Aqueles que, embora tenham manifestado o desejo de receber o Batismo, não querem arrepender-se de seus pecados – notadamente, do sexo extraconjugal –, não podem receber este sacramento.
Aqueles que estão vivendo juntos na imoralidade sexual precisam separar-se. Desde que o arrependimento começa antes do batismo (Atos 2:38), uma pessoa que não está disposta a deixar uma relação pecaminosa não está preparada para ser batizada para remissão dos pecados.
Em seguida vem o segundo e mais importante que é viver para Cristo. O primeiro é o básico. E ele significa que o projeto de vida pecaminoso deve ser deixado para trás, sepultado. Por isso, uma pessoa que está vivendo em pecado não pode receber o sacramento do batismo, pois não deixará para trás o seu pecado.
A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé. Consequentemente, se for um casal, devem ter recebido o Sacramento do Matrimônio (casados na Igreja). Se forem solteiros (que não convivem maritalmente) basta que sejam católicos e confirmados na fé (que receberam o sacramento da Crisma).
Ora, o Batismo apaga o pecado original e – no caso de adultos – também o atual com a pena correspondente. O recém-batizado fica puro. Faz participar na vida divina trinitária mediante a graça santificante, a graça da justificação que incorpora em Cristo e na Igreja: este efeito batismal é consequência do primeiro.
“Um batismo inválido invalida quaisquer sacramentos subsequentes, especialmente confirmação, casamento e ordens sagradas”, afirmou a diocese de Phoenix em uma página da internet.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
No Novo Testamento, Paulo relaciona dezessete pecados mortais: “Adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias.” Há os pecados contra a fé (incredulidade de Deus e heresia), contra a ...
De acordo com a Bíblia, os únicos requisitos para que o pecador seja perdoado são os seguintes: 1. Arrepender-se do pecado: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19).
1Coríntios 6:18 TB. Fugi da fornicação. Todo outro pecado, qualquer que o homem cometer é fora do corpo; mas aquele que comete fornicação peca contra o seu próprio corpo.
Quem está em fornicação pode ter oportunidade na Igreja?
As transgressões mais sérias, tais como a violação da lei civil, abuso do cônjuge ou de crianças, adultério, fornicação, estupro e incesto em geral requerem uma disciplina formal da Igreja. Essa disciplina formal pode incluir restrições do privilégio de participação na Igreja ou a perda da condição de membro da Igreja.
Aqueles que, embora tenham manifestado o desejo de receber o Batismo, não querem arrepender-se de seus pecados – notadamente, do sexo extraconjugal –, não podem receber este sacramento.
Quando o batismo é válido? O batismo é ordinariamente válido quando o ministro (bispo, presbítero ou diácono) – ou em caso de necessidade qualquer pessoa batizada – derrame água sobre o batizando, enquanto diz: ““N…, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
O Sacramento do Batismo não pode ser anulado, uma vez que ele tem um caráter indelével, ou seja, ele imprime uma marca em cada pessoa batizada que não pode ser apagada.
O que acontece no mundo espiritual quando nos batizamos?
O batismo nos faz partícipes em tudo na vida de Cristo, e nos abre a porta da eternidade. Em virtude do Espírito Santo, o batismo nos imerge na morte e ressurreição do Senhor, afogando na fonte batismal o homem velho, dominado do pecado que nos afasta de Deus, e nos fazendo nascer homem novo recreados em Jesus.
O próprio Senhor afirma que o Batismo é necessário para a salvação. Por isso, ordenou aos seus discípulos que anunciassem o Evangelho e batizassem todas as nações. O Batismo é necessário para a salvação de todos aqueles a quem o Evangelho foi anunciado e que tiveram a possibilidade de pedir este sacramento.
Jesus ensinou que o batismo é necessário para entrar no reino de Deus. Embora muitas igrejas cristãs concordem que o batismo é importante e necessário, o que elas ensinam sobre o batismo varia muito.
Procure sua certidão de batismo. Ela estará na paróquia onde você foi batizado. Um batismo válido significa que água foi derramada sobre você em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É só isso.