Animais homeotérmicos ou endotérmicos, como as aves e os mamíferos, são aqueles cuja temperatura corporal interna permanece constante, independentemente das variações da temperatura do meio externo.
As pessoas, ursos polares, pinguins e marmotas, assim como a maioria das aves e mamíferos, são animais endotérmicos. Iguanas e cascavéis, como a maioria dos outros répteis - juntamente com a maioria dos peixes, anfíbios e invertebrados - são animais ectotérmicos.
Os animais que possuem temperatura corporal mais ou menos constante, como nós humanos, os demais mamíferos e as aves, são denominados HOMEOTÉRMICOS. Os anfíbios, os répteis e os peixes não conseguem manter a temperatura constante, variando de acordo com o ambiente; eles são chamados HETEROTÉRMICOS ou PECILOTÉRMICOS.
Já os homeotérmicos mantêm sua temperatura interna relativamente constante por mecanismos fisiológicos dos quais variam de acordo com a produção e perda de calor metabólico (ex.: os pássaros e mamíferos). Neste caso a termorregulação é chamada de homeostase.
Quando falamos em animais ectotérmicos, estamos falando de seres que necessitam de fontes externas para conseguir manter sua temperatura. Isso quer dizer que eles precisam ficar expostos ao sol ou ficarem em algum local aquecido, como rochas. Um grupo de animais que apresenta essa característica é o dos répteis.
BIO LÓGICA! ENDOTERMIA HOMEOTERMIA vs ECTOTERMIA HETEROTERMIA
Quais são os animais ectotérmicos?
Os animais ectotérmicos não produzem calor suficiente para a termorregulação, assim, ajustam suas temperaturas corporais por meio de mecanismos comportamentais.
Animais endotérmicos, como aves e mamíferos, usam o calor metabólico para manter a temperatura corporal estável, que é frequentemente diferente da temperatura ambiente. Animais ectotérmicos, como lagartos e cobras, não usam o calor metabólico para manter a temperatura corporal, mas se mantém na temperatura ambiente.
No grupo dos animais de sangue quente estavam presentes as aves e os mamíferos, já no grupo dos animais de sangue frio estavam presentes os répteis, anfíbios, a maioria dos peixes e os animais invertebrados.
Os ruminantes e as aves são homeotérmicos, ou seja, são capazes de manter sua temperatura corporal profunda, dentro de certos limites, mesmo quando ocorre variação da temperatura do ar.
Entre os animais, apenas as aves e os mamíferos conseguem manter suas temperaturas em um nível constante, favorecendo o metabolismo mesmo diante de oscilações térmicas, recebendo, portanto, a denominação de homeotérmicos ou endotérmicos (animais de sangue quente).
Qual a diferença entre animais homeotérmicos e endotérmicos?
Animais homeotérmicos e endotérmicos são frequentemente tomados como sinônimos um do outro, porém estes são termos diferentes: os primeiros mantêm a temperatura corpórea estável, não importando a temperatura ambiente, e os segundos são capazes de gerar calor internamente por meio de reações metabólicas e contrações ...
Os animais homeotérmicos são aqueles que possuem a característica de manter a temperatura do corpo constante, ou seja, sem variação. Estes animais mantêm a temperatura corporal entre 35 e 40ºC (varia de espécie para espécie).
Como outros mamíferos e aves somos animais endotérmicos, isto é geramos calor interno e usualmente estamos mais quentes que o ambiente. Perdemos pouco calor para o ar porque ele é um isolante térmico. Ao tocarmos um sapo perdemos com facilidade parte de nosso calor para ele. Daí a sensação do sapo ser frio.
endotermia. Os répteis são ectotérmicos, isto é, dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpórea, daí aquelas cenas conhecidas dos jacarés tomando banho de sol à beira dos rios do pantanal.
Os mamíferos são animais endotérmicos, ou seja, regulam sua temperatura pelo controle da produção de energia interna, apresentando diversas glândulas, entre elas as glândulas mamárias que dão nome ao grupo.
Animais endotérmicos como os mamíferos – e também as aves – são conhecidos como 'de sangue quente'. Em contraposição, nos animais 'de sangue frio' (chamados de ectotérmicos), como peixes, anfíbios e répteis, a temperatura corpórea é diretamente dependente do ambiente externo.
Outros exemplos, tais como roedores, morcegos, marsupiais podem reduzir a temperatura corporal. O lêmur-pigmeu de Madagascar, por exemplo, pode passar 10 horas com temperatura abaixo de 7ºC.
Os peixes são sim pecilotermicos, assim como os répteis. Enquanto aves e mamiferos por exemplo são homeotérmicos. Ou seja pecilotermicos: animais de sangue frio, retira calor do meio onde vive. Homeotermico: Animais de sangue quente, que retirão calor da energia dos alimentos.
Designação de seres vivos animais cuja fonte de calor corporal provém fundamentalmente do meio exterior. Nos animais como os peixes, os anfíbios e os répteis, a intensidade metabólica é muito baixa e não existe revestimento que evite as perdas de calor.
Os poikilothermos, ou animais de sangue frio, não transpiram, o que fazem é procurar superfícies frias para arrefecer ou áreas quentes para aquecer. É o caso dos peixes, anfíbios, répteis e artrópodes. O suor é composto principalmente de água, sais minerais, ureia e ácido láctico.
Os anfíbios são animais pecilotérmicos, ou seja, têm sangue frio. Então contam com a ajuda da temperatura ambiental para se manter mornos ou frios. Se quiser encontrar um sapo, por exemplo, procure em locais em que não haja grandes variações na temperatura durante o dia.