Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos. A imagem dele segurando um tridente foi associada, por muito tempo, pelas religiões cristãs, como um "demônio", mas não existe "demônio" nas religiões de matriz africana.
Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade. Em geral, toda segunda-feira é tida como dia de Exu e das Almas.
O Tranca Rua(s) é uma falange/agrupamento de exus, as entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo, representado pelas cores branco, preto e vermelho, podendo também ser azul ou roxo.
Ele é responsável pela abertura dos caminhos, como a conquista de um emprego, ou o abandono de um vício, por exemplo. É um Exu de caminhos, como todos os Exus, mas o Tranca Rua é especializado em abrir caminhos e vencer demandas.
EXU TRANCA RUA É UMA ESPITUALIDADE MUITO FORTE E PERIGOSA. ENTENDA O PORQUE..
O que Exu Tranca Rua faz de mal?
O Exu Tranca Rua é visto, muitas vezes, como uma energia do mal, por pessoas que desconhecem a essência e o trabalho desta nobre entidade. Entretanto, ele em si, é uma grande falange de luz, que abre e fecha caminhos, de acordo com a necessidade e justiça divina.
Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos. A imagem dele segurando um tridente foi associada, por muito tempo, pelas religiões cristãs, como um “demônio”, mas não existe “demônio” nas religiões de matriz africana.
Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos. A imagem dele segurando um tridente foi associada, por muito tempo, pelas religiões cristãs, como um “demônio”, mas não existe “demônio” nas religiões de matriz africana.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Tranca Ruas é o guardião dos caminhos e responsável por limpá-los. É representado por um homem com uma capa e uma cartola, além de portar um tridente e fumar charuto.
Exu Tranca Rua das Almas é um espírito superior que protege as pessoas. Assim, é conhecido por abrir ou fechar caminhos. Mas, além disso, Tranca Rua ainda pode ajudar em questões do amor, dinheiro, saúde e muito mais. Tudo que você precisa fazer é se abrir para a força dessa entidade.
Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de obras boas. No catimbó, é considerado um "mestre juremeiro". Já na Umbanda, Zé Pelintra é um guia pertencente à linha do Povo da Malandragem.
Tranca Ruas é a força de Ogum na esquerda da Lei da Criação Divina. Se manifesta nos desequilíbrios da criação, naquilo que desordenou-se, no caos. Tranca Ruas é isso em essência, enquanto força energética, princípio espiritual e fundamento original no plano da Criação.
Mas, afinal, o que é Tranca Rua? É uma entidade da umbanda e candomblé e considerada um dos Exus mais importantes e poderosos. Ele é frequentemente invocado para questões relacionadas à proteção, abertura de caminhos, negócios e questões materiais.
Tranca Ruas é um exu e espírito venerado nas religiões de matriz africana. A figura ficou conhecida após uma polêmica depois que a frase "Só Jesus expulsa o Tranca Ruas das pessoas" foi exibida durante o show de Ludmilla no Festival Coachella, nos Estados Unidos, neste mês.
Possui caráter irascível, astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente e que gosta de suscitar dissensões e disputas quando não devidamente propiciado. Os filhos de Exu são pessoas que possuem personalidade e caráter ambíguos, não obedecendo aos conceitos que a sociedade aceita como normais.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos. A imagem dele segurando um tridente foi associada, por muito tempo, pelas religiões cristãs, como um "demônio", mas não existe "demônio" nas religiões de matriz africana.
Dentro da Umbanda e demais religiões de matriz africana, o dia 24 de agosto é dedicado ao Exu Tranca Rua, uma das entidades mais conhecidas dentro desses cultos.
A forma rápida de descobrir seu Exu. é fazer um jogo de Búzios, para que nesse jogo de Búzios. a gente descubra qual que é o seu Exu guardião, qual que é o catiço que te guarda, que te protege, que trabalha ali paralelamente. com as suas outras entidades, com o seu orixá, inclusive. dando caminhos também pra você.
Ele é uma entidade extremamente educada e fina, além de ser poderosa e sinistra. Exu Tranca Rua das Almas pode ser considerado o guardião das casas, das vilas e das pessoas. Além disso, ele ajuda as almas perdidas, que vagam em nosso mundo, a encontrarem a luz novamente.
1Pedro 3:3-4 NAA. Que a beleza de vocês não seja exterior, como tranças nos cabelos, joias de ouro e vestidos finos, mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.
Quando vem que tem algo errado, são briguentos, compulsivos ciumentos e sedutores. Os médiuns de tranca ruas de embaré sabe conquistar. com facilidade qualquer Pessoa, são muito manipuladores em exatamente tudo, porém filho de tranca rua de embaré consegue o que quer, tem atitude e pé no chão.