Os lombardos ou longobardos (em latim: langobardi; lit. "os de barba longa") eram um povo germânico originário da Europa Setentrional que colonizou o vale do Danúbio e, a partir dali, invadiu a Itália bizantina, em 568, sob a liderança de Alboíno.
Os lombardos foram uma das tribos que formavam os suevos e, durante o século I, viveram no norte da atual Alemanha e no baixo rio Elba. Ocasionalmente travaram batalhas com os romanos, mas parece que eram principalmente pastores e fazendeiros até o século IV.
Rei dos Lombardos (em latim: rex Langobardorum, plural reges Langobardorum) era o título dado ao monarca que governava este povo germânico a partir do século VI, até que a identidade lombarda fosse perdida, nos séculos IX e X.
A lei dos lombardos (Edictus Rothari), povo que se instalou na Itália no século VII e era considerado bárbaro pelos romanos, estabelecia uma série de reparações pecuniárias (composições) para punir aqueles que matassem, ferissem ou aleijassem os homens livres.
Durante a Idade Média, a Lombardia virou um importante centro comercial e político da Europa, inclusive com cidades como Milão e Pavia desempenhando papéis de destaque nas alianças e conflitos entre os estados italianos.
Belfort ou, em português, Belforte (em franc-comtois: Béfô) é uma cidade de Borgonha-Franco-Condado situada às margens da Savoureuse e capital do departamento do Território de Belfort.
Tem origem no latim silvester ou silvestris, “que vive nos bosques” ou “da floresta”. Embora seja mais comum na Península Ibérica, este nome de família é encontrado em outras partes da Europa, entre os ingleses (como Silvester ou Sylvester) e os alemães (Silvester e Vester).
Foi um povo marcado por grandes processos de migrações e que professava a religião pagã. No entanto, durante a passagem dos Lombardos pela Panônia, tiveram o primeiro contato com o cristianismo e a conversão veio a se efetivar durante o reinado de Vacão, quando tornaram-se católicos romanos.
O rei Odoacro liderou os hérulos, que invadiram Roma em 476 d.C. e destituíram o último imperador romano. Os germânicos eram povos que habitavam além da fronteira norte do Império Romano, nas terras conhecidas como Germânia.
Biografia. Ele era o filho mais novo de Carlos Martel e Rotruda. O seu apelido apareceu tarde na historiografia e é devido ao seu pequeno tamanho, "breve" significava "Curto" na época.
Carlos Magno parte então para as primeiras conquistas. A partir de 773, sela uma união com os domínios da Igreja Católica, atacando os lombardos, que capitulam em Pavia. Com esta vitória importante, Carlos Magno anexa a Lombardia.
Os alamanos (em latim: Alamanni, Allemanni ou Alemanni) eram um povo germânico ocidental, assim denominados pelos romanos, o povo de todos os homens. Eles próprios, entretanto, preferiam chamar-se de Suábios. Desde o século III, tentaram infiltrar-se pela fronteira romana do Reno-Danúbio.
Em estoniano, saks significa um homem nobre ou, coloquialmente, alguém rico e poderoso. O termo "saxões" (em romeno: Saşi) também se aplicava a germanos que migraram no século XIII para o sudeste da Transilvânia. Nas línguas celtas, a palavra para a nacionalidade inglesa deriva de "saxão".
Silvestre é um sobrenome que ressoa com raízes profundas na rica tapeçaria da história italiana. Originado da palavra latina 'silvestris', que significa 'da floresta', o sobrenome é prevalentemente encontrado em regiões repletas de paisagens naturais exuberantes.
“Silvanus” e sua forma feminina “Silvana” significam “pertencente às florestas” ou “da floresta”. Dado esse contexto, “Silvania” carrega conotações que remetem à natureza, florestas e ao mundo natural.
Sobrenome toponímico anglo-francês, com origem em localidades na Europa. Belfort fica na Borgonha-Franco-Condado, região leste da França, tendo origem no francês antigo para “bela fortaleza” (de bel, para bonita; e fort, do latim fortis, “fortaleza”).
No alto-alemão médio, o nome Wolf também era dado a pessoas gananciosas, perigosas ou cruéis. Famílias judaicas passaram a usar “Wolf” como identificação na Idade Média, em alusão às bênçãos de Jacob aos filhos que deram origem às Doze Tribos de Israel, especificamente à tribo de Benjamin (Gênesis 49:27).
A genética e ancestralidade dos italianos é oriunda sobretudo dos agricultores da Anatólia, que chegaram à Itália no Neolítico. Há uma notável diferença genética entre os sardos, os italianos do norte e os italianos do sul.
A Lombardia (em italiano Lombardia) é uma região da Itália setentrional com 10 088 484 habitantes e 23 854 km², cuja capital é Milão. Tem limites ao norte com a Suíça, a oeste com o Piemonte, a leste com o Vêneto e com Trentino-Alto Ádige, e ao sul com a Emília-Romanha. É a região mais populosa da Itália.
Gênova: a cidade mais antiga da Europa. Compartilhe: Gênova ou Génova, foi fundada há mais de 2.500 anos, a cidade portuária é a capital da região de Ligúria, no norte da Itália, próximo a fronteira com França e Suíça, disputando com Marselha o título de porto mais importante do Mediterrâneo.