O personagem é atingido por vários tiros e tem um momento de despedida de Onze. Vecna sofre uma grande derrota ao final da quarta temporada. Atacado por várias frentes, o personagem enfrenta o fogo e o poder de Onze. Apesar de enfraquecido, ele foge ainda vivo e deve ser o grande desafio do encerramento da série.
Vecna obteve o poder de abrir portais de Eleven na terceira temporada. Ele usou esse poder para então matar Chrissy e abrir o primeiro portal da maldição.
No ápice de seu império, Vecna foi traído e destruído pelo seu mais confiável tenente, um vampiro chamado Kas o Mão Sangrada, usando uma espada mágica que Vecna em pessoa tinha criado para ele, agora conhecida como a Espada de Kas.
A conexão de Vecna e Will é provocada para fechar um círculo quando a quinta temporada de Stranger Thing terminar a série, sugerindo que Vecna usará Will como outro anfitrião, ou Will Byers provará ser o verdadeiro adversário de Henry Creel e o único que pode destruí-lo.
Um dos principais desafios da quarta temporada de Stranger Things foi descobrir uma forma de escapar do Vecna. Após muitos obstáculos, o núcleo de Hawkings descobriu que a música seria um ponto fraco do temido vilão, Vecna.
Vecna é o deus maligno dos mortos-vivos, necromancia e dos segredos. Ele governa o que não deve ser conhecido e tudo sobre o que as pessoas querem manter em segredo. Os conjuradores malignos e os conspiradores prestam-lhe tributos.
Trata-se de Enzo (Tom Wlaschiha), policial soviético que ajudou Hopper (David Harbour) a escapar da prisão. “Em termos de quem vive e quem morre, havia uma versão do roteiro na qual Dimitri, mais conhecido como Enzo, não sobreviveria”, contou Matt. “No fim, ele acabou sobrevivendo.
Em entrevista passada, os irmãos Duffer e o produtor/diretor Shawn Levy revelaram que escolheram Max como vítima porque queriam mostrar o talento de Sink nesta temporada, mas o roteiro acabou coincidindo perfeitamente para que a estrela mostrasse o melhor de suas atuações.
Falando ao podcast, os criadores da série afirmaram que Max está viva, mas teve morte cerebral, sem dar muitas pistas sobre o futuro: "Ela teve morte cerebral, mas sim, ela está viva.
Descobrimos que ele era o "número UM", um dos filhos de Victor Creel (Robert Englund), Henry, que no passado desenvolveu poderes, assassinou sua mãe e irmã e acabou nas mãos de Brenner, que queria reproduzir suas habilidades em outras criança – o que ele conseguiu com a Eleven.
Fraquezas Físicas: Fraquezas humanas comuns; se usar seu poder de forma exagerada pode ter problemas físicos, como sangramento nasal. | Como uma criatura do Mundo Invertido, ele tem vulnerabilidade a fogo e valor, mesmo tendo uma resistência bem maior que um Demogorgon.
De acordo com o Wiki de Stranger Things, Henry tinha cerca de 12 anos (nascido em 1947) quando sua família se mudou para a Casa Creel em 1959. Então, ele tem cerca de 39 anos em 1986.
A Vecna tem o poder de criar paisagens mentais. o Covil da Mente, é um local imaginário existente na mente de Vecna. Através de seu poder de 'maldição', Vecna poderia fazer outros seres conscientes alucinarem e trazê-los para a paisagem mental.
O Devorador de Mentes, também conhecido como Monstro das Sombras, é uma entidade malévola que governa a dimensão paralela conhecida como Upside Down. Ele foi apresentado na 2ª Temporada de Stranger Things e serve como o principal antagonista da série.
Suas vítimas na quarta temporada não são escolhidas ao acaso. Vecna escolhe pessoas que tenham experenciado coisas horríveis em suas vidas, que tenham problemas psíquicos ou que tenham passado por muito trauma em suas vidas. Ele as tortura e as faz delirar em suas alucinações antes de finalmente as matar.
Eleven perde seus poderes depois de remover o pedaço do monstro de sua perna, mas ajuda Billy a se libertar da posse do Devorador de Mentes, lembrando suas memórias de infância. O grupo derrota o Devorador de Mentes fechando o portal para o Mundo Invertido e com o sacrifício de Billy.
Aqueles que assistiram todos os episódios do Volume 1 da 4ª temporada de Stranger Things viram que, já no final, foi revelado que o conflito envolvendo Eleven (Millie Bobby Brown) e Peter (Jamie Campbell Bower) foi o responsável por fazer com que o Mundo Invertido se misturasse com o mundo real.