Quem pode pedir inspeção judicial?

A inspeção judicial pode ser determinada pelo juiz e pela juíza, de ofício ou por requerimento da parte, em qualquer fase do processo, conforme previsto no artigo 481 do Código de Processo Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Quando cabe a inspeção judicial?

Com previsão legal no Código de Processo Civil (CPC), a inspeção judicial pode ser realizada em qualquer fase do processo, de ofício ou a pedido de uma das partes. O intuito é inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato que interesse à decisão processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cjf.jus.br

Quando o juízo pode determinar a realização de inspeção judicial?

Isto ocorrerá quando o juiz julgar necessário para melhor verificação ou interpretação dos fatos que deva observar; quando a coisa não puder ser apresentada em juízo sem consideráveis dificuldades; ou quando determinar a reconstituição dos fatos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ambitojuridico.com.br

Como funciona uma inspeção judicial?

A inspeção serve como meio de prova, pois implicará diretamente na compreensão do(a) julgador(a) para solução da causa, considerando a avaliação empírica do contexto. Paralelamente, a depender do caso, poderá ser dispensada a realização de perícias, tornando a ação menos onerosa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cjf.jus.br

O que quer dizer inspeção judicial artigo 52?

Ao Senado compete, privativamente, processar e julgar o presidente (art. 52, I), locução que abrange a realização de um juízo inicial de instauração ou não do processo, isto é, de recebimento ou não da denúncia autorizada pela Câmara. (...)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Inspeção Judicial

Quanto tempo demora uma inspeção judicial?

O Juiz Federal dará conhecimento da inspeção realizada ao Corregedor-Geral, no prazo de quinze dias, a partir de seu termo final, enviando-lhe o seguinte: a) ofício capeando a Inspeção, nos termos do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

O que diz o artigo 52 do Código civil?

Art. 52. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Como posso solicitar uma inspeção judicial?

As inscrições podem ser feitas por formulário eletrônico até o dia 28 de junho. A inspeção judicial pode ser determinada pelo juiz e pela juíza, de ofício ou por requerimento da parte, em qualquer fase do processo, conforme previsto no artigo 481 do Código de Processo Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

O que acontece após a inspeção judicial?

Após a visita, foi lavrado um auto de inspeção judicial. “Esse documento será analisado em conjunto com as demais provas dos autos no momento do julgamento. É muito importante poder comparecer ao local dos fatos, sempre que isso é possível e útil ao processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmg.jus.br

Qual é a finalidade da inspeção?

O que é inspeção? A inspeção é um processo de vistoria de um espaço, equipamento ou prática, garantindo que todos os procedimentos estejam sendo executados de maneira adequada. Seus objetivos incluem manter o pleno funcionamento do equipamento, aumentar sua vida útil e garantir a segurança dos profissionais envolvidos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em produttivo.com.br

O que é um Mandado de Inspeção judicial?

A inspeção judicial é ato processual que pode se realizar na sede do juízo ou fora dela, mas desde que dentro na competência territorial do juiz que irá prolatar a decisão. O horário deve observar a regra do art. 212, CPC/2015, ou seja, a inspeção realizar-se-á em dias úteis, das 6 às 20 horas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são as etapas que compõem uma inspeção?

observação, encaminhamento, registro e acompanhamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qconcursos.com

O que é inspeção judicial no processo Penal?

1955, volume II, § 177), inspeção judicial é o meio de prova que consiste na percepção sensorial direta do juiz sobre qualidades ou circunstâncias corpóreas de pessoas ou coisas relacionadas com o litígio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como é feita a inspeção?

Em geral, a inspeção pode ser feita por meio de testes físicos, avaliação visual ou mesmo por meio de testes de laboratório. Na prática, uma inspeção de qualidade deve seguir um checklist pré-estabelecido de passos que indicam o que deve ser observado e testado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em totvs.com

O que vem depois do despacho de inspeção?

Uma vez que o magistrado assinar o despacho de inspeção, esse processo irá automaticamente para a fase “Aguardando envio ao PJe”, vinculada ao agrupador “Inspecionados”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em arquivos.jfpb.jus.br

O que significa visto em inspeção no processo?

Prevista no art. 481 do Código de Processo Civil (CPC), a inspeção prevê que o juiz ou a juíza, de ofício ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas, a fim de esclarecer fato que interesse à decisão processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Qual a finalidade da inspeção judicial?

Conforme previsto no art. 481 do Código de Processo Civil, a Inspeção Judicial permite que o(a) juiz(a), de forma independente ou a pedido de uma das partes, realize visitas a pessoas e a locais, a depender da demanda, com o objetivo de esclarecer fatos relevantes para a decisão do caso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Qual a primeira etapa da inspeção?

Inicie o planejamento

Antes de tudo, defina o objetivo da inspeção, identificando qual objeto, ambiente ou processo será inspecionado. Então, comunique a equipe responsável pela segurança e agende uma data e hora para a realização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em checklistfacil.com

O que é avaliado na inspeção?

A avaliação é um procedimento técnico, extremamente detalhado que averigua mais de 200 elementos, para atestar o correto funcionamento dos veículos. Na inspeção veicular são examinados as condições de segurança, a emissão de gases poluentes, os ruídos apresentados pelos veículos, entre outros pontos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em produttivo.com.br

O que acontece depois da inspeção judicial?

Após a conclusão da diligência, é determinado pelo magistrado que sejam lavrado auto circunstanciado mencionando tudo o que for útil para o julgamento da causa, podendo serem juntados fotografias, desenho ou demais gráficos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem pode fazer inspeção?

O profissional habilitado para realizar as inspeções, é aquele que conhece dos sistemas que compõe a edificação, ou seja, engenheiros e arquitetos. Deve-se atentar, antes da contratação de um profissional, se o mesmo possui cursos específicos sobre esta matéria que não é ensinada normalmente nos cursos de graduação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ibape-nacional.com.br

Quanto custa um laudo de inspeção?

No caso do laudo de um prédio, em linhas gerais, os valores de inspeção de uma casa média é no mínimo na ordem de R$ 1.200,00, ou se for para a área comum de um edifício pequeno pode ser R$ 4.000,00. Lembrando que 20% deste valor precisa ser usado para pagar impostos e taxas (PIS, COFINS, IR, ISS, CREA entre outros).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em medicodopredio.com

O que diz o artigo 422 do Código Civil?

422 do Código Civil: Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz a súmula 227 do STJ?

Súmula: 227 A pessoa jurídica pode sofrer dano moral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que o Artigo 247 do CPC proíbe?

247, II, do CPC/15, que proíbe a citação por meio eletrônico ou correio. O prejuízo sofrido pela recorrente é evidente, pois não teve a oportunidade de apresentar contestação, resultando na nulidade do processo desde a citação, devendo ser renovado o ato citatório por oficial de justiça e pessoalmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br