Outras vacinas recomendadas são a pneumocócica conjugada 13 [valente] e a pneumocócica polissacarídica 23 [valente], ambas oferecem proteção contra a pneumonia, que pode ser fatal para pacientes asmáticos”, conta a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino.
A vacina também está disponível no SUS para pessoas vivendo com HIV/Aids; bem como pacientes com asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas; pneumopatias crônicas, exceto asma intermitente ou persistente leve; asma persistente moderada ou grave; cardiopatias crônicas; nefropatias crônicas, hemodiálise e ...
Quem tem direito a tomar a vacina Pneumo 23 pelo SUS?
Indicação: Para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão; com problemas de imunidade, entre outras condições).
A asma, por si só, não garante o direito a benefícios previdenciários específicos. Porém, casos graves da doença podem gerar uma incapacidade para atividades de trabalho. Nessas situações, é possível acessar o auxílio-doença, ou até mesmo a aposentadoria por invalidez. Tudo depende do quadro clínico do paciente.
Vacina Pneumo 23 protege contra doenças graves, como pneumonia e meningite. A vacina Pneumo 23 ou pneumocócica 23 protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. É indicada para crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos.
Para melhorar minhas Asma e Bronquite devo fazer a Pneumo 13 antes da Pneumo 23? |
Qual a indicação para a vacinação Pneumo 23 em idosos?
a população acima de 60 anos nas unidades básicas de saúde, por demanda espontânea, de acordo com esquema de vacinação abaixo: idosos saudáveis: Iniciar com uma dose de VPC 13 seguida de uma dose de VPP23 com intervalo mínimo de 6 meses, e uma segunda dose de VPP23 cinco anos após a primeira.
A vacina para rinite é indicada para pessoas que sofrem com reações alérgicas exageradas e que podem ser controladas, como rinite alérgica, sinusite, asma alérgica, conjuntivite alérgica e alergia a picada de inseto.
Alguns exemplos de doenças que podem dar direito à qualificação como PCD incluem: Doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, asma crônica, entre outras, quando essas condições causam limitações significativas na vida diária ou no desempenho das atividades laborais.
As doenças que podem dar direito ao benefício devem ser comprovadas por laudos médicos e perícia do INSS. A seguir, confira os principais CIDs associados ao auxílio-doença: Asma grave: com CID J45.
Embutidos, como salame, linguiça, presunto, mortadela e salsicha; Cereais refinados, como arroz branco, pão branco e macarrão branco; Proteínas com muita gordura, como picanha e costela bovina, carne de cordeiro e carne de porco; Bebidas alcoólicas, como vinhos, espumante de cerveja.
Nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), para pessoas a partir de 2 anos de idade, adolescentes e adultos com condições de saúde especiais que as tornam propensas a ter doença grave causada pelo pneumococo.
Muitas pessoas acreditam que a vacina Pneumo 23 é "superior" à Pneumo 20, mas não é bem assim! A Pneumo 23 é uma vacina recomendada apenas para grupos específicos, e ela é um reforço UM COMPLEMENTO das vacinas Pneumo 13, 15 e 20, protegendo contra outros sorotipos do pneumococo.
Quanto tempo dura a imunidade da vacina Pneumo 23?
A imunidade é adquirida cerca de 10 a 15 dias após a vacinação. Os níveis de anticorpos para a maioria dos antígenos permanecem elevados por pelo menos 5 anos, em adultos sadios. Em algumas pessoas, os anticorpos reduzem-se aos níveis pré-vacinação em um período de 10 anos.
O Ministério da Saúde incluiu no Sistema Único de Saúde (SUS) uma nova apresentação de omalizumabe em solução injetável em seringa preenchida para o tratamento de asma alérgica grave não controlada. A asma é uma doença inflamatória crônica que atinge as vias aéreas inferiores, como traqueia e brônquios.
O imunizante faz parte do calendário de vacinação infantil, mas pode ser indicado em outras faixas etárias: Bebê e crianças: de 2 meses de idade até os 5 anos. Pessoas com mais de 60 anos.
Qual o tipo de asma que dá direito à aposentadoria?
A asma ocupacional pode dar direito a aposentadoria por invalidez do INSS desde que o trabalhador esteja impossibilitado de retornar ao trabalho por tempo indeterminado e não puder ser reabilitado para uma outra função.
2 Aposenta por Invalidez? Sim, o transtorno misto de ansiedade e depressão (CID F41. 2) pode dar direito à Aposentadoria por Invalidez, desde que se comprove que a condição incapacita permanentemente a pessoa para o trabalho.
Os médicos suspeitam de asma amplamente com base no relato de sintomas característicos feito pela pessoa. Os médicos confirmam o diagnóstico fazendo testes respiratórios (testes de função pulmonar). O mais importante destes testes são as medições da quantidade de ar que a pessoa consegue soprar por segundo.
As pessoas com asma ocupacional podem ter direito à aposentadoria por invalidez, se sua condição as tornar permanentemente incapazes para o trabalho. A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido pelo INSS a trabalhadores que, devido a doenças ou lesões, não conseguem mais desempenhar suas atividades laborais.
Em outras palavras, ela traz uma proteção adicional para os tipos de pneumococos que não estão inclusos nas vacinas conjugadas. Os tipos a mais são: 2, 8, 9N, 10A, 11A, 12F, 15B, 17F e 20. Ela previne doenças como pneumonias, meningites e septicemia.
Atualmente, o tratamento está disponível somente em clínicas particulares. O custo é de um pouco mais de R$ 1,5 mil. "O paciente procura o médico e passa por testes. Depois, de acordo com os resultados, o especialista faz a solicitação para a produção individual da vacina em laboratório.