Comer muito chocolate pode piorar o zumbido dos pacientes que já apresentam esse sintoma, principalmente pela quantidade de cafeína e açúcar contidos neste tipo de produto. O consumo equilibrado e a substituição por outros alimentos são meios eficazes de evitar o problema.
Quando esses níveis se alteram de forma repentina, pode-se sentir tontura e até zumbido nos ouvidos. Para quem já possui algum problema relacionado ao equilíbrio ou ao ouvido interno, o consumo de chocolate em excesso pode agravar os sintomas.
Alguns alimentos, como o café, refrigerantes e o chocolate, consumidos em excesso podem desencadear a labirintite em algumas pessoas. Por isso, a dica é não exagerar, caso você tenha episódios de tontura recorrentes e buscar ter uma alimentação mais saudável.
“A piora do zumbido pode acontecer cerca de 1 hora após tomar a cafeína, que é encontrada não apenas no chocolate, mas também no chá preto e no mate, nos refrigerantes, nos estimulantes e no chimarrão.
Alimentos ricos em sal podem levar à retenção de líquidos, o que pode contribuir para a elevação da pressão arterial. Isso pode piorar a tontura em pessoas que já sofrem de hipertensão. É recomendado que pessoas com tontura evitem alimentos processados ricos em sódio, como salgadinhos, conservas e fast food.
Chocolate e café pioram a LABIRINTITE e TONTURA? Saiba quais ALIMENTOS evitar!
O doce pode provocar labirintite?
A labirintite ou labirintopatia é uma doença que afeta o órgão labirinto, no ouvido, ocasionando tonturas e vertigens. A alimentação rica em açúcar refinado pode ser uma das causas da labirintite.
Algumas substâncias, como o açúcar e a cafeína, podem sim contribuir para alterações metabólicas capazes de desencadear ou agravar a tontura. Logo, o consumo de alimentos com esses componentes, como o chocolate e o café, deve ser moderado.
Cafeína: A cafeína presente em bebidas como café, chá preto, refrigerantes e chocolate pode agir como estimulante e aumentar a intensidade do zumbido em algumas pessoas. Sal: O consumo excessivo de sal pode levar a problemas de circulação, o que pode agravar o zumbido.
Quando chocolate e doces em geral são consumidos em excesso, eles podem causar não só zumbido, mas também tontura. Isso acontece devido a alguns mecanismos: A resposta metabólica do nosso ouvido ao mecanismo de regulação hormonal evolvendo a insulina — substância que atua para controlar a taxa de açúcar no sangue.
E o cacau do chocolate? As xantinas são um grupo de substâncias usadas como estimulantes cerebrais ou psicomotores, mas também estimulam a atividade da orelha interna e, quando ingeridos em altas doses, podem causar zumbido e tontura. São dividas em 3 grupos: cafeína (café), teofilina (chás) e teobromina (cacau).
O que é bom para aliviar a tontura? Para aliviar este sintoma, medidas como comer algum alimento doce ou salgado, beber água, repousar e respirar profundamente em um ambiente bem ventilado podem ajudar a amenizar a sensação de mal-estar. E, claro, se o sintoma persistir, ou for recorrente, consulte um médico!
O excesso de doces pode causar um desequilíbrio no organismo, agravando ou desencadeando quadros de vertigem. Quando consumimos uma quantidade excessiva de açúcar, o nível de glicose no sangue aumenta rapidamente. Isso resulta em um pico de energia seguido por uma queda abrupta dos níveis de açúcar no sangue.
Muitos dos potenciais malefícios do chocolate estão relacionados justamente ao excesso de açúcar, como diabetes, ganho de peso e compulsão alimentar - o popular "chocólatra". O consumo exagerado, mesmo das versões mais saudáveis, pode provocar problemas gastrointestinais.
REAÇÕES ADVERSAS A boa tolerância permite o uso prolongado de betaistina. Entretanto, foram reportadas reações adversas, sendo as mais freqüentes epigastralgia, exacerbação das úlceras pépticas, náusea, e vômito. Raramente, podem ocorrer ainda diarréia, cefaléia e sonolência.
Apesar de altamente calórico, e por isso não muito recomendado, o chocolate é um alimento que tem propriedades nutricionais, especialmente os meio-amargos ou amargos, pois contêm mais cacau. Mas, quando consumido em excesso pode provocar inchaço, náusea, acnes e dores de cabeça.
Quais são os alimentos proíbidos para quem tem labirintite?
No entanto, é importante evitar o consumo de alimentos que aumentam a inflamação e que podem piorar ou desencadear uma crise de labirintite, como açúcar, alimentos ricos em sal, biscoitos, refrigerantes, bebidas alcoólicas ou alimentos com cafeína como café, chocolate, chá preto e chá verde.
Alimentos como o abacaxi, o alho e o mirtilo podem reduzir e aliviar a sensação de zumbido, enquanto que o álcool, o café e o sal comprovadamente aumentam a sensação e desconforto causado pelo tinnitus.
Mas uma das melhores coisas sobre as bananas é que elas são repletas de potássio. Esta vitamina em específico interage com o sódio de algumas formas interessantes. Um dos efeitos colaterais dessa interação é a pressão baixa. A pressão alta pode causar o chiado nas orelhas e levar ao zumbido.
Os fármacos mais usados nesse tratamento são vitamina b12, melatonina e zinco; esse elemento exerce papel fundamental na cóclea e na via auditiva e sua reposição pode beneficiar os pacientes com zumbido, em especial os com deficiência do zinco [7].
A resposta é bem parecida com muitas outras dentro da medicina: o excesso faz muito mal para o organismo, em especial o labirinto, E aí não é só o chocolate que causa danos, mas todos os alimentos ricos em açúcar. A ingestão desses alimentos causa um aumento repentino da glicose e da insulina no nosso sangue.
Vitamina C e Potássio: ajudam a reduzir inflamações e regular os fluídos no ouvido interno. Frutas como laranja, banana e kiwi são boas fontes desses nutrientes.
O excesso de açúcar no sangue pode causar tontura?
Pode sim! O nosso labirinto é especialmente sensível às variações da glicemia e da insulina. Assim, é muito frequente que a tontura seja o primeiro sintoma que pacientes com diabetes ou alteração da glicemia podem apresentar. Por isso, sempre pesquisamos alterações da glicemia em pacientes com tontura.