O ódio e a inveja levaram os irmãos de José a cometer outros pecados após vendê-lo como escravo. Eles tingiram a túnica no sangue de um animal e a deram ao pai, sabendo que o pai presumiria que José havia sido morto por um animal selvagem.
“Os patriarcas tiveram muita inveja de José e venderam o irmão como escravo para o Egito. Porém Deus estava com ele e o livrou de todas as suas angústias, fazendo com que caísse na simpatia do faraó, rei do Egito.
Em Gênesis, a Bíblia conta que José, filho de Jacó, recebeu uma túnica especial como sinal de amor de seu pai. Mas essa túnica acabou sendo motivo de briga e ciúmes entre os irmãos dele! 😳
Aliás, no Antigo Testamento, logo no Gênesis, encontramos um exemplo clássico de inveja, que é a história de Caim e Abel. Caim sentiu inveja do favor que Deus mostrou a Abel, o que o levou a cometer o terrível pecado de assassinar seu próprio irmão.
A inveja dos irmãos era uma manifestação de sua luta para reconciliar o favoritismo de seu pai com seu próprio senso de valor e lugar dentro da família.
A Inveja de seus irmãos: Como José superou a traição e alcançou a grandeza"
Quem teve inveja de Deus?
“Lúcifer ficou invejoso e enciumado de Jesus Cristo. Todavia, quando todos os anjos se curvaram diante de Jesus reconhecendo Sua supremacia e alta autoridade e direito de governar, ele curvou-se com eles, mas seu coração estava cheio de inveja e rancor” (Ellen G. White, História da Redenção, p. 14).
O egoísmo tende ser a raiz do ódio e consequentemente da inveja, pelo simples fato do indivíduo desejar o desconhecido e se iludir pelo que ele acredita que vem a ser o ideal para si, e por não conhecer a si mesmo prefere viver no vale das ilusões. Esse pecado é um dos mais torturantes desde os primórdios.
O que os irmãos de José fizeram com ele movidos pela inveja?
Movidos pela inveja, os irmãos de José conspiraram contra ele. Primeiro, planejaram matá-lo, mas, persuadidos por Judá, decidiram vendê-lo como escravo a mercadores ismaelitas por vinte moedas de prata.
Qual foi o único irmão que não traiu José do Egito?
José se esforçou para esconder os sentimentos ao ver seu irmão Benjamim, a quem ele não via há mais de 20 anos. (Lembre-se de que Benjamim é o irmão mais novo de José e seu único irmão por parte da mãe, Raquel, que morreu quando Benjamim nasceu.)
Qual é o significado espiritual da túnica de José?
A túnica, que representava a ligação especial entre José e seu pai, é agora manchada com o sangue de um bode, o que aumenta a dor de Jacó. Assim, a história da túnica de José serve como um lembrete poderoso de como a inveja e o ciúme podem levar a ações destrutivas e irreversíveis.
O ódio e a inveja levaram os irmãos de José a cometer outros pecados após vendê-lo como escravo. Eles tingiram a túnica no sangue de um animal e a deram ao pai, sabendo que o pai presumiria que José havia sido morto por um animal selvagem.
Introdução. Saul nomeou Davi líder de seus exércitos, mas ficou com inveja do sucesso de Davi e tentou matá-lo. Davi fugiu de Saul, e ele e os homens que se uniram a ele receberam ajuda de várias pessoas.
Pilatos invejava o poder do Senhor; Anás, Sua inocência; Caifás, Sua popularidade; Herodes, Sua superioridade moral; os escribas e fariseus Sua sabedoria. O que fizeram esses invejosos? Crucificaram Jesus entre os malfeitores para que Ele não fosse invejado.
A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição Católica. É considerado pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.
A inveja, como um fato clínico, é originária da intensificação do ódio, sendo mobilizada pela pulsão de morte voltada contra o próprio sujeito invejoso. O ódio tem como consequência o distanciamento de contato do invejoso com seu próprio ser.
No entanto, o seu irmão mais velho, Rúben, tentou livrar a vida de José e sugeriu que não o matassem, mas apenas o jogassem dentro de um poço vazio. Ele propôs isso porque planejava, secretamente, voltar mais tarde para resgatar José e levá-lo de volta ao seu pai. Os irmãos concordaram com a ideia de Rúben.
Caim matou Abel por inveja. Os irmãos de José do Egito jogaram ele num poço depois venderam ele por inveja. Quantas e quantas coisas aconteceram no período bíblico e até hoje acontecem por causa da inveja. Então a inveja minha gente ela não é só você desejar o que o outro tem.
Uma visão oposta atribui a Orígenes a primeira identificação do "Lúcifer" de Isaías 14:12 com o diabo e a Tertuliano e Agostinho de Hipona a divulgação da história de Lúcifer caído por orgulho, inveja de Deus e ciúme dos humanos.
As virtudes, êxitos e felicidade dos outros são para o invejoso uma força que ameaça o seu equilíbrio emocional, enfraquecendo terrivelmente o seu amor-próprio e a confiança nas suas capacidades criadoras.