um hiato com a vogal anterior, conforme a regra de acentuação: a - ça - í.
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
Não erre mais a grafia desse legume tão desprezado pelo gosto popular. Não erre mais. O certo é jiló com J. O nome desse fruto odiado por tantos e amados por poucos provavelmente vem de njilo, uma palavra do quimbundo, idioma da família do banto, de Angola.
O ponto de partida da língua-geral foi o tupi, língua falada pelos tupinambás, povos indígenas que habitavam o litoral do Brasil. O desenvolvimento dessa língua possibilitou um maior entendimento da organização social dos índios e, por conseguinte, facilitou a ação de conversão operada pelos jesuítas.
Açaí: acentua-se a vogal tônica do hiato, ela estando sozinha na sílaba, ou, acompanhada de "s". Ou seja, ela não é acentuada por ser uma palavra oxítona, mas, por ter como vogal tônica do hiato o "i".