Portanto, onde houver falta de diáconos, sacerdotes ou bispos, os leigos e os irmãos leigos, desde que devidamente preparados, podem dar a bênção às pessoas ou coisas de devoção popular, porque estes sacramentais independem, em sua origem da ordem sagrada e de seus ministros ordenados.
Todo cristão tem a autoridade e poder para abençoar aos outros em nome do Senhor e ver vidas e situações transformadas. O poder da bênção é sobrenatural; é a presença e obra do Espírito Santo, produzindo alegria, paz, prosperidade e frutos; e dando saúde, sucesso e proteção.
Todas as pessoas podem ser abençoadas, desde que queiram, pois, como ensina o Pe. Kentenich, “ o Pai não nos ama porque somos bons, mas nos ama porque Ele é Pai.”
A distinção importante a ser feita é que o leigo não tem poderes sacramentais: somente um padre tem o poder de abençoar um objeto e torná-lo sacramental.
Esse versículo é o eco do provérbio de hoje no Novo Testamento. Enquanto é dito no Antigo Testamento: “consagre tudo”; no Novo, recomenda-se: “façam tudo para a glória de Deus”.
BENÇÃO APOSTOLICA, QUEM PODE EMPETRAR | PR PAULO NASCIMENTO | FALANDO DE BÍBLIA
Quem pode ser abençoado?
Marcelo explica também que “a Igreja é chamada a ser a extensão da presença de Deus na vida das pessoas, por isso, é chamada também a abençoar todas as pessoas, por meio dos sacramentos.” Todas as pessoas podem ser abençoadas, desde que queiram, pois, como ensina o Pe.
Nesse contexto semântico, eis o sentido: abençoar significa transmitir a própria capacidade generativa a outro, transferindo-lhe a própria fecundidade. Por isso, a bênção só pode ser dada uma vez na vida, porque, uma vez dada, não pode ser retomada de volta.
A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores. Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.
22 A bênção do Senhor é a que enriquece, e ele não lhe acrescenta dores. 23 Como brincadeira é para o tolo fazer abominação, mas a sabedoria é deleite para o homem de entendimento. 24 O temor do ímpio virá sobre ele, mas o desejo dos justos será concedido.
Abençoar alguém é um ato de profundo amor e generosidade. É desejar e invocar o bem, a paz e a proteção divina sobre a vida de outra pessoa, especialmente sobre as famílias, que são o coração da sociedade.
Uma abadessa pode lhe dar uma bênção, mas se um padre estiver presente, ela provavelmente o encaminhará a ele. Um monge e uma freira não podem, pois não são padres.
“O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.” “Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” “Com seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade.”
Portanto, onde houver falta de diáconos, sacerdotes ou bispos, os leigos e os irmãos leigos, desde que devidamente preparados, podem dar a bênção às pessoas ou coisas de devoção popular, porque estes sacramentais independem, em sua origem da ordem sagrada e de seus ministros ordenados.
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós.” “Sedes uns para com os outros benignos [e] misericordiosos.” “Porém o maior dentre vós será vosso servo.” “Assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate por muitos.”
3 O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se arruína. 4 A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes prospera. 5 O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio se faz abominável, e se desonra.
Salmos 133:3 - Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. Não vou falar muito pra não estragar a surpresa.
7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. 8 E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
Etimologicamente, abençoar é “fazer bem”. Abençoando os homens e as mulheres, nós os confiamos de forma particular ao Senhor. Abençoar não é apenas um ato de palavras, mas, sobretudo, de coração no qual pedimos a Deus todo o bem possível a essas pessoas.
Este trabalho embasado na fala de Jesus Cristo, que se encontra no Evangelho segundo Marcos, capítulo 16 versículos 17 e 18, nos fala sobre a questão do benzimento cristão, como uma arte arquetípica.
No sentido religioso é a invocação da graça de Deus sobre uma pessoa ou, por extensão, para um objeto. Desse modo, já podemos perceber a importância de ser abençoado ou abençoar. Nós temos o costume de dizer “Deus te abençoe”, ou seja, pedimos que o próprio Deus abençoe alguém ou alguma coisa que queremos bem.