A faixa azul para moto foi criada após uma viagem de uma comitiva da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) do estado de São Paulo à Malásia. Inspirada nas soluções de mobilidade vistas no país asiático, a ideia foi adaptada e implementada no Brasil para melhorar a segurança e a organização do tráfego de motocicletas.
Criado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da capital paulista no início de 2022, o projeto-piloto da Faixa Azul foi uma tentativa de reorganizar o espaço viário. Demarcada por sinalização horizontal e sinais verticais, a faixa não é exclusiva nem obrigatória.
Informações gerais. O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da CET das áreas de Segurança Viária, da Sinalização e do Planejamento e Projetos e Operacional.
Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, e passou a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como "The Wheelie King", ou seja, o Rei do Wheeling.
A sinalização da Faixa Azul, por se tratar de projeto experimental, foi aprovada pelo SENATRAN, para ser inserida no Código de Trânsito e assim orientar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. A primeira etapa para a nova implantação é apagar toda a já existente na via.
Quem criou a faixa azul para motos? A faixa azul para moto foi criada após uma viagem de uma comitiva da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) do estado de São Paulo à Malásia. 27 de mai. de 2024.
O artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras essenciais para o uso seguro de motocicletas, motonetas e ciclomotores. Ele proíbe comportamentos perigosos, como: Empinar a motocicleta (popularmente conhecido como “dar grau”). Transitar sem capacete adequado, tanto para condutor quanto passageiro.
Quem pilota nas estradas brasileiras provavelmente já ouviu falar do artigo 244, ou artigo do grau, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Junto deste apelido, ele se tornou popular por ser sinônimo de regulamentação contra manobras arriscadas em vias públicas.
O wheeling foi desenvolvido nos Estados Unidos, na década de 1970, pelo californiano Doug Domokos. Conhecido como o “Rei do Wheeling” na época, Domokos empinava sua moto, controlando-a com o freio traseiro e exibindo suas habilidades.
Oficialmente, as faixas pretas foram usadas pela primeira vez em 1883, no Kodokan, pelo Jigoro Kano, criador do judô, que dividiu seus alunos em graduados e não graduados. A partir do judô, outras artes marciais japonesas começaram a adotar também este modelo.
LMS-1 (Linha Branca Simples Contínua): separa duas ou mais faixas do mesmo sentido e, por ser uma linha contínua, proíbe a ultrapassagem nesses trechos. LMS-2 (Linha Branca Simples Seccionada): por conta da faixa ser seccionada, é permitido a ultrapassagem nesses trechos.
O Projeto Faixa Azul nasceu em 2021, a partir de um estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo. O objetivo principal era reduzir o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas, que na época representavam quase 30% das vítimas fatais no trânsito da cidade.
Quando e onde as motocicletas começaram a ser criadas? A história mais contada e tida como versão original é que em 1885, na Alemanha, os engenheiros Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, produziram a primeira motocicleta com motor como nós conhecemos e utilizamos atualmente, com combustão interna.
O mestre Jigoro Kano, que fundou o judô no fim do século XIX, foi o responsável pela criação das faixas coloridas. Logo a ideia se difundiu entre os mestres de outras artes marciais e foi adotada por várias modalidades.
Confira mais alguns exemplos quanto ao limite de passageiros: Crianças: devem estar na cadeira apropriada. Pets: não há limite, mas seu amigão deve estar seguro e confortável na viagem. Moto: um passageiro.
Art 308 do CTB; Esse artigo criminaliza a conduta conhecida como "racha" ou ainda que pratica manobras de exibição com veículo sem autorização de autoridade competente.
O artigo 4º, § 4º, estabelece que no período noturno a viseira deve ser a de padrão cristal. Obviamente o piloto não poderá usar viseiras fumês ou espelhadas quando estiver escuro, já que atrapalha sua visão para identificar pedestres, sinalização e demais veículos.
Sabemos que a prática de “dar grau” é bem comum, qual seria então a consequência da infração administrativa? Bom, aquele que resolve empinar a motocicleta, se flagrado, poderá ser autuado pelo artigo 244, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro, que classifica tal conduta como uma infração gravíssima.
O motociclista que cruzar a faixa não será multado, desde que faça o uso correto das setas e siga as sinalizações da via — lembrando que a não utilização de seta é considerada uma infração grave, além de poder acarretar acidentes!
A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano.