Na série, Katherine declarou que ela amava Stefan, não Damon e Elena declarou o mesmo, nos livros Katherine disse que adorava Damon. Além disso, Katherine disse que odiava Stefan por não aceitar o seu presente, mas admitiu que entre ele e Damon, ela amava mais Stefan.
A única pessoa que ela realmente amou foi a Nadia. O negócio com o Stefan era mais uma obsessão, e por Damon e Elijah ela gostava dos dois, mas não os amava tanto. Sim, ela foi péssima com a Nadia, mas ela é a única pessoa que Katherine colocou acima de si mesma.
Ela o amava muito. Ela não estava apaixonada por ele como estava por Stefan, mas ela amava Elijah. Só não era mais forte que seu senso de autopreservação, o que era justo.
Katherine gostava de ter Damon como um caso extra, mas ela provavelmente também "o tinha" porque sabia que Stefan não queria ser imortal sem Damon por perto.
Katherine se apaixonou por Stefan quando ela o conheceu em Mystic Falls, no ano de 1864. Embora ela também estivesse ficando com Damon, ela tinha uma clara preferência por Stefan.
Porém, quem assistiu (e reassistiu) a série da CW, criada por Julie Plec, sabe que o verdadeiro amor de Stefan está nesse mundo há muito mais tempo que Elena e Caroline — uma paixão que literalmente vem de outras vidas. Estamos falando de Katherine Pierce, duplicata de Elena também interpretada por Nina Dobrev.
Causa da morte: Perda de sangue/pescoço quebrado. Tudo aconteceu pois Katherine surgiu na ilha e forçou Jeremy a dar seu sangue para Silas, que o drenou e quebrou seu pescoço.
A poderosa personagem aparece de forma recorrente em TVD até sua vida mudar completamente quando é obrigada a tomar a cura do vampirismo. Na quinta temporada, Katherine tenta lidar com a vida como humana, mas descobre que está envelhecendo rapidamente, após perder a cura em seu sangue.
Katherine é vista nos anos 1800 enquanto encontra Damon e Stefan, e na década de 1920 enquanto ela vigia Stefan. Mas no momento de sua morte na quinta temporada de The Vampire Diaries, como um efeito colateral adiado de tomar a cura para o vampirismo, Katherine tem mais de 500 anos.
Em Original Sin, foi revelado que Silas (que havia se aliado a Nadia quando aprendeu sua agenda misteriosa alinhada com a sua) estava procurando Katherine porque uma vez que Katherine ingeriu a cura, seu sangue se tornou a cura e se alimentou de todos o sangue permitiria que Silas se curasse e voltasse a ser um bruxo ...
A ideia de trazer a personagem de volta foi um erro, a morte dela na 5ª temporada foi icônica e bastou, então dizer que ela “comandava” o inferno foi uma piada.
Jeremy ainda estava de luto pela perda de Annabelle quando o feitiço de Bonnie e Freya a trouxe de volta. Jeremy e Anna se casaram e tiveram dois filhos juntos.
Depois de algum tempo, Stefan percebeu que os sentimentos de Caroline por ele haviam se tornado românticos e tentou se reconciliar, mas a amizade deles permaneceu tensa. Depois que sua mãe foi diagnosticada com câncer, Stefan ficou com Caroline em sua dor e eles fizeram as pazes.
Um dia, em 1864, Katherine Pierce chegou para se hospedar na Casa dos Salvatore. Quando Stefan conheceu Katherine ele se sentiu fortemente atraído por ela e finalmente se apaixonou por ela, assim como seu irmão Damon.
Ela amou Elijah, Stefan e até Damon em algum momento da única maneira que sabia e ainda estava tentando mudar e recomeçar, o que ela prova quando renuncia à cura para Elijah e qualquer influência que ela realmente possa ter para finalmente ter sua liberdade, vida e nome devolvidos a ela.
Klaus foi apunhalado por Mikael na segunda temporada, mas voltou na mesma sequência, então nem conta. O susto mesmo surgiu quando Elijah foi morto pela Hollow, num sacríficio para gerar energia suficiente a fim de ressuscitar a vilã. Por sorte, Freya foi capaz de salvar a alma do irmão num colar.
Elijah é um assassino como Klaus, que mata muitos inocentes sem motivo específico, mas por alguma razão não quer matar Elena para salvar sua família. Ele prefere arriscar sua vida e sua família para que Elena possa viver uma vida feliz em vez de matá-la e parar Alaric.