Os asmoneus, (em hebraico: חשמונאים; romaniz.: Hashmonayim) também ditos asmoneanos ou asmonianos, eram os membros da dinastia governante durante o Reino Asmoneu de Israel (140 - 37 a.C.), um Estado judaico religioso independente situado na Terra de Israel.
Um período em que Antigo e Novo Testamento se separam por 4 séculos. Entre os anos 164 e 165 a.C., o exército selêucida comandado por Antioco IV Epífanes sofria mais uma derrota contra os insurgentes Macabeus.
Judas Macabeu ou Judas o Macabeu (em hebraico: יהודה המכבי, transl. Yehudah HaMakabi, lit. "Judas, o Martelo") foi o terceiro filho do sacerdote judeu Matatias. Liderou a revolta dos Macabeus contra o Império Selêucida (167-160 a.C.).
Os macabeus (em hebraico: Xמכבים ou מקבים; romaniz.: makabim ou maqabim; "martelos"; em grego: Μακκαβαῖοι; AFI: /makav'εï/) foram os integrantes de um exército rebelde judeu que assumiu o controle de partes da Terra de Israel, até então um estado-cliente do Império Selêucida.
O que foi o movimento de resistência dos Macabeus?
Os macabeus durante anos lideraram o movimento que levou à independência da Judeia e que reconsagrou o Templo de Jerusalém, que havia sido “profanado” pelos gregos. Após a independência, os hasmoneus deram origem à linhagem real que governou Israel até sua subjugação pelo domínio romano em 63 a. C..
Quem eram Os Macabeus (hasmoneus): resistência judaica no período interbíblico (intertestamentário)
Porque o livro de Macabeus não está na Bíblia?
Os protestantes rejeitam livros do Antigo Testamento por considerarem apócrifos, ou seja, de autoria duvidosa. São eles: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico e Baruc. Essa diferença se dá apenas no Antigo Testamento, sendo que há consenso no Novo Testamento.
Quando chegaram rumores da morte de Antíoco em uma expedição no Egito, em 170 a.C., Jasão reuniu 1000 homens e retomou a posição, mas não conseguiu mantê-la; quando o rei voltou do Egito, puniu severamente Jerusalém. Antíoco sacrificou um porco no altar do templo de Jerusalém e deixou Menelau governando os judeus.
O Primeiro Livro dos Macabeus, também conhecido como I Macabeus, é um dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento da Bíblia católica. Possui 16 capítulos. Vem depois do livro de Ester e antes de II Macabeus.
O propósito do Purgatório é nos preparar para o Céu. Uma das mais famosas está no Segundo Livro dos Macabeus (12, 32-45), onde lemos que Judas Macabeu rezou e fez com que fosse oferecido um sacrifício por alguns de seus homens, que foram mortos lutando pelo Senhor.
Este livro é uma síntese de uma obra em cinco volumes, escrita por Jasão de Cirene, de quem nada se sabe, nem da sua obra. A intenção de Jasão era encorajar os judeus a resistirem contra a imposição do helenismo.
Eram os principais mestres nas sinagogas, o que os favoreceu como elemento de influência dentro do judaísmo após a destruição do Templo. São precursores por suas filosofias e ideias do judaísmo rabínico.
1Judas ouviu falar da fama dos romanos; disseram-lhe que eram muito poderosos, que tratavam bem todos os que faziam acordos de paz com eles e que eram amigos de todos os que a eles recorriam, pois era grande o seu poder.
Os saduceus (em hebraico: צְדוּקִים Ṣĕdûqîm bnê Sadôq, "zadoquitas" ou "sadoquitas"; em grego: Saddoukaios) eram uma seita ou um grupo de judeus presente na Judeia durante o período do Segundo Templo, desde o século II a.C. até a destruição do Templo em 70 d.C. A seita foi identificada por Flávio Josefo com o alto ...
Geralmente os historiadores falam em duas grandes diásporas, chamadas de primeira diáspora judaica e segunda diáspora judaica. O Segundo Império Neobabilônico e o Império Romano foram responsáveis por essas duas importantes diásporas.
Alguns biblistas percebem a confirmação do purgatório nas palavras de Jesus em Mateus 5, 25-26: “Põe-te depressa de acordo com o teu adversário, enquanto estás ainda em caminho (da vida) com ele; a fim de que teu adversário não te entregue ao juiz, e o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão.
A Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego. O Antigo Testamento tem a maior parte escrita em hebraico. Os maiores trechos escritos em aramaico, são os de Esdras 4.8-6.18 , Esdras 7.12-26 e Daniel 2.4-7.28 .
Por que os evangélicos não aceitam os livros apócrifos?
O problema dos apócrifos é que eles não foram considerados autênticos pelas comunidades que no início do cristianismo deram seu aval à veracidade do que era contado.
Tobias, personagem bíblica, é filho de Tobite (do hebraico Tôbiyyâh, que significa "Deus é bom"), personagem principal do livro Tobias, um dos livros históricos do Antigo Testamento. Tobias surge com o papel de curar o pai da cegueira e salvar Sara, expulsando o demónio e casando com ela.
Ele era terceiro filho do rei Antíoco III Magno e também foi irmão de Seleuco IV Filopátor. Originalmente ele era chamado de Mitrídates, mas mudou seu nome para Antíoco quando assumiu o trono. 175 a.C. - 164 a.C. ca.
O endemoninhado tem nome. Ele se chama legião e mora na região dos gerasenos, na Decápole. Jesus age como exorcista, ao expulsar cerca de dois mil demônios, os quais entram numa manada de porcos e se atiram no mar.
Essa expressão se refere à transgressão da Lei de Moisés pelos judeus quando estavam sendo levados cativos para a Babilônia. A "imagem de escultura" citada no Antigo Testamento, é chamada por "Estela" pelos antigos povos, como os egípcios, e geralmente eram tábuas funerárias que os povos pagãos faziam aos seus deuses.