O Portal da Transparência do Governo Federal é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar, entre outros, dados sobre orçamento público, licitações, servidores e benefícios sociais, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública do Brasil.
O acesso ao Portal não requer usuário nem senhas, sendo permitido a qualquer cidadão navegar pelas páginas de forma livre, bem como visualizar e utilizar os dados disponíveis da forma que melhor lhe convier. Entre e conheça mais sobre essa importante ferramenta à sua disposição!
Como posso ver o salário de alguém no Portal da Transparência?
Como consultar os salários dos servidores públicos
1 – Acesse aqui o Portal da Transparência e clique no cartão de “Servidores e Pensionistas”. 2 – Logo após, clique em “Consulta”. 3 – No menu que se abrirá, selecione “Consulta de Vínculos”.
Atualmente, o Portal da Transparência apresenta informações sobre servidores e agentes públicos dos órgãos do Poder Executivo Federal que utilizam o Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) e também dos sistemas próprios do Banco Central (Bacen), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Militares ( ...
É possível saber o salário de um funcionário público?
As remunerações dos servidores estão no site do Portal da Transparência na sessão Servidores. Lá é possível obter detalhamento das remunerações dos ativos e aposentados.
Se você procura por algo bem específico, use a busca na página principal - ou no cabeçalho das páginas internas - para localizar a pessoa, programa, CNPJ, órgão que você procura. Lembre-se que você pode usar filtros no resultado da sua busca para facilitar a localização daquilo que procura!
O Portal da Transparência disponibiliza a estrutura de cargos e funções no âmbito da Administração Direta e Indireta. Também informa a estrutura de cargos e funções permanentes e em comissão dos órgãos, bem como a relação de cargos e funções ocupados e vagos de cada órgão do Poder Executivo.
Nesse sentido, visando avançar no processo de publicização da administração pública e construir uma ferramenta de promoção da transparência e de estímulo à participação e ao controle social, a Controladoria-Geral da União (CGU) concebeu o Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br), que, em linguagem ...
O Portal da Transparência do Governo Federal é um site mantido pela Controladoria-Geral da União por meio do qual é possível acompanhar a utilização dos recursos federais arrecadados com impostos no fornecimento de serviços públicos à população e se informar sobre outros assuntos relacionados à Administração Pública ...
De forma geral, o Portal apresenta informações sobre assuntos transversais aos órgãos do Poder Executivo Federal, ou seja, assuntos que estejam relacionados à função da maioria dos órgãos da estrutura.
Qual o principal objetivo do Portal da Transparência?
O Portal da Transparência é uma ferramenta desenvolvida para permitir que a sociedade acompanhe o uso dos recursos públicos e tenha uma participação ativa na discussão das políticas públicas e no uso do dinheiro. É possível acompanhar uma série de situações pelo Portal.
Nos termos da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, da Resolução CNMP Nº 89, de 28 de agosto de 2012, a publicação do rol de documentos classificados em cada grau de sigilo, com identificação para referência futura, do corrente ano será realizada no início do ano subsequente.
Como procurar um servidor no Portal da Transparência?
Acessar o Portal da Transparência em http://transparencia.gov.br. Selecionar o filtro de Órgão/Entidade/Unidade Organizacional de Lotação (SIAPE) para consultar os servidores lotados na ANS ou Órgão/Entidade/Unidade Organizacional de Exercício (SIAPE) para os servidores em exercício.
Os dados são recebidos com periodicidade diária, semanal e mensal, a depender do tema, e são de responsabilidade dos ministérios e outros órgãos do Poder Executivo Federal, por serem eles os executores dos programas de governo e os responsáveis pela gestão das ações governamentais.
Qual é a obrigatoriedade do Portal da Transparência?
Apresentação. O acesso à informação, previsto na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação) e a transparência na divulgação das atividades, contribui para aumentar a eficiência do poder público, diminuir a corrupção e elevar a participação social. É um direito do cidadão e dever do Estado.
Criado em 2004, o Portal nasceu como uma iniciativa pioneira da Controladoria-Geral da União (CGU) com o objetivo de ampliar o acesso da sociedade às informações sobre a aplicação dos recursos públicos federais, marcando uma nova era de aproximação entre governo e cidadãos.
Você pode enviar pedidos de acesso à informação e manifestações de ouvidoria por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal (Fala.BR). Mais de 300 órgãos e entidades federais estão disponíveis na ferramenta. Lá, é possível: Fazer pedidos de acesso à informação.
O controle institucional dos gastos públicos é feito pelos próprios gestores públicos e entidades responsáveis pelos atos da Administração Pública, pelos órgãos específicos de controle interno de cada Poder, e pelo órgão de controle externo.
Outro site que permite a consulta de remuneração é o SalárioBR. Usando dados do Banco Nacional do Emprego (BNE), o site disponibiliza comparação salarial para diferentes níveis de carreira em centenas de profissões. A divisão por hierarquia é a seguinte: trainee, júnior, pleno, sênior e master.
Afinal, o que é o Glassdoor? O Glassdoor é um site de vagas e recrutamento que reúne todas as informações sobre oportunidades de emprego, salários, entrevistas e outras características de uma empresa, o que facilita a busca por oportunidades.