O machado era emprestado. O homem de Deus perguntou: — Onde caiu? Ele mostrou-lhe o lugar. Então Eliseu cortou um galho, jogou-o na água naquele lugar, e fez o ferro flutuar.
“Eliseu cortou um pedaço de madeira e o lançou nas águas e fez nadar o ferro” ( 6:6). Foi preciso que a madeira adentrasse o Jordão para que o machado flutuasse.
“O machado era emprestado!” “Onde caiu?”, perguntou o homem de Deus. Quando mostraram o lugar para Eliseu, ele cortou um galho e o jogou na água, e fez o ferro do machado flutuar. “Pegue-o”, disse Eliseu. E o homem estendeu a mão e o pegou.
Qual foi o profeta de Deus que foi zombado por ser careca?
Então Eliseu partiu dali para ir a Betel. Estando ele a caminho, uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, dizendo: — Suba, seu careca! Suba, seu careca! Eliseu se virou para trás, viu os rapazinhos e os amaldiçoou em nome do SENHOR.
Vamos ler 2 Reis 6:8-17. Nesta história, o profeta Eliseu nos ensina que nem sempre enxergamos as coisas como deveríamos enxergar. Existe uma visão que é humana – é a visão natural das coisas e que nem sempre é positiva. A VISÃO DE DEUS TRAZ DIREÇÃO E LIVRAMENTO.
✅ Eliseu Faz o Machado Flutuar. (14 lições). Amilton Deolindo.
O que significa o machado que Eliseu fez flutuar em 2 Reis 6V1-7?
Eliseu foi capaz de acessar o poder de Deus de uma maneira que fez um machado de ferro flutuar. Ele foi um canal por meio do qual o poder de Deus fluía para alcançar pessoas.
Quem era o moço que estava com Eliseu em 2 Reis 6?
Geazi ou Geasi (em hebraico: גֵּיחֲזִי; "Vale da Visão"), também chamado de Gehasi, foi um discípulo de Eliseu. Geazi tenta despertar o filho da mulher sunamita com o cajado de Eliseu. Discípulo de Eliseu. II Reis.
26 Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel.
O que aconteceu com os jovens que chamaram Eliseu de Calvo?
Uma das passagens mais controversas do Antigo Testamento é 2Rs 2.23-25, na qual Eliseu amaldiçoa alguns rapazinhos que zombavam de sua calvície, então, duas ursas saem da floresta e os despedaçam. O acontecimento é tão repentino e atípico que causa estranheza e desconforto no momento em que o leitor se depara com ele.
Ao fazer ele menção da arca de Deus, caiu Eli da cadeira para trás, junto ao portão, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porque era já homem velho e pesado; e havia ele julgado a Israel quarenta anos.
Ora, Eliseu estava sentado em casa, reunido com as autoridades de Israel. O rei havia mandado um mensageiro à sua frente, mas, antes que ele chegasse, Eliseu disse às autoridades: ― Aquele assassino mandou alguém para cortar‑me a cabeça?
Eliseu faz um machado flutuar — Ele revela ao rei como conduzir a guerra contra a Síria — Eliseu é protegido por cavalos e carruagens de fogo — Os sírios são feridos de cegueira — Ben-Hadade sitia Samaria, e os alimentos são vendidos a um preço muito alto.
12 Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse aos olhos dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Aijalom. 13 E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos.
De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu uma carruagem de fogo puxada por cavalos de fogo que os separou, e Elias subiu aos céus em um redemoinho.
Porque Eliseu pediu para Deus abrir os olhos do moço?
Eliseu disse ao jovem para não ter medo. Ele disse que o exército lutando por eles era muito maior que o exército lutando contra eles. Eliseu pediu ao Senhor para mostrar ao jovem o que ele via. O Senhor lhe mostrou um exército celestial com cavalos e carruagens de fogo para protegê-los.
A expressão “sobe, calvo” não quer dizer apenas uma zombaria por Eliseu ser careca. A palavra “sobe” empregada por aquele grupo, zomba do ministério profético de Eliseu, fazendo uma comparação injusta com o profeta Elias que “subiu” ao céu em um redemoinho (2 Reis 2.11).
Neste artigo, nossa tarefa será estudar um debatido texto do Novo Testamento (Atos dos Apóstolos 5.1-11) em que um casal (Ananias e Safira) quer ingressar na comunidade cristã primitiva de Jerusalém, mas é assassinado por uma violenta intervenção de Deus.
Então mandou chamá-lo e o fez entrar. Davi era ruivo, de belos olhos e boa aparência. E o SENHOR disse a Samuel: — Levante-se e unja-o, pois este é ele.
Quando pensamos em lamento na Bíblia, lembramos de Jeremias. Ele, que é o autor não apenas do livro que leva o seu nome, mas também do livro de Lamentações, é muitas vezes chamado de “profeta chorão”. Afinal, dentre os profetas, ele é o que parece mais lamentar e chorar diante de Deus.
O texto citado também o identifica como um homem íntegro, reto e que temia a Deus. Além disso, como um patriarca muito rico, que chefiava sua família e ainda desempenhava o papel de sacerdote. Jó foi um homem que de fato perdeu muita coisa. Na verdade, ele perdeu tudo, absolutamente tudo que possuía.
Jônatas e Saul lideraram os israelitas à vitória na batalha contra os filisteus. Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.
O machado era emprestado. O homem de Deus perguntou: — Onde caiu? Ele mostrou-lhe o lugar. Então Eliseu cortou um galho, jogou-o na água naquele lugar, e fez o ferro flutuar.
Síndrome de Geazi. Certa vez uma mulher conhecida como Sunamita sofreu a perda de seu único filho. Por certo, uma perda grandiosa na vida daquela mulher, afinal a Bíblia nos relata que este filho era o fruto de uma promessa de Deus.
Depois que Naamã partiu, o servo de Eliseu, Geazi, foi atrás de Naamã e mentiu para ele, dizendo que Eliseu havia pedido prata e roupas. Naamã deu presentes para Geazi, que os guardou para si mesmo. O Senhor puniu Geazi, afligindo-o com a lepra de Naamã.