Enlouquecido de ira, Aquiles matou Heitor, desonrou o seu corpo e, durante doze dias, arrastou o cadáver mutilado no seu carro, dando voltas e mais voltas em torno da tumba de Pátroclo. A morte de Aquiles foi provocada por Apolo, deus do Sol, que guiou a flecha de Páris ao vulnerável calcanhar.
Aquiles, então, mata Heitor. Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte. De acordo com a mitologia grega, Páris foi guiado pelo deus Apolo para acertar a flecha.
A morte do grande herói da Antiguidade é apresentada em várias versões, porém a mais aceita relata que ele morreu ferido no calcanhar por uma flecha certeira, poderosa e assassina, atirada pelo príncipe Páris e guiada por Apolo.
Enlouquecido de ira, Aquiles matou Heitor, desonrou o seu corpo e, durante doze dias, arrastou o cadáver mutilado no seu carro, dando voltas e mais voltas em torno da tumba de Pátroclo. A morte de Aquiles foi provocada por Apolo, deus do Sol, que guiou a flecha de Páris ao vulnerável calcanhar.
Shakespeare, por sua vez, retrata Aquiles e Pátroclo como amantes pelos olhos dos gregos. Evidentemente, a interpretação do relacionamento entre Aquiles e Pátroclo depende muito das opiniões e das influências externas de cada um.
Os gregos foram lutar em Troia, hoje no norte da Turquia. Agamenon, irmão de Menelau, cometeu o desatino de provocar Aquiles, tomando-lhe uma companheira. Aquiles, enfurecido, recusou-se a lutar ao lado dos gregos, sabendo que era o mais bravo e feroz entre os guerreiros.
No livro O Incêndio de Troia, de Marion Zimmer Bradley, Briseis se apaixona por Aquiles e decide abandonar Troia para ficar com ele. O romance Filha de Troia, de Sarah B. Franklin, foi escrito pelo ponto de vista de Briseis.
Aquiles era um guerreiro e semideus grego que foi morto ao tentar vingar a morte de um amigo em uma das batalhas e acabou atingido por uma flecha no calcanhar, seu único ponto fraco. Há historiadores que levantam a hipótese de que a Guerra de Troia aconteceu por motivos territoriais e de migração micênica.
É o responsável por raptar Helena, — esposa de Menelau, que governava a cidade grega de Esparta, dando início à Guerra de Troia, que duraria dez anos—, e quem derrota Aquiles, porém, acaba sendo gravemente ferido por Filoctetes e vem a falecer.
Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra. A sua cólera face ao sacrifício de Ifigénia, e os seus ciúmes de Cassandra são apontados como os motivos do seu crime.
Heitor era filho de Príamo, rei de Troia, e de Hécuba, e marido de Andrómaca, de quem teve um filho, Astíanax. O príncipe Heitor era o comandante das tropas de Troia na guerra contra os Gregos. Foi autor de feitos notáveis durante o cerco de Troia e era o terror dos seus inimigos.
Quando os gregos conseguiram recrutar Aquiles, ele tinha 15 anos: Primeira tentativa de navegar para Troia; Telefo 3.16 Eles se prepararam para navegar para Troia. O próprio Agamenon era o comandante de todo o exército, mas Aquiles era o comandante naval, embora tivesse apenas quinze anos.
Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.
O nome Aquiles tem origem na mitologia grega e está associado a um dos heróis mais conhecidos da Guerra de Troia. Aquiles era um guerreiro grego conhecido por sua coragem, força e habilidade em batalha.
A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano Heitor.
"Menelau. Filho de Atreu (rei de Micenas) e de Aerope, filha de Catreu, trazida de Creta para Micenas por Náuplio depois de expulsa pelo pai por haver-se unido a um escravo. Menelau era irmão de Agamêmnon e marido de Helena.
Durante uma batalha, no entanto, Aquiles foi atingido por uma flechada em seu único ponto vulnerável: o calcanhar, parte que não havia sido banhado no rio.
O 'romance' de Aquiles e Briseis10 nos é apresentado nos primeiros versos da Ilíada e transcorre ao longo do Canto I. Aquiles pede ao nobre companheiro Pátroclo que vá dar a notícia e buscar Briseis.
Considerada uma das mais antigas imagens conhecidas com esse tema, é uma referência a um episódio da Ilíada, narrado por Homero, em que se conta como Aquiles curou a ferida de seu primo e amigo íntimo Pátroclo.