Prático não recebe um salário fixo mensal de um empregador. Ele é selecionado pela Marinha para trabalhar em uma empresa privada, como sócio, recebendo parte do lucro após o pagamento dos custos da empresa.
Portanto, como sócio de uma empresa, ele não recebe um salário fixo mensal de um empregador, mas, sim, parte do lucro após o pagamento dos custos de prestação do serviço aos armadores.
Após serem habilitados, os práticos têm a opção de abrir sua própria empresa de praticagem ou se associar a uma já existente na zona para a qual foram habilitados. Como sócios dessas empresas, eles não recebem salários fixos, mas sim uma parte dos lucros após o pagamento dos custos relacionados à prestação do serviço.
Como disse nosso amigo mais acima, em caso de doença ou afastamento, o prático vai receber o teto do INSS, ou seja, +- 4,5 mil. Em caso de aposentadoria +- 4,5 mil.
Assim, o prático é responsável por garantir a segurança da atracação e da desatracação nos portos. Enquanto o comandante conhece bem o seu navio, o prático tem muito conhecimento sobre a região portuária em que ele atua. Assim, ele assume o controle da embarcação no momento para que a manobra seja executada.
Muito bem pago. As empresas não divulgam valores, mas os rendimentos de um prático podem girar entre R$ 50 mil e R$ 300 mil por mês, segundo apurou o jornal Folha de S. Paulo junto a associações do setor de navegação.
As estimativas de salários têm como base 2 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Prático I nessa localização (Brasil). O maior salário do cargo de Prático I (Brasil) é de R$ 1.914 por mês. O menor salário do cargo de Prático I (Brasil) é de R$ 1.024 por mês.
Qual é o profissional mais bem remunerado do setor portuário?
Além dos portos marítimos, o gestor portuário também possui demanda em portos fluviais e lacustres, que estão localizados em rios e lagos. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do gestor portuário é de, em média, R$ 6.945,86.
Atualmente, existem 627 práticos habilitados para atuarem nos portos do Brasil. O Conapra (Conselho Nacional de Praticagem) afirma que os práticos estão sempre treinando para lidar com os desafios da profissão, inclusive em simuladores e modelos tripulados reduzidos.
Mas esta é uma média — Carlos Müller, presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), diz que os salários iniciais podem chegar à faixa de R$ 15 mil a R$ 20 mil, com maiores ganhos na indústria de petróleo e gás.
A remuneração total mensal estimada para o cargo de Piloto é de R$ 11.914, com uma média salarial mensal de R$ 9.574. Esses números representam a mediana, que é o ponto médio dos intervalos do nosso modelo proprietário de Estimativa de Pagamento Total e é baseado nos salários coletados de nossos usuários.
Segundo ele, a pouca oferta de práticos no mercado é um dos motivos do alto preço da praticagem no Brasil. “É o mais caro do mundo. Chega a ser mais alto até seis vezes, se comparado com outros países”, destacou.
Qual é o salário mensal de um Chefe de Máquinas na Bram Offshore?
A faixa salarial estimada do cargo de Chefe De Máquinas na empresa Bram Offshore é de R$ 20 mil a R$ 34 mil por mês. Ela inclui o salário base e a remuneração variável. O salário base médio do cargo de Chefe De Máquinas na empresa Bram Offshore é de R$ 26 mil por mês.
Muito bem pago. As empresas não divulgam valores, mas os rendimentos de um prático podem girar entre R$ 50 mil e R$ 300 mil por mês, segundo apurou o jornal Folha de S. Paulo junto a associações do setor de navegação.
O que é preciso para se tornar um prático? Os práticos devem ter experiência comprovada na condução de embarcações e são selecionados a partir de processos seletivos públicos organizados e fiscalizados pela Marinha do Brasil.
Sabemos que a espera e a ansiedade são grandes, afinal o último processo seletivo aconteceu em 2012/2013. Mas se você está realmente decidido a se tornar um Prático de Navios, a estratégia mais eficiente é continuar estudando como se a prova fosse acontecer daqui a 6 meses.
São 5 equipes com 10 práticos cada. Eles se revezam em um turno de 48 horas. A manobra leva, em média, 60 minutos. Depois, o prático volta para o final da fila e tem cerca de 4 horas de intervalo.