Caso a roda chegue a esse estágio, o melhor a fazer é providenciar a sua substituição. Rodas de alumínio não podem ser desamassadas e precisam passar por processos especiais em oficinas especializadas”, explica Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.
Se o dano causado for apenas um arranhão ou trinca pequena, o técnico poderá fazer um reparo. Mas, se o caso for de roda empenada, quebrada ou amassada, é necessário adquirir uma nova, pois não é possível consertá-la. Por mais que tente e ela pareça estar reformada, falhas e fissuras internas ainda podem constar nela.
No geral, a reforma de rodas de liga leve ficam entre R$150 a R$300 para os casos de reparos leves como arranhões, fica em torno de R$ 50 a R$70 reais. Agora, as reformas mais complexas, como decapagem, desempeno e diamantação, podem custar até R$1500 reais.
Uma roda amassada desequilibra o conjunto roda-pneu, afetando a condução e acelerando o desgaste dos pneus. Ao identificar rodas amassadas no veículo, é importante procurar um especialista que possa avaliar a situação e sugerir a melhor solução.
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Tem como recuperar roda de ferro amassada?
Especialistas dizem que não é possível recuperar rodas de ferro se estiverem amassadas. Apenas rodas de liga leve. Neste caso, esse "desamassamento" pode ser feito de duas maneiras: de forma hidráulica ou por pressão.
Não. Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.
Quanto tempo demora para reformar uma roda? Isso varia muito do estrago da roda. Em média, o tempo é de dois ou três dias para que o item esteja totalmente recuperado. Mas, pode variar para mais ou para menos, de acordo com os danos na roda.
Na prática, a diamantação é um tipo de lapidação de rodas que oferece a recuperação de pequenos danos e renova o brilho da peça, especialmente focado em suas bordas, na parte de contato com os pneus, que geralmente ficam bastante desgastadas em relação ao resto.
Uma roda empenada pode causar vibração e instabilidade, desgaste irregular dos pneus, problemas de direção, desgaste prematuro da suspensão e aumentar o risco de acidentes. Evite esses problemas com uma avaliação profissional e mantenha suas rodas em boas condições.
Os pneus costumam entortar por dois motivos: deformação por pancadas ou desgaste irregular, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil.
Sentir vibrações anormais no volante, no assento ou em todo o veículo pode ser um indicador de problemas nos eixos ou na suspensão. Neste caso, essas vibrações podem ser mais pronunciadas em velocidades mais altas e geralmente sugerem que as rodas estão desequilibradas ou que há um problema de alinhamento.
As causas para o empeno das rodas são várias, mas estão principalmente relacionadas às vias por onde seu veículo trafega. A falta de conservação das ruas e rodovias no país é um fator de alto risco para as rodas. Entre os causadores mais comuns, estão os buracos e a falta de asfaltamento.
“Rodas amassadas ou rachadas podem ser retrabalhadas e, externamente, ficam como novas após a manutenção. No interior delas, porém, possíveis irregularidades estruturais colocam em xeque a segurança do veículo e, por consequência, a integridade de motorista e passageiros”, afirma.
Por vezes, a roda pode estar tão danificada que impede o correto assentamento dos talões, fazendo com que o pneu perca pressão lentamente. Este quadro, além de comprometer a segurança, reduz a vida útil do pneu, e pode inclusive chegar a danificá-lo de forma irreversível.
Há duas técnicas para desempenar rodas que são bastante conhecidas: desempeno por gabarito e desempeno por máquina hidráulica. O desempeno por gabarito é um processo rápido e simples. Ele é realizado com uma pressão para desamassar, sem ser necessário esquentar a roda.
Na troca de pneus do carro, é importante realizar o alinhamento e o balanceamento das rodas, pois isso garante a estabilidade, a segurança e a durabilidade do conjunto pneu-rodas e outros componentes da suspensão do veículo.
Caso a roda tenha ranhuras ou danos profundos, a próxima etapa é aplicar massa poliéster nas regiões externas danificadas e, logo depois, soldar, caso seja necessário. O acabamento também é importante para remover o “grosso” do material, e pode ser feito com lixa 220 a seco ou com água.
Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas. Por outro lado, se o seu veículo usa um sistema de tração dianteira ou traseira, ele precisa de um alinhamento frontal ou alinhamento do ângulo de empuxo.
A cambagem, dianteira ou traseira, nada mais é do que um procedimento relacionado ao ângulo formado entre a vertical do veículo e a inclinação da roda, seja ela positiva ou negativa.
A falta do balanceamento pode se desenvolver com o tempo, à medida que a banda de rodagem se deteriora com o uso e a distribuição de peso muda. Ao colocar os pneus em situações de estresse excessivo, como dirigir em estradas precárias, frenagem bruscas e as curvas intensas podem acelerar ainda mais esse processo.