No caso do missô, é indicado não usar mais do que 6 g da pasta por dia. Mas fique atento! Caso você tenha hipertensão, o alimento pode não ser indicado.
O missoshiro é considerado um prato que harmoniza perfeitamente as energias Yin e Yang, equilibrando corpo e alma. A sopa de missô também é um alimento de baixa caloria e alto valor nutricional, sendo por este motivo excelente para pessoas que buscam redução de peso de forma saudável e sem abrir mão do sabor.
Portanto, deve ser evitado o consumo em excesso e o uso não é recomendado para pessoas com pressão arterial alta, insuficiência cardíaca, cirrose do fígado e doença renal.
O Missoshiru é uma opção saudável, pois o missô é rico em proteínas, vitaminas e minerais, além de conter bactérias benéficas para a saúde intestinal. Já o dashi fornece umami, o quinto sabor, e pode auxiliar na redução de sal na dieta.
Evite o sushi e outras peças que contenham arroz. Pode comer, claro, mas com muita moderação. 3 – Molho Shoyo. Mesmo a versão light ele é uma bomba de sódio que causa muito inchaço, irritabilidade, alteração de humor, dor de cabeça e ainda podendo aumentar a pressão arterial e causar aumento do ácido úrico.
Quais são os piores alimentos para quem tem pressão alta?
Alimentos ricos açúcar ou sódio, linguiça e o pão branco, por exemplo, são inimigos da pressão alta quando ingeridos em excesso e fazem parte da rotina.
Quais são os benefícios e malefícios do missoshiro para a saúde?
Ajuda a emagrecer, pois é rico em probióticos que fortalecem o intestino e desintoxicam o organismo. Reduz o colesterol, pois contém fibras e proteínas que diminuem a absorção de gorduras. Combate os radicais livres, pois possui antioxidantes que protegem as células do envelhecimento precoce.
A água ajuda a manter as veias e as artérias lubrificadas, facilitando o fluxo sanguíneo; Consumir frutas e vegetais frescos, especialmente aqueles ricos em potássio e cálcio, como tomate, espinafre, aipo e alho; Evitar alimentos ultraprocessados, como enlatados, congelados e pré-prontos.
Uso na culinária: O missô é utilizado para marinar, temperar e glacear carnes e legumes, além de ser um substituto saudável para o sal em diversas receitas.
O ingrediente que dá origem ao missoshiro é o missô -uma pasta de soja fermentada com cevadas ou arroz-, um alimento muito nutritivo devido ao seu valor proteico. Os isoflavonoides também estão presentes no missô. Eles são ativos que melhoram a digestão e também agem contra o mau colesterol.
Pra que todos os benefícios nutricionais sejam conservados, não ferva nem cozinhe o missô, já que o calor destrói as bactérias boas persentes nele. Se quiser usar em sopas, coloque o missô alguns minutos depois de ter desligado o fogo, logo antes de degustar (a temperatura vai estar alta, mas não fervente).
A água de coco também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Ela contém magnésio, o que aumenta a sensibilidade à insulina. Portanto, pode ser benéfica para quem tem diabetes. Mas atenção: o consumo deve ser moderado, pois possui carboidratos em sua composição.
No dia a dia, experimente colocar uma colher de missô aqui e li nas suas receitas e vá aprendendo mais sobre o seu sabor e como ele pode incrementar até o mais simples prato do seu cardápio da semana.
Já o missô pasteurizado pode ser encontrado pronto no mercado, mas também oferece fibras prebióticas importantes para a saúde intestinal, conforme destacado pelo The Guardian.
🔴 O MISSÔ AKA (vermelho) tem mais soja na composição e apresenta cor e sabor mais intensos; 🔵 O MISSÔ SHIRO (azul) tem a mesma base que o Aka, mas com maior acréscimo de arroz, e apresenta cor e sabor mais suaves.
O Missô Natural, é um ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de soja, arroz e sal, respeitado o tempo de fermentação. O resultado é uma pasta usada principalmente para fazer a sopa de Misso e tempero dos mais variados pratos orientais.