Quem foram os nagôs?
Os nagôs compreendem uma série de indivíduos e também um conjunto de saberes africanos difundidos pelas comunidades de terreiro, onde se constituem estes conhecimentos. Os nagôs, embora predominem a cultura afro-brasileira, não são os únicos conhecimentos de vertente afro.O que é a religião nagô?
O Candomblé de nação Ketu, ou Nagô, é uma das expressões mais emblemáticas da herança africana no Brasil. Originado das tradições iorubás da região de Ketu, atual Nigéria e Benim, o Candomblé Ketu cultua os orixás — divindades que representam a natureza e conectam o ser humano ao sagrado.Quem são os Nagô-iorubás?
Nagô é um termo frequentemente usado para descrever os iorubás trazidos como escravizados para o Brasil durante a colonização e que passou a ser empregado de forma mais ampla para referir-se aos iorubás em geral.O que é nagôs?
Os nagôs, também chamados genericamente de sudaneses, eram oriundos de várias etnias, entre elas os jejes, iorubás, haussás, mahis e mandingas.VOCÊ SABE O QUE É NAGÔ? - PARTE 1?
Qual a religião do povo iorubá?
A religião iorubá é a religião dos orixás, como são chamadas as divindades dessa religião. Existem diversos orixás, entre eles estão Olodumarê, Iemanjá, Xangô, Oxóssi, Ogum, Iansã e Oxum. Estátuas de orixás no Dique do Tororó, em Salvador. Os orixás são divindades da religião iorubá.Quais são os orixás da nação Nagô?
Na Nação Ijexá são cultuados Ogum Avagã, Ogum Onira e Ogum Adiolá. Este último é um guerreiro guardião que trabalha na beira da água a mando de Oxum, Iemanjá e Oxalá. Ogum Avagã tem seu assentamento junto a Bára e Oiá. Na Nação Nagô são cultuados Ogum Uari, Alabedê, Olodê, Alé, Ogunjá, Mejê, Onirê e Soroquê.O que significa povo nagô?
A denominação é referente aos africanos de origem nagô – vindos da Costa da Mina, região onde Gana, Togo, Benim e Nigéria estão hoje localizados. Os nagôs eram oriundos de várias etnias, entre elas os jejes, iorubás, haussás, mahis e mandingas.O que é a religião Jeje-Nagô?
Jeje-Nagô é o termo utilizado para designar a fusão das culturas jejes (também referida pelos nomes fons, euês, minas, fantis, axântis) e nagôs (também referida por iorubá) principalmente nas religiões afro-brasileiras onde são cultuados tanto Vodum como Orixás.Quem é o rei de nagô?
Xangô - Ele É Rei de NagôQuantos orixás uma pessoa pode ter?
No Brasil, a quantidade pode variar entre 20 e 30 orixás cultuados, isso pode depender das tradições e regras da casa em que se está.Qual a maior nação de candomblé?
Candomblé Queto (Ketu) ou candomblé de rito nagô é a maior e a mais popular "nação" do candomblé, uma das religiões afro-brasileiras, tendo origens nas tradições dos povos da região de Queto, incluídos entre os iorubás ("nagôs").Quais são os orixás da religião iorubá?
Orixás (em iorubá: Òrìṣà) são divindades da religião iorubá representados pela natureza. Dividem-se em dois grupos, os aborós (em iorubá: aborò) ou orixás masculinos, e as aiabás ou orixás femininas. Foram enviados por Olodumarê para a criação do mundo e após isso, ensinar e auxiliar a humanidade a viver no planeta.Qual é o mito de criação dos iorubás?
Mito da CriaçãoHá dois grandes mitos Iorubas sobre a criação: um onde o criador é Obatalá, e outro onde o criador é Odudua. Na mitologia iorubá, o deus supremo é Olorum, chamado também de Olodumarê.