Marcelinho Calil, 34, é o oficialmente diretor-executivo da Viradouro, eleito em maio de 2023, mas ele é considerado e atua como presidente da escola de samba campeã do Carnaval do Rio 2024.
Até hoje, seu nome consta na página oficial da escola como presidente de honra da Viradouro, in memoriam, dividindo o posto com Marcelo Calil Petrus, filho de Antônio Petrus Calil, o Turcão, que morreu em 2019, aos 93 anos.
A Viradouro foi fundada no dia de São João Batista, padroeiro da cidade de Niterói. Por isso, o santo também foi escolhido para ser o padroeiro da agremiação.
Castor Gonçalves de Andrade e Silva (Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 1926 – Rio de Janeiro, 11 de abril de 1997) foi um bicheiro, criminoso e cartola brasileiro.
Rogério Andrade, preso nesta terça-feira (29) por mandar matar o rival Fernando Iggnácio, é o maior bicheiro do Rio de Janeiro na atualidade — e um dos mais temidos.
Marcelo Calil Petrus Filho, o Marcelinho Calil, neto de Antônio Petrus Kalil, o Turcão — morto em 2019 —, foi o primeiro: assumiu a Viradouro em 2017, quando a agremiação ainda estava no Acesso.
Com pinta de galã, Marcelinho é filho de Marcelo Calil Petrus, atual presidente de honra da Viradouro. Ele deixou a presidência da escola, cargo hoje ocupado por Helio Nunes, mas segue ditando as regras na Vermelho e Branco, uma potência atual no carnaval carioca, campeã em 2020 e 2024.
A escola Rosas de Ouro foi escolhida como a campeã do Carnaval de São Paulo 2025. O anúncio foi feito nesta terça-feira (4), após a divulgação dos resultados da votação.
Anísio Abraão David. Aniz Abraão David, mais conhecido como Anísio Abraão David (Rio de Janeiro, 7 de junho de 1937), é um bicheiro e contraventor brasileiro e presidente de honra da escola de samba Beija-Flor.
Giovanna Lancellotti celebrou a vitória da Beija-Flor no Carnaval do Rio 2025, conquistando seu 15º título por um décimo de diferença da Grande Rio. Noiva de Gabriel David, presidente da Liesa, a atriz desfilou como destaque, representando Xangô.
Considerado o maior bicheiro do Rio de Janeiro, Rogério de Andrade é sobrinho de Castor de Andrade, um dos mais famosos contraventores da história do Rio.
Em 2022, Bello ficou quatro meses detidos na Colômbia após ser preso pela Interpol, mas foi solto e responde em liberdade pelo assassinato de Alcebíades Paes Garcia, o Bid, irmão de Maninho.
O jogo é contado a partir de um conglomerado de famílias dos contraventores, que se dividem em cinco nomes principais: Miro Garcia, Castor de Andrade, Capitão Guimarães, José Escafura e “Anísio” Abraão.
Mais velho bicheiro do Rio de Janeiro, José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, morreu aos 94 anos. A informação foi confirmada pelo neto do bicheiro, Junior Escafura, e pela escola de samba Portela, em postagens nas redes sociais.
Além da confirmação de que haverá carnaval em 2022 pelo prefeito Eduardo Paes, no último domingo (3/10), a TV Globo, dona dos direitos de transmissão na Marquês de Sapucaí, já depositou nas contas das agremiações R$ 1 milhão para cada uma delas.
Além da responsabilidade de decidir os rumos do espetáculo, os julgadores receberão R$ 5.500,00 pelo serviço prestado durante as três noites de desfiles. Segundo o manual no julgador, o pagamento do pró-labore está previsto para o dia 4 de abril.