Pode trabalhar sem CREA?
Não. O registro no Crea não é obrigatório. O Confea em reunião plenária (PL 0092/2007, Plenária Ordinária nº 1.339) assim decidiu: “(…) que seja facultado aos Técnicos de Segurança do Trabalho o registro no Crea;”.É obrigatório pagar CREA?
A anuidade é obrigatória para profissionais e empresas registrados, de acordo com a Lei 5194/66, que estipula que eles devem pagar uma taxa anual ao Conselho Regional ao qual estão vinculados.Quem precisa ser registrado no CREA?
Segundo a Lei Federal n.º 5.194/66 e a Resolução n.º 1.121/2019 do Confea, o registro no Crea é obrigatório a toda pessoa jurídica que se constitua para prestar ou executar serviços e/ou obras ou que exerça qualquer atividade ligada ao exercício profissional da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia e ...O que acontece se eu não pagar o CREA?
Caso o exercício seja encerrado sem o pagamento da anuidade devida, o valor fica sujeito à inscrição em dívida ativa e pode inclusive ser protestado em Cartório. Por exemplo, valores não pagos da anuidade 2022 ficam sujeitos à cobrança em dívida ativa a partir de 2023, caso não sejam regularizados.Precisa registrar empresa no CREA?
Sou obrigado a ter CREA?
3º “O registro é obrigatório para a pessoa jurídica que possua atividade básica ou que execute efetivamente serviços para terceiros envolvendo o exercício de profissões fiscalizadas pelo Sistema CONFEA/CREA”.Como posso interromper meu registro no Crea?
Como solicitar o serviço?
- Acesse o site e clique em CREANET para cadastrar seu login e senha ou acessar o ambiente profissional;
- Clique em Solicitações > Interrupção de Registro > preencha o formulário e anexe a documentação necessária para clicar em Confirmar.
É necessário ter CREA?
O registro no CREA é obrigatório para quem deseja exercer a profissão de engenheiro no Brasil. O CREA realiza fiscalizações que podem resultar na interdição de obras ou serviços inadequados, além da aplicação de multas e outras penalidades.O MEI precisa se registrar no CREA?
Empresas enquadradas como MEI, cujos CNAE's principal ou secundários sejam de atividades afetas as áreas abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA's, deverão se registrar no Conselho, indicando um profissional para ser responsável técnico, com atribuições compatíveis aos campos de atuação da empresa.Sou obrigado a pagar o Core?
Sim, é necessário cancelar o registro junto ao CORE-DF, se o representante comercial (Pessoa Física, Pessoa Jurídica e / ou Responsável Técnico ) deixar de exercer a profissão. Quem não dá baixa em seu registro, fica sujeito à cobrança judicial das anuidades, que acumulam a cada ano .O que acontece se eu não pagar o Crefito?
O pagamento da anuidade ao Conselho Regional da respectiva jurisdição constitui condição de legitimidade do exercício da profissão. § 6º A suspensão, por falta de pagamento de anuidades, taxas ou multas só cessará com a satisfação da dívida, podendo ser cancelado o registro profissional, após decorridos 3 (três) anos.”Por que pagar CREA?
Fiscalização em defesa dos profissionaisA anuidade é revertida principalmente em atividades pela defesa do exercício profissional. Por meio da fiscalização, o Crea-SP afasta leigos das atividades técnicas e garante o cumprimento do piso salarial da área tecnológica e em concursos públicos.