Por que Maria ungiu Jesus? Ungir a cabeça de um convidado com óleo comum era prestar-lhe honra; ungir-lhe ao mesmo tempo os pés era demonstração desusada de respeito, mas ungir-lhe a cabeça e os pés com nardo, e em tal abundância, era um ato de homenagem reverente raramente prestada até mesmo aos reis.
Resumo. O Evangelho segundo João narra como “Maria, tendo tomado uma libra de perfume de nardo puro e muito caro, perfumou os pés de Jesus e, com seus cabelos, enxugou os pés dele”, sendo que “a casa ficou repleta do odor do perfume” (Jo 12,3).
Maria ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos - Jo 12,1-11. Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele tinha ressuscitado dos mortos. Lá, ofereceram-lhe um jantar. Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Quem era a mulher que quebrou o vaso de alabastro na cabeça de Jesus?
O coração de Maria se partiu por Jesus ao ela quebrar o vaso de alabastro de perfume. E Jesus tomou o coração partido dela e a curou ao declarar que ela não era mais uma pecadora!
MARIA UNGE OS PÉS DE JESUS | SERIE PANORAMA BÍBLICO | Podcast LPC - EP 01
Simão, o fariseu, é o mesmo que Simão, o leproso?
Simão é por vezes identificado como sendo o mesmo Simão, o Fariseu (Shimon ben Gamliel), mencionado em Lucas 7 como o anfitrião de um jantar no qual os pés de Jesus foram ungidos por uma mulher. Segundo João 12, Maria, Marta e Lázaro ofereceram um jantar a Jesus seis dias antes da Páscoa (e sua crucificação).
Quem era a mulher que derramou perfume nos pés de Jesus?
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
A mulher pecadora: Ela não tem nome e nada justifica que possa ser identificada com Maria Madalena. Ela é chamada pelo narrador e depois também pelo fariseu de “pecadora” (7,37.39).
A MULHER DO ALABASTRO aborda a história de uma mulher de nome desconhecido. Há ainda, no meio teológico, muitas duvidas de quem ela realmente foi, porem, está mulher tem sido inspiração para muitas canções e pregações: sua história nos desperta a viver um relacionamento de intimidade com Jesus.
Bem, nessa época, Simão já não seria mais um leproso, porque se ele fosse, seria um pária e não poderia realizar uma festa em sua casa e ter pessoas presentes. Isso nos diz que esse Simão foi um leproso no passado e, provavelmente, deve ter sido curado por Jesus.
Tivemos a curiosidade de transformar 300 denários, que é o valor mencionado na Biblia, ao valor corresponde em REAIS nos dias atuais. Descobrimos que esse valor correspondia a 300 dias de trabalho que equivalem a bagatela de R$ 15.000,00 (Quinze mil reais)😱
Jesus é ungido por duas vezes em Betânia. Jesus foi ungido dias antes de sua crucificação, nas duas vezes por mulheres. Na primeira, (João 12) Jesus foi ungido por Maria, irmã de Lázaro, em sua casa. Maria derrama o perfume sobre os pés de Jesus e depois com os seus cabelos os enxuga, em sinal de amor e reverência.
Unguento: Era uma gordura misturada com perfumes especiais que lhe davam características muito desejáveis. Era utilizado para ungir os pés dos hóspedes, simbolizando a alegria pela chegada daquele hóspede, e desejando-lhe boas vindas (Jo 11.2; Dn 10.2-3; Rt 3.3).
Eram os principais mestres nas sinagogas, o que os favoreceu como elemento de influência dentro do judaísmo após a destruição do Templo. São precursores por suas filosofias e ideias do judaísmo rabínico.
Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada.
Na vida todo mundo precisa de um Simão, o cireneu, que ajudou a carregar a cruz de Jesus, para ajudar a carregar as nossas cruzes. Somos Simão Cirineu, discípulo de todos os tempos, que caminha após Jesus, levando também ele a sua cruz (Lc 23,26).
O perfume é muito mais do que um simples acessório estético. Ele é uma extensão da nossa personalidade, uma expressão de emoções e um elemento capaz de influenciar nosso humor e dos outros.
O Óleo de Nardo é citado 24 vezes na Bíblia e era muito usado para ungir as pessoas, normalmente para atribuir uma autoridade ou quando se necessitava de uma cura. Uma das passagens mais marcantes está no Novo Testamento em João 12, 3.
O Nardo, também conhecido como Jatamansi, é uma planta herbácea nativa das regiões montanhosas do Himalaia. Seu aroma é intenso, terroso e levemente doce, evocando uma atmosfera de serenidade e introspecção. É um aroma que convida à meditação e ao relaxamento profundo.
MIRRA: Cor Amarelo ouro, cujo significado bíblico é utilizado como. sinal de consagração e santificação a Deus, assim como. libertação, cura, purificação e mudança de vida. NARDO: Cor Vermelho Médio, cujo significado bíblico é utilizado.
Nesse jantar, Maria, irmã de Marta e Lázaro, traz um vaso de alabastro contendo quase meio quilo de um perfume raro e caro, e quebra-o derramando todo o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Seu propósito era agradecer a Jesus a ressurreição de seu irmão, que levantara da morte, e preparar o corpo de Jesus para a morte.
Quem foi a mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus?
Após presenciar o ato, é Maria Madalena quem vai visitar a tumba passados três dias do episódio. Seu retorno ao túmulo de Jesus faz parte de uma antiga tradição judaica de se conferir se o morto estava realmente morto. Porém, além de fazê-lo, seu outro propósito da visitar era ungir o corpo de Jesus.
Paulo, com o chamado especial de Cristo, tornou-se o grande propagador do Evangelho no mundo pagão, fora da Judéia. Pedro se chamava Simão. Jesus lhe mudou o nome, significando sua missão, como é habitual nas Escrituras: “Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Cefas!