Quem tem direito a um profissional de apoio?

Estudantes com deficiência auditiva, visual, física ou intelectual ou com transtorno do espectro autista têm direito a um profissional de apoio.
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Quem tem direito ao profissional de apoio?

Crianças com deficiência têm direito a profissionais de apoio em sala de aula com base na legislação que garante a inclusão educacional e o direito à educação de qualidade para todos, independentemente das suas necessidades específicas.
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Quais transtornos tem direito a professor de apoio?

A deficiência visual e a deficiência auditiva são outras condições que podem justificar o direito ao professor de apoio. Alunos com cegueira ou baixa visão (CID H54) e aqueles com perda auditiva (CID H90-H94) enfrentam desafios relacionados à percepção de informação em ambientes de ensino tradicionais.
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Quem pode solicitar professor de apoio?

Os pais ou responsáveis por alunos com autismo têm o direito de solicitar a presença de um professor-auxiliar na escola. Esse pedido deve ser feito diretamente à instituição de ensino, por meio de um requerimento formal acompanhado de um laudo médico que comprove o diagnóstico de TEA.
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Quem são os profissionais de apoio?

O profissional de apoio escolar exerce, por exemplo, atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessário, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas.
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Profissional de Apoio Escolar: Quem tem direito e quando é necessário?

Qual o valor do salário de um profissional de apoio?

A remuneração total mensal estimada para o cargo de Profissional De Apoio é de R$ 1.795, com uma média salarial mensal de R$ 1.570.
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Quem tem TDAH tem direito ao professor de apoio?

SIM, alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) têm direito a medidas de apoio educacional, e isso pode incluir a presença de um auxiliar de sala, dependendo da necessidade específica de cada caso.
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O que diz a Lei sobre o professor de apoio?

O PL 953/2022 prevê a atuação dos profissionais de apoio na educação básica, profissional, tecnológica e superior, tanto na rede de ensino pública quanto na privada.
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Como posso solicitar um cuidador na escola?

A solicitação do profissional é realizada pela própria escola. O diretor e professor Coordenador realizam uma entrevista com os pais/responsáveis, preenchendo o Questionário Individual de Alunos que Necessitam de Cuidadores.
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Quais alunos têm direito a professor auxiliar?

Você chegou ao final da leitura e agora já sabe é obrigatória a contratação de professor auxiliar para alunos com autismo. O direito a ter um acompanhante especializado na sala de aula é garantido pela Lei nº 12.764/2012, a TODOS os alunos matriculados no ensino regular.
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Qual a diferença entre profissional de apoio e professor de apoio?

O Profissional de Apoio deve acompanhar o aluno com deficiência em todos os locais dentro do ambiente escolar, devendo auxiliá-lo também no cumprimento de atividades de sala de aula de acordo com as orientações do professor, sem poder substituir, todavia o professor ou qualquer outro profissional da escola.
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Quais os direitos de uma mãe com filho com TDAH?

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.
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Todo aluno autista precisa de um professor de apoio?

Mas, não poderá se recusar a matricular o aluno autista. Por lei, seja a escola particular ou pública, as escolas têm obrigação de contribuir com a inclusão escolar e providenciar o professor de apoio para acompanhar o aluno com o TEA.
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Quais CIDS dão direito a professor de apoio?

Segundo a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), essas condições podem ser identificadas por vários códigos, como F81 para transtornos específicos de aprendizagem, F84 para Transtorno do Espectro Autista, ou F70 a F79 para deficiência intelectual.
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Quem precisa de um professor de apoio nas escolas?

A presença desse profissional será obrigatória de acordo com a necessidade de apoio a estudantes do público-alvo da educação especial, como alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.
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Quem paga o professor de apoio na escola particular?

Esse profissional deve ser custado pela escola sem ônus para o aluno com Necessidades Especiais. As escolas particulares bem como as Públicas DEVEM ASSEGURAR O SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO PARA TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES, visando garantir condições de acesso, permanecia participação e aprendizagem.
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Quais alunos têm direito a cuidador escolar?

De acordo com a legislação vigente o cuidador destina-se aos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, que apresentam comprometimentos motores e sensoriais severos e necessitam de ajuda constante para locomoção, alimentação, higiene, cuidados pessoais e manuseio de ...
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Como fazer um laudo escolar?

Criar um roteiro com orientações sobre o relatório escolar
  1. 1º parágrafo: apresentar o que foi trabalhado na escola, os objetivos da disciplina e o que a turma fez para alcançar os objetivos.
  2. 2º parágrafo: apresentar os pontos positivos e características do aluno. ...
  3. 3º parágrafo: relatar os aspectos cognitivos.
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Quem tem direito a tutor na escola?

Mediador ou tutor são alguns dos inúmeros nomes dados ao profissional que tem por função acompanhar estudantes com autismo na sua escolarização. Diz a Lei Federal 12.764 que: “Em casos de comprovada necessidade, a pessoa com transtorno do espectro autista […] terá direito a acompanhante especializado”.
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Quem tem direito a ter um profissional de apoio escolar?

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), estudantes com deficiência auditiva, visual, física ou intelectual ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm direito a um profissional de apoio.
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O que diz a lei 14254?

LEI Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021

Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
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Quais são os CIDs para educação especial?

CID F81 – Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares. CID F81 é o código para Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Neste texto, apresento o significado do CID F81 e trago informações relevantes para atendimento ...
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Quem tem TDAH precisa de cuidador escolar?

Atualmente, a Lei 14.254/21 garante o acompanhamento integral aos alunos com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
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Quem tem direito a professor de apoio em sala de aula?

Quem tem direito? A LBI assegura a oferta de profissional de apoio para estudantes com deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou com autismo matriculados em qualquer nível ou modalidade de ensino de escolas públicas ou privadas.
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Quem tem TDAH pode usar o cordão de girassol?

Quem pode usar o Cordão de Girassol? O cordão pode ser utilizado por pessoas que convivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ansiedade, Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de humor, Doenças crônicas, entre outros.
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