Os setentas têm todos os poderes dos élderes, além do chamado especial e da ordenação para pregar o evangelho e servir como “testemunhas especiais” de Cristo no mundo. Os setentas, cujo ofício é mencionado no Novo Testamento, são também conhecidos como “ministros viajantes”.
Em segundo lugar, por "os 70" devemos entender os 70 discípulos enviados em Lc 10, caracterizados por dons iguais aos dos 12 apóstolos, tanto sinais e milagres Lc 10:1,9,17-19, como discernir o que já havia sido determinado no céu Mt 18:18.
Os setenta discípulos (em grego: ἑβδομήκοντα μαθητές, hebdomikonta mathetes), conhecidos nas tradições cristãs orientais como os setenta apóstolos (em grego: ἑβδομήκοντα απόστολοι, hebdomikonta apostoloi), foram os primeiros emissários de Jesus mencionados no Evangelho segundo Lucas.
Ao escolher 72 discípulos, Jesus indica a totalidade, a universalidade dos que anunciam o Bem. E, por ser doação de amor, a resposta é, igualmente, uma doação de amor e de dedicação total, gesto gratuito, generoso…
Os 7 espíritos de Deus são citados no livro do Apocalipse, mas também há uma correlação com aqueles citados no livro do profeta Isaías: o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria, o Espírito de entendimento, o Espírito de conselho, o Espírito de poder, o Espírito de conhecimento e o Espírito de temor do Senhor.
TERÇA-FEIRA | 17 de 23 de abril | QUEM SÃO OS SETENTA?
O que quer dizer na Bíblia os sete espíritos de Deus?
A expressão 'sete espíritos de Deus' em Apocalipse 3:1 e a profecia de Isaías 11:1-2 revelam a plenitude do Espírito Santo. Essa plenitude é uma manifestação da sabedoria divina, do conselho, da força, do conhecimento e do temor do Senhor.
O que são os 4 seres de Apocalipse? Em Apocalipse (4.7-8), são descritos 4 seres viventes: um como leão, outro como boi (ou bezerro), outro como homem, e outro águia. Parecem ser seres que incorporam, cada qual, um elemento dos quatro seres viventes de Ezequiel (1), que tinham 4 rostos: um rosto de cada.
Enquanto o número 70 representa a conclusão da ordem natural, ultrapassar o 70 representa alcançar ainda mais alto que a ordem natural, até chegarmos à era messiânica. Que seja rapidamente em nossos dias!
Lucas narra que Jesus envia um novo grupo: o dos 72 discípulos. Eles são enviados “na frente” do Senhor, como precursores, como preparadores da chegada do Reino de Deus. O número 72 é simbólico e indica a universalidade da missão: o número 72 é múltiplo de 12 para representar a totalidade do povo de Deus.
O que é o Projeto Missão 70? O Missão 70 não é apenas um projeto; é uma chamada à ação. Ele busca não apenas manter, mas expandir o alcance da igreja, envolvendo ativamente seus membros em ações evangelísticas.
O que significa sacudir a poeira dos pés na Bíblia?
Na saída deveriam até sacudir a poeira dos pés, indicando a reprovação aos oponentes (Cf. Marcos 6,7-14). O Papa Francisco fala que devemos ser Igreja “em saída”, ou seja, precisamos superar a tentação de nos fecharmos para dentro de nós mesmos, superando o intimismo ou a fé inerte e partindo para evangelizar.
A missão dos setenta tem uma prioridade, que É ANUNCIAR O REINO DE DEUS. Disse Jesus: “a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou a realizar a sua obra”, João 4.34. E agora, Ele diz expressamente: “anuncia-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus”, v.
O Jesus Ressurreto pregou, insistiu e repetiu por 40 dias para que o povo esperasse a descida do Espírito Santo em Jerusalém. No dia de Pentecostes, quantas pessoas estavam reunidas no cenáculo em Jerusalém esperando o Espírito Santo? A maioria vai responder: – 500!
O número 70 significa sabedoria interior, intuição, potencial, análise, espiritualidade e introspecção. Explicação passo-a-passo: Pessoas que ressoam com esse número tendem a analisar problemas e encontrar soluções.
Na tradição rabínica o seu nome é Sitis, e em textos da literatura pós-bíblica e no Testamento de Jó após sua morte Jó se casa com Diná, filha de Jacó.
Gn 4, 23-24). Pedro já é misericordioso, porque, na verdade, não é fácil perdoar sete vezes o mesmo pecado ao mesmo ofensor. Mas Jesus lhe responde com autoridade: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”, isto é, sempre, infinitamente!
Algumas edições da Bíblia falam do envio de 70 discípulos. Outras falam de 72. Depende do manuscrito que é seguido. Muito possivelmente, o número evoca todas as nações, citadas no capítulo 10 do livro do Gênesis.
Mas o número 72 também era simbolicamente importante para os pensadores judeus e cristãos (provavelmente por causa da importância simbólica de 6 na matemática grega antiga, o primeiro número perfeito, e 12 no pensamento judaico: 6 x 12 = 72).
Um outro detalhe é que Ieshua acrescenta o termo 70×7. O número setenta (70) na cultura israelita era também associado às nações estrangeiras (Bereshit Raba 37). Então podemos dizer que o perdão deveria ser tão abrangente que alcançaria até mesmo todas as nações da terra!
No livro do Apocalipse, o número 7 aparece repetidamente, simbolizando a plenitude do plano de Deus para a humanidade. Alguns exemplos incluem as sete igrejas, os sete selos, as sete trombetas e as sete pragas (Apocalipse 1:11; 5:1; 8:2; 15:1).
O nome "Eva" significa "mãe de todos os viventes", indicando o papel fundamental de Eva como a primeira mulher e a mãe de toda a humanidade. Ela foi criada por Deus a partir da costela de Adão, e juntamente com ele, foram os primeiros seres humanos criados por Deus.
Esses apóstolos e profetas são a Igreja do Novo Testamento e a do Antigo Testamento, respectivamente… Portanto, os vinte e quatro anciãos representam as doze tribos de Israel e os doze apóstolos. Eles representam todos os que venceram porque se mantiveram fiéis, tanto sob a antiga quanto sob a nova aliança.