Seria meio ou meia?

Pois bem, fique atento à resposta: Meio, como advérbio de intensidade, sempre virá vinculado a um adjetivo e não sofrerá flexão de gênero, ou seja, se o adjetivo vinculado ao advérbio estiver no gênero feminino, ele não deverá sofrer alteração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br

É meia pizza ou meio pizza?

“Meio” e “meia”

No sentido de “um pouco” ou “mais ou menos”, “meio” é invariável, por isso não flexiona. Mas se for no sentido numérico da palavra, quando “meio” significa “metade”, ele concorda com o verbo. Por exemplo: “ele pediu uma pizza meia calabresa, meia mussarela.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.portalpos.com.br

É meio triste ou meia triste?

Se a pessoa quiser dizer que está triste, deve usar o advérbio de intensidade “meio” (que, vinculado a um adjetivo, não flexiona), inclusive se o sujeito for feminino (exemplo: Ela está meio triste). O “meia” deve ser usado quando a frase for relativa a uma fração de número (exemplo: O grupo já tomou meia garrafa).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em redeglobo.globo.com

Estou meio cansada ou meia cansada?

A palavra "meio" reduz a força do adjetivo "cansada". Não se trata de um adjetivo, mas de um advérbio, uma classe de palavras que é invariável (ou seja, não tem masculino e feminino). Portanto, "meia cansada" é aquela que você usou o dia inteiro no pé e que está inteiramente cansada de você.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em colegioanglomorumbi.com.br

O que é meio triste?

Isso ocorre principalmente às mulheres por causa da concordância feminina. Alguém desatento logo diria que “meia triste” é uma meia, aquela que usamos no pé, com fragrância prejudicada, com odor negativo, com fedor, ou seja, com o popular chulé.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

MEIO OU MEIA ?4° ANO

Estou meio gripada ou meia gripada?

Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em catho.com.br

Estou meia perdida ou meio perdida?

Usamos a palavra meio quando podemos substituí-lo por “um pouco”, “mais ou menos”, “metade” ou quando ela é um substantivo masculino. Por outro lado, usamos a palavra meia quando podemos substituí-la por “metade de uma” ou quando ela é um substantivo feminino.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorialpaco.com.br

É menos ou menas?

Outra palavra usada de forma equivocada é menas. O uso correto é menos, advérbio de intensidade, que não varia no gênero, sendo acompanhado de substantivo masculino ou feminino, por exemplo: Há menos pessoas no local, entre ontem e hoje.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em colegiomonforte.com.br

A garrafa estava meio cheia ou meia cheia?

A forma correta é meio cheia. Meio é um advérbio e, portanto, invariável. Os advérbios qualificam verbos, adjetivos ou outros advérbios. Neste caso, meio qualifica o adjetivo que lhe segue - cheia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Faz dois meses ou faz dois meses?

Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ead.unisinos.br

Estou onde ou aonde?

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

Estava meio nervosa ou meia nervosa?

O termo que modifica um adjetivo é o advérbio, o qual é invariável em gênero e em número. Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Está certo falar meio-dia e meia?

Depois de entender estes significados, vamos ao veredito: o correto é “meio-dia e meia“! Isso porque o “meia”, neste caso, é um numeral que refere-se à metade de uma hora – é como se você estivesse dizendo “meio-dia e meia hora”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br

Sou meio maratonista ou meia maratonista?

Deve concordar com o substantivo a que se refere: “Bebeu meio litro de uísque”; “Bebeu meia garrafa de cerveja”; “Leu um capítulo e meio”; “Leu uma página e meia”; “É uma hora e meia”; “É meio-dia e meia (hora)”... 2) A palavra meio, quando significa “mais ou menos”, é advérbio de intensidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Como usar o meio?

Quando o meio equivale a um pouco mais ou menos, quer dizer que ele sempre vai ficar no. masculino singular meio. pra que ele vá para o feminino, ele tem que equivale a metade. Então pensa assim, ó meio equivale a metade, ele pode variar, meio equivale a um pouco, ele não varia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tiktok.com

A receita está meio ou meia rasurada?

O correto, segundo a norma padrão, é usar "meio" nessa frase porque se trata de advérbio de modo, já que tem sentido de "um pouco, mais ou menos". Logo, deverá ficar invariável, ou seja, no masculino singular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

Qual e a única alternativa incorreta quanto ao uso da palavra "meia"?

A única alternativa incorreta quanto ao uso da palavra “meia” é: a) As jogadoras estavam meia decepcionadas com o campeonato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exercicios.mundoeducacao.uol.com.br

E ela mesma ou e ela mesmo?

Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio, significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curso-objetivo.br

Qual o plural de meia diária?

meias-noites | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Quando usar bastante ou bastantes?

Se “muito” sofrer variações, ele é adjetivo e concordará sempre com o substantivo devendo ser utilizada a forma “bastantes”. Se não sofrer variações ele é advérbio, portanto, invariável devendo permanecer na forma singular “bastante”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

O que fazer quando está meio triste?

O que fazer quando você fica triste do nada
  1. Tire um tempo para entender suas emoções.
  2. Busque atividades que te dão prazer.
  3. Cuide do seu corpo.
  4. Se conecte com quem você ama.
  5. Como é a tristeza da depressão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.linkedin.com

Quando usar o meia?

Meia só será aplicada quando do uso do substantivo ou para indicar um numeral fracionário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br

Qual é o adjetivo de meia?

Uma regra prática para empregar corretamente o advérbio meio ou o adjetivo meia é tentar substituir esses termos pelas palavras mais ou menos e metade, respectivamente. Onde couber a palavra mais ou menos, emprega-se o termo meio (advérbio); onde couber a palavra metade, emprega-se o termo meia (adjetivo).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nilc.icmc.usp.br