Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
“Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”, Eclesiastes 11.4. No dicionário, a palavra “deriva” significa ficar sem rumo, ao direcionamento dos ventos.
Deus ordena a Ezequiel que profetize aos quatro ventos, trazendo vida aos ossos secos e representando a obra do Espírito Santo, que traz renovação e restauração espiritual. Essa visão simboliza a capacidade de Deus de dar vida àquilo que estava morto, restaurando a nação de Israel.
Quem observa os ventos, nunca semeará. Pr. Emerson Alves
O que significa o vento no mundo espiritual?
O vento impetuoso é uma provocação que nos desafia a entregar nossa vida incondicionalmente. O ar-condicionado é um remanso de comodidade, que procura como servir-se da vida de outros e até de Deus. O vento impetuoso é imprevisível, sempre cheio de surpresas, sempre criativo e novo.
A Nicodemos, que o visita à noite, Jesus diz solenemente: «O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que nasceu do Espírito» (Jo 3, 8). O vento é a única coisa que não pode absolutamente ser limitada, que não pode ser “engarrafada”, nem encaixotada.
Essa imagem do vento impetuoso é um lembrete de que o Espírito Santo nos devolve e sustenta a vida. Se o Natal é a festa de Deus conosco e a Sexta-feira, a de Deus para nós, Pentecostes é a festa de Deus em nós. O Espírito Santo é, pois, como um vento impetuoso, que nos inspira outra vez a vida divina.
O livro de Apocalipse fala que existem quatro anjos segurando os quatro ventos dos quatro cantos da Terra. Ventos na profecia bíblia significa "guerras". Estes anjos, segundo o livro, não soltaram estes ventos por causa dos ungidos de Cristo.
Jesus diz: “O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”. (Jo 3.8) O vento é livre e independente!
No livro de Eclesiastes 11:4. “Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”. Ou seja, se você ficar observando o vento, você nunca vai semear.
Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros. O mundo frequentemente define “curtir a vida” como viver sem pensar no amanhã.
Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Este versículo nos ensina sobre humildade. Ao admitir que não podemos saber tudo, somos encorajados a confiar mais profundamente em Deus, reconhecendo que Ele está no controle e que Seus planos e métodos são perfeitos, mesmo quando não os entendemos.
Marcos 4:39-40 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Jesus despertou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Silêncio! Aquiete-se!”. De repente, o vento parou, e houve grande calmaria.
14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, o que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.