Na igreja católica, Cosme e Damião são considerados os protetores dos médicos. A celebração é litúrgica, com missa celebrada em homenagem aos santos, relembrando seus feitos.
Segundo ele, “é uma tradição de candomblé e de umbanda, onde os santos católicos Cosme e Damião são sincretizados com ibejis e doum, que são entidades consideradas entidades infantis dentro da umbanda e do candomblé”.
Assim, os Ibejis ou Erês passaram a ser identificados como São Cosme e Damião, já que eles são divindades gêmeas e infantis. Na Umbanda, acredita-se que erês são espíritos de crianças evoluídas que não chegaram a encarnar e que estão muito próximas dos Orixás, transmitindo suas sabedorias.
Os personagens bíblicos são exemplos para a sociedade?
O que a Bíblia diz sobre Cosme e Damião?
Um pouco sobre Cosme e Damião Hebreus 12.1-3 Os santos Cosme (“enfeitado”) e Damião (“popular”) da Mesopotâmia nasceram na Ásia Menor. Seu pai, que era pagão, morreu enquanto eles ainda eram crianças, e sua mãe, Teodota, os criou na fé cristã.
Dentro dos terreiros, os Erês costumam trabalhar após a linha dos caboclos ou dos pretos-velhos. Também existem os trabalhos comandados por eles mesmos. Eles gostam de ambientes coloridos, músicas alegres e, claro, doces e brinquedos. Durante os trabalhos, é comum vê-los dançando, cantando e brincando.
É importante destacar que essa distribuição não é uma prática da Igreja Católica Apostólica Romana, por isso o porquê dos católicos não distribuírem doces no dia de São Cosme e São Damião.
O que significa Cosme e Damião para os evangélicos?
Cosme e Damião (ou Acta e Passio) eram médicos e pregavam a fé cristã, enquanto cuidavam dos enfermos. Segundo a história, eles foram presos e mortos, por não se curvarem diante de outros deuses. Com o tempo, eles foram canonizados e se tornaram populares entre os devotos do catolicismo.
Porque os santos da Igreja Católica são os mesmos da Umbanda?
Muitos dos santos católicos têm representações dentro de religiões de matrizes africanas, graças ao período da escravidão no Brasil, onde os negros não podiam cultuar sua religião de berço.
No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.
Nos terreiros de Umbanda e Candomblé, a festa de Cosme e Damião é um dos eventos mais esperados do calendário religioso. Durante as festividades, é comum a realização de rituais com cânticos, danças e oferendas para celebrar tanto os santos cristãos quanto os orixás africanos.
Por que Cosme e Damião são ligados aos Erês na Umbanda? Pureza e inocência: Tanto Cosme e Damião quanto os Erês simbolizam a pureza, o amor incondicional e a inocência.
Protetor das crianças, esse orixá duplo tem seu nome muitas vezes mencionado no plural, como sinônimo de “gêmeos”, aos quais protege especialmente. Tem temperamento travesso e brincalhão, já que seu domínio é a infância, e sua simbologia, a da inocência.
OFERENDA DE DOCES Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim... tudo o que quiser, pois será consumido pela assistência, médiuns e Erês em terra.
O que significa um doce oferecido por Cosme e Damião?
"Os doces são distribuídos nessa data para poder compartilhar com as pessoas a energia das crianças, trazer sobre elas proteção, cura e orientação nos seus caminhos espirituais", diz Pai Luciano de Oxalá, babalaô da Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas, no DF.
No candomblé e umbanda, Cosme e Damião são associados com Ibeji, dois orixás gêmeos filhos de Xangô e Iansã. Aqui no Brasil, as religiões de matriz africana decidiram manter a celebração a Cosme e Damião/Ibejis no dia 27 de setembro.
O cristão verdadeiro sente-se livre das correntes e influências supersticiosas. Portanto, pode comer doces à vontade, contanto que não prejudique sua saúde. E não deixe de pedir a intercessão de São Cosme e São Damião, rezando pelas pessoas que confundem fé e superstição.
As grandes oferendas são, geralmente, compostas por comidas salgadas, vários animais e outros quitutes e os doces aparecem como um elemento extra, algo que é além do pedido, que ultrapassa a obrigação e reforça os afetos e a crença com e nos orixás.
A Bíblia diz: "Não farás para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus Zeloso. “ (Êxodo, 20: 4,5).
A saudação aos Erês na Umbanda é geralmente feita como "Salve as Crianças!" ou "Salve os Erês!". Também é comum usar a saudação "Bejiróó! Oni Beijada!", que significa "Ele é dois!".
"Cosme e Damião a sua casa cheira, Cheira cravo, cheira rosa, cheira flor de laranjeira" Nossa casa cheirou amor, gratidão e muita alegria! Salve a Ibejada, salve a alegria, a essência das crianças da umbanda!