Os primeiros classificados vieram da Série C. Remo, Volta Redonda, Ferroviária e Athletic conquistaram o acesso e garantiram presença no segundo nível do futebol nacional do próximo ano. O último, inclusive, jogará o torneio pela primeira vez em sua história centenária.
Quem são os classificados da Série C para a Série B?
Os quatro piores colocados da primeira fase da Série C nesta temporada, por sua vez. estarão automaticamente rebaixados para a Série D do Brasileirão 2026. Os dois melhores colocados de cada grupo estão garantidos na Série B do Brasileirão 2026.
O Tricolor Pernambucano e a Lusa chegaram a ficar sem divisão nacional recentemente. Sampaio Corrêa, Aparecidense, Ferroviário e São José foram rebaixados na Série C de 2024 e disputarão o quarto nível nacional em 2025.
Com o fim da 37ª rodada da Série B, Ponte Preta, Ituano, Brusque e Guarani tiveram seus rebaixamentos confirmados e se juntam às outras 16 equipes que já estão na Série C de 2025. Além dos rebaixados da Série B, a competição contará também com Anápolis, Retrô, Maringá e Itabaiana, que subiram da Série D em 2024.
Para categoria D: ser maior de 21 (vinte e um) anos, estar habilitado no mínimo há 2 (dois) anos na categoria B, ou no mínimo há um 1 (um) ano na categoria C, e não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 (doze) meses.
De acordo com a nota divulgada pela CBF, a Série D 2025 irá iniciar no final de semana do dia 12 e 13 de de abril. Confira abaixo os grupos da competição e a tabela básica com a primeira rodada.
Na Série D deste ano, Retrô, Anápolis, Itabaiana e Maringá garantiram o acesso à Terceira Divisão Nacional. Na oportunidade, a equipe pernambucana ainda conquistou o título da competição.
A entidade distribuiu inicialmente para todos os 64 clubes R$ 400 mil como cota de participação na Série D. Porém, de acordo com o decorrer da competição (os avanços de fase), as equipes podem aumentar essa quantia oriunda da Quarta Divisão Nacional. Os finalistas do torneio irão faturar R$ 1,2 milhão.
De volta à competição após não ter calendário nacional no ano passado, o Santa Cruz está no grupo A3, que também conta com Ferroviário-CE, Horizonte-CE, Sousa-PB, Treze-PB, América-RN, Santa Cruz de Natal e o Central, o outro clube pernambucano na disputa.
Quem deseja migrar para a categoria E, deve ter, no mínimo, 21 anos completos e habilitação há um ano na categoria C ou D. É muito mais vantajoso para o motorista realizar a migração da categoria de CNH D para E.
Não. A categoria C não foi extinta da CNH. A CNH C é válida e concedida aos motoristas que atendam os requisitos e façam o processo de habilitação da categoria C. A CNH C é destinada, geralmente, aos motoristas profissionais, que transportam carga.
Os quatro clubes que garantiram o acesso assumirão o lugar dos quatro rebaixados na terceira divisão em 2024: Sampaio Corrêa, Aparecidense, Ferroviário e São José-RS.