“Encontramos a origem da bênção na Bíblia, no livro de Gênesis”, diz o Pe. Marcelo de Souza, capelão do Santuário da Mãe e Rainha, Tabor Magnificat, em Curitiba/PR. “Lemos que, quando Deus criou o homem e a mulher, 'Deus os abençoou'. Portanto, Deus é a origem e fonte de toda bênção.”
A historicidade do ato de pedir a bênção pode ser explicada a partir das relações de compadrio das Minas setecentistas, o que possibilitou união, afeto e proteção entre os escravizados.
“O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa de Deus.” ( Ef 6.2). Pedir a bênção, se isso alegra seus pais, é um modo de honrá-los. Sempre que honramos aos pais, alegramos o Senhor. É claro que não é só “pedir a bênção” que honra os pais.
Tradição católica em ser abençoado por pais, padrinhos e avós traz harmonia, paz e proteção para quem amamos. “Bença pai, bença mãe!” Um costume antigo de muitas famílias é sempre pedir a bênção para nossos pais, tios, avós, padrinhos ao acordar, dormir, antes de sair de casa e para diversas situações.
Para muita gente, essas atitudes podem parecer ultrapassadas, mas para aqueles que têm fé e um olhar espiritual sobre a realidade, pedir a bênção aos pais e às pessoas idosas é muito mais valioso do que pedir um presente, como algo material. A bênção vinda dos pais é a própria graça de Deus sobre Seus filhos.
A palavra "bênção" tem sua origem no latim "benedictio", que é derivado do verbo latino "benedicere", composto por "bene" (bem) e "dicere" (dizer). Ao longo do tempo, essa palavra foi evoluindo em diferentes línguas até chegar ao português como "bênção", mantendo sua essência de invocar votos ou desejos positivos.
A palavra bênção, no vocabulário religioso, pode ter diferentes sentidos. Quer seja uma graça recebida, um pedido de proteção ou uma palavra benevolente, é, em todo caso, um sinal de Deus em nossas vidas.
Uma abadessa pode lhe dar uma bênção, mas se um padre estiver presente, ela provavelmente o encaminhará a ele. Um monge e uma freira não podem, pois não são padres.
Você deve SIM ir “pedir a benção” do seu pastor para sobre a mudança. Assim como você entrou pela porta da frente, você deve sair também pela porta da frente.
"O costume de pedir a benção veio de Israel, da tradição judaica, passou pela Europa até chegar a nós, na maneira simplificada de “Deus te abençoe!” No entanto, seu significado vai além de uma saudação corriqueira. É uma unidade espiritual, tem seu peso na vida familiar.
No hebraico, a palavra bênção (baarah) vem de uma raiz (barakeh, beirakheh) que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. Tanto no hebraico quanto no grego (eulogia) apresenta um sentido de concessão de alguma coisa material. Todavia, a forma grega acrescenta ainda os bens espirituais.
A benção = as benções No singular: Você é uma benção na minha vida. No plural: Vocês são benções na minha vida. Pronúncia de bênção e benção Bênção, com acento circunflexo, é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba bên como sílaba tônica: BÊN-ção.
A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores. Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.
A bênção é uma prática enraizada em quase todas as culturas como o melhor desejo que podemos despertar para com os outros. Uma curiosidade, aos vossos conhecimentos, é que no judaísmo, islamismo e o cristianismo lhes deram sempre grande importância neste ato de pedir a "bênção" aos seus orientadores espiritual...
De onde veio a tradição brasileira de pedir a bênção aos seus pais? Não é uma tradição "brasileira", mas uma tradição judaico-cristã. Na Bíblia Hebraica (ou Antigo Testamento, para cristãos), nós vemos que receber uma benção de um patriarca ou matriarca era extremamente importante.
Está registrada na Bíblia no livro de 2 Coríntios, capítulo 13, versículo 13 que diz: «A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós». Esta é a passagem mais antiga em que aparece uma bênção em nome de Deus (Pai), de Jesus Cristo e d'O Espírito Santo.
“Em nossa cidade, a homenageada de hoje surgiu em 1976, pelos missionários Jair de Oliveira e Jaime Caieiro, tendo sido a primeira desta denominação na região nordeste.