Embora Israel não confirme que possui armas nucleares, a Federação dos Cientistas Americanos (FAS) estimat que o país possua secretamente um arsenal de armas nucleares de 70 a 400 ogivas. O Irã, por sua vez, não tem capacidade nuclear, apesar de desenvolver um programa atômico há anos.
De acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB per capita no Irã foi de 4.663 dólares no ano passado, enquanto em Israel foi de mais de 52 mil dólares.
Segundo o levantamento do Global Fire Power, o Irã ocupa a 14ª posição no ranking global de forças militares em 2024. Este ranking é baseado em mais de 60 fatores e inclui 145 países. Israel, por sua vez, está na 17ª posição.
Macron avalia usar arsenal nuclear francês para defender aliados da “ameaça russa”
Quantas bombas nucleares o Brasil tem?
No entanto, o Brasil ainda não possui armas nucleares, enquanto que Reino Unido já possui um arsenal dessas armas (oficialmente, cerca de 225 ogivas nucleares) e é um dos cinco "Estados com armas nucleares" de acordo com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
O conflito está vinculado na luta política entre a liderança iraniana e Israel, com Israel a procurar evitar supostas armas nucleares do governo iraniano e a destruição dos seus aliados como o Hezbollah no Líbano. As forças iranianas estão operando na Síria em apoio do governo de Bashar al-Assad.
O Irã considerou o ataque a Israel um sucesso. Mas, segundo o pesquisador iraniano e diretor do Centro de Estudos Árabe-Iranianos, com sede em Londres, Ali Nouri Zadeh, a ofensiva não rendeu pontos ao Irã. Ele diz que, pelo contrário, revelou fraqueza no regime iraniano ao não atingir nenhum alvo dentro de Israel.
Resumo: Irã ataca Israel, que diz que responderá; ONU pede para “diminuir temperatura” O Irã deu início a uma ofensiva sem precedentes contra Israel neste fim de semana. Foram lançados mais de 350 drones e mísseis contra o território israelense no último sábado (13).
As forças armadas do país estão entre uma de suas mais proeminentes instituições nacionais, influenciando a economia, cultura e política. Com uma poderosa indústria bélica nacional e oficiais experientes, o exército israelense é considerado uma das melhores forças armadas do mundo em termos de equipamentos e preparo.
No quesito de força terrestre, o Irã supera Israel em número de tanques e veículos blindados, com 4071 tanques e 65 mil veículos blindados, contra 2,2 mil tanques e 43 mil veículos blindados de Israel. O Irã também tem uma vantagem em relação ao número de lança-foguetes, com 775 em comparação com os 150 de Israel.
1º lugar - ESTADOS UNIDOS - Tem 1,3 milhão de soldados, 13.300 aeronaves, 303.553 veículos blindados de combate e 484 embarcações. Orçamento anual de US$ 760 bilhões. 2º lugar - RÚSSIA - Tem 830 mil soldados, 4.182 aeronaves, 151.641 veículos blindados de combate, 598 embarcações. Orçamento anual de US$ 82,6 bilhões.
Em caso de guerra entre Irã e Israel, Irã tem exército numericamente superior, com sistemas de mísseis avançados, mas equipamentos defasados. Israel destaca-se em defesa aérea com tecnologia como o Domo de Ferro. Irã investe em arsenal de mísseis, enquanto Israel tem gastos militares mais altos.
🇺🇸Ao avaliar o poder geral das forças militares do mundo, os EUA saem à frente em 60 anos, mantendo-se no 1° lugar do ranking, seguido pela. 🇷🇺2a Rússia (antecedida de ex União Soviética), 🇨🇳China aparece logo em terceira posição. 🇮🇳A Índia se coloca na quarta posição, à frente do.
O Irã tem 551 aeronaves em sua força aérea, segundo o Global Firepower. O arsenal conta, por exemplo, com 186 caças e 23 aviões de ataque. A Força Aérea de Israel, em comparação, tem 612 aviões, incluindo 241 caças e 39 de ataque.
Em 2021, a "guerra nas sombras" chegou ao mar quando Israel apontou o Irã como responsável pelos ataques contra navios israelenses no Golfo de Omã. E o Irã, por sua vez, acusou Israel de atacar seus navios no Mar Vermelho.
O governo do Irã apoia as atividades militares de seus aliados na Síria, Iraque e Líbano (Hezbollah) com ajuda militar e financeira. O Irã e a Síria são aliados estratégicos próximos e o o governo iraniano forneceu apoio significativo ao governo sírio durante a Guerra Civil Síria.
Mesmo não fazendo parte do restrito clube de nove países com bombas atômicas, o Brasil é hoje parte de outro seleto grupo. "O Brasil é um dos poucos países do mundo que tem jazidas de urânio e tem essa capacidade de produção de combustível nuclear", afirma Patti.
1 800 metralhadoras pesadas, 800 morteiros de 81 milímetros e 400 morteiros de 60 mm foram contados à parte como "armas leves". O International Institute for Strategic Studies (IISS) calculou 1 436 morteiros de 81 mm em 2024, incluídos na sua contagem das peças de artilharia.
Depois de 73 anos da bomba de Hiroshima, um estudo científico publicado na revista internacional Nature Food sustentou que Argentina e Austrália são os melhores países para sobreviver a uma guerra nuclear.