Tarsila do Amaral foi a pintora modernista que mais teve destaque no Brasil, misturando influências cubistas à criação de uma arte genuinamente brasileira. Ouça o texto abaixo! Tarsila do Amaral é um dos mais conhecidos e aclamados nomes da pintura nacional, sendo um ícone do modernismo brasileiro.
Em seguida, sua única filha, Ana Dulce, morreu em função de uma diabetes severa. Tarsila então se apegou ao espiritismo, ficou amiga de Chico Xavier e vendeu quadros para ajudar nas causas do médium. Ao morrer, com 86 anos, padecia de depressão.
A herdeira e sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, que possui o mesmo nome que a pintora, mas é conhecida mundialmente como Tarsilinha, deve R$ 200 mil para a Prefeitura de São Paulo, segundo o site dos devedores do município. A dívida é resultado de uma multa decorrente de uma condenação por corrupção em 2019.
Ela nasceu em uma família rica de fazendeiros e latifundiários que cultivavam café, dois anos antes do fim da escravidão no Brasil. Naquela época, no Brasil, as mulheres não eram incentivadas a grandes carreiras profissionais, principalmente se viessem de famílias abastadas.
Em 1949, sua única neta Beatriz morreu afogada, tentando salvar uma amiga em um lago em Petrópolis. As duas meninas faleceram. Tarsila participou da I Bienal de São Paulo em 1951, teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da Bienal de Veneza em 1964.
1973: Ícone da arte moderna brasileira, Tarsila do Amaral morre aos 86 anos. A pintora Tarsila do Amaral morreu aos 83 anos na madrugada de quarta-feira (17) no hospital Beneficência Portuguesa, e o sepultamento foi feito à tarde no cemitério da Consolação, em São Paulo.
Junto com eles, Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista Tarsila do Amaral, falará sobre sua vivência com um diagnóstico tardio e o tratamento de um câncer de boca. A transmissão será pelo YouTube da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP): estomatologia.com.br/youtube.
Empolgada com a avaliação, buscou seu dicionário tupi-guarani e traduziu as falas como “aba” e “poru”, ou seja, “homem que come”, formando, assim, o nome Abaporu.
Em 2005, seu espólio passou a ser administrado pelos sobrinhos-netos Tarsila do Amaral, conhecida como Tarsilinha, de 59 anos, Paulo do Amaral Montenegro, de 66 anos, Luís Paulo do Amaral, de 57 anos, e Heitor do Amaral, de 65 anos.
Embora parecessem um casal feliz e apaixonado, Tarsila ficou devastada quando descobriu que Oswald de Andrade a traiu com a poeta e jornalista Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo Pagu.
Tarsila teve uma única filha que morreu de diabetes em 1966. A morte da filha, a separação do casamento e a crise americana que fez sua família perder toda fortuna, causou muito sofrimento a artista. Precisou fazer uma cirurgia na coluna e devido a um erro médico, ficou paralítica até seus últimos dias.
O amor está no ar! Após Thalita Carauta revelar estar noiva, durante participação no Conversa com Bial, nesta segunda-feira (4), Tay O'hanna, o noivo, abriu o coração ao gshow para contar como foi o pedido.
Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.
Em 1995, com problemas financeiros, decidiu vender. Segundo ele, a saída foi colocar o quadro em um leilão fora do Brasil. O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de São Paulo se recusou a liberar documentos para que o quadro saísse do país.
A palavra “abaporu” vem do tupi-guarani e significa “homem que come”. Desse modo, essa figura humana pode ser vista como um antropófago. Devemos lembrar que algumas tribos indígenas brasileiras, na época do descobrimento, praticavam a antropofagia, que é o hábito de comer carne humana.
Eduardo Costantini, bilionário argentino, é um caçador de joias. O colecionador, no entanto, não se interessa por qualquer obra de arte. Isso porque o cidadão portenho é dono de uma obra icônica: Abaporu, de Tarsila do Amaral.
São Paulo — Tarsilinha, sobrinha-neta e herdeira de Tarsila do Amaral, deve cerca de R$ 200 mil para a Prefeitura de São Paulo, segundo informações da Procuradoria Geral do Município. A dívida é referente a uma multa decorrente de uma condenação por corrupção em 2019.
Tarsilinha vem expandindo a obra de Tarsila do Amaral pelo mundo e acaba de colocar o nome de Tarsila e do Modernismo brasileiro no mapa global. A seguir, saiba mais sobre sua história.
Como morreu a filha e a neta da Tarsila do Amaral?
Ela perdeu também a neta de uma maneira trágica — a menina era campeã de natação e morreu tentando salvar uma amiga que estava se afogando e acabou afogada também. A filha [Dulce], poucos anos depois, morreu em consequência de diabete, que na época não tinha tratamento como há hoje.
Além disso, Tarsila sofreu com a dificuldade em se inserir no ambiente artístico predominantemente masculino e dificuldades em seu casamento com Oswald de Andrade que a traiu.
Em 1965, Tarsila foi submetida a uma cirurgia de coluna que a deixou paraplégica por causa de um erro médico. Nos últimos anos de sua vida, Tarsila se tornou grande amiga de Chico Xavier, para quem doava parte do dinheiro recebido pelas vendas de seus quadros.